É HOJE! CORTE NO ORÇAMENTO PODE NOS ATINGIR EM CHEIO

O governo Dilma não pretende cortar nenhum dos 39 ministérios e nem uma fração dos milhares de cargos comissionados com altos salários, que abundam em todos os órgãos.
Sexta-Feira, 22 de Maio de 2015 - 09:26

A sexta-feira chega cercada de expectativas. A presidente Dilma Rousseff deve anunciar qual será o tamanho do ferimento (um exagero, mas não deixa de ser verdade), do corte no orçamento federal deste ano. Ele poderá chegar até a 80 bilhões de reais, tirando verbas principalmente de investimentos. Se já estamos concorrendo ao Oscar  como melhor filme de "Exemplos de Obras que Nunca Terminam", onde as vítimas são milhões de brasileiros, imagine-se com tão profunda diminuição de gastos públicos. O que se lamenta é que nesse pacotaço que afetará tremendamente a vida nacional e pode nos jogar numa recessão ainda pior, é que, ao mesmo tempo em que o Governo anuncia que vamos ter que apertar ainda mais nossos cintos (embora o estômago já esteja encostando nas costelas), porque os poderosos não vão apertar os deles. Anunciam-se milhões de reais para construção de um shopping anexo ao Congresso. O governo Dilma não pretende cortar nenhum dos 39 ministérios e nem uma fração dos milhares de cargos comissionados com altos salários, que abundam em todos os órgãos. Confirma-se reajuste de 78 por cento para servidores do Judiciário, nos próximos três anos. Já os assalariados da iniciativa privada...ficarão minguando com o mesmo de sempre, quando não tiverem que correr atrás de outro emprego, porque a crise já chega a vários setores.

Em Rondônia, a expectativa não é menor com os cortes. Muitas das obras em andamento ou paralisadas, podem ser empurradas com a barriga, sabe-se lá para quando. Viadutos, obras nas BRs, pontes, água e esgoto: tudo pode ficar só no papel, porque os cortes atingirão os menores estados, já nos grandes centros o governo não tem coragem de mexer. Vamos torcer para que não fiquemos na mão, de novo. Mas que as perspectivas não são boas, ah!, não são mesmo!

PUTREFATO

Se o caso já fedeu, agora pode entrar naquela fase do cheiro de putrefação. É que, via delação premiada, um importante empresário de Cacoal decidiu contar tudo o que sabe sobre a corrupção que rola na prefeitura de Cacoal há longo tempo, liderada pela chefe de gabinete do Prefeito Padre Franco, Maria Ivani de Araújo. Já nos primeiros depoimentos, Marcos Stecca contou um esquema de desvio de mais de 4 milhões e 500 mil reais. E parece ser apenas a ponta do iceberg. Tem muito mais sujeira que vai começar a ser retirada debaixo do tapete. Cadeia neles e nela!

INVASORES

A forma como o Judiciário de um modo geral tem tratado o assunto, com muito mais viés político do que legal, tem sido um grande incentivo para que os grupos que se autodenominam sem terra continuam ignorando decisões judiciais e mantendo programas de invasões, inclusive em áreas produtivas. Na região de Buritis e outras áreas do Vale do Jamary, dias atrás a PM deteve novamente duas dezenas de pessoas que, mesmo com reintegração de posse concedida ao proprietário, estavam novamente invadindo uma fazendo. Depois quando existem conflitos armados, inclusive com mortes, ficam discursando e exigindo punições. O problema no caso dos conflitos de terra é, antes de tudo, a absurdo impunidade.

VAI DAR CONFLITO!

Sobre o mesmo tema, vale também o alerta para a região de Machadinho do Oeste. Grupos armados, tanto do lado de proprietários como de sem terra, estão ameaçando ataques mútuos há bastante tempo. Todas as forças policiais já sabem do assunto, assim como as chamadas autoridades responsáveis. Os invasores ameaçam colocar suas barracas dentro de fazendas que, na maioria dos casos, são produtivas. Os donos das terras ameaçam reagir à bala. Vai dar conflito. É bom resolver o caso antes que seja tarde demais...

LUZ DE VELAS

Não era um jantar romântico e nem noite das bruxas. As velas acesas que se viu na noite da última quarta, próximo ao centro da Capital, eram um protesto. Frequentadores do Deroche, local para prática esportiva e de exercícios físicos ao lado do ginásio Cláudio Coutinho, não aguentam mais a escuridão no local. Nem a falta de policiamento, já que os assaltos são constantes. Nem a falta de manutenção dos equipamentos para prática de exercícios. Nem a sujeira e o desleixo. Eles exigem que o Poder Público mantenha em condições um dos poucos locais deste tipo que existem na cidade. Por enquanto, ninguém lhes deu bola!

PADOVANI ENTUSIASMADO

A Rondônia Rural Show e os avanços do agronegócio são temas da edição deste sábado do Candelária Debate, programa semanal de entrevistas da Candelária/Record, apresentada pelo jornalista Sérgio Pires. O papo desta semana é com o secretário estadual da agricultura, Evandro Padovani. Entusiasmado com os resultados do campo e da lavoura no Estado, Padovani explica porque vamos crescer em índices muito acima do país e conta tudo da feira de negócios de Ji-Paraná. A atração vai ao ar neste sábado, a partir das 13h20, logo depois do Papo de Redação, com os Dinossauros da TV.

PERGUNTINHA

Quantas décadas vai demorar e quanto  dinheiro será desviado até sair do papel o fantástico projeto de atravessar o Brasil de Leste a Oeste por trem, com dinheiro dos chineses?

Fonte - SÉRGIO PIRES

Comentários

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.