ESPET罜ULO DE DAN茿 - MITOS E LENDAS DO YAPORANGA

Considerado o melhor grupo de dan鏰 de toada de Boi Bumb de Rond鬾ia a Cia Yaporanga vem se destacando por apresentar espet醕ulos tem醫icos onde suas dan鏰rinas e dan鏰rinos se apresentam em cena, como personagens criados pelo imagin醨io do caboclo amazonense, as famosas lendas.
Terça-Feira, 19 de Maio de 2015 - 17:52

Cia de Dança Yaporanga em parceria com o colégio Jorge Vicente Salazar, apresentou na noite do último domingo 17, na praça Aluizio Ferreira o espetáculo “Mitos e Lendas”.

Considerado o melhor grupo de dança de toada de Boi Bumbá de Rondônia a Cia Yaporanga vem se destacando por apresentar espetáculos temáticos onde suas dançarinas e dançarinos se apresentam em cena, como personagens criados pelo imaginário do caboclo amazonense, as famosas lendas.

Na noite de domingo o público que compareceu à Feira do Porto na praça Aluizio Ferreira ficou encantado com o espetáculo apresentado pela Yaporanga envolvendo estórias do Boro, Cobra Grande e Pajelança que tem como objetivo nesse estilo de encenação, curar os males que afetam determinada tribo indígena, realizando rituais de “pajelança” que culmina com a expulsão dos espíritos malignos daquela área.

A Cia de Dança Yaporanga tem parceria com o colégio Jorge Salazar onde desenvolve atividades culturais no segmento folclore, “É o Mais Cultura Nas Escolas”, que reúne a gurizada do colégio do COHAB Floresta para aprender a dançar toada de boi e outros ritmos e a desenvolver rituais que envolvem as lendas e os mitos da nossa floresta.

AZ DE OURO

Domingo o Bumbá Az de Ouro serviu feijoada no Barracão Cascadura (Zona Leste de Porto Velho), numa parceria com o bumbá mirim Mancha Negra. na oportunidade a dançarina Amanda Sarah passou o cargo de Rainha do Folclore para a dançarina Cristina Lima Carvalho, até o Flor do Maracujá passado defendeu o item Rainha da Marujada.

Durante o evento o grupo de dança do bumbá comandado pelo folclorista Silfarney apresentou várias coreografias encantando o público que prestigiou a festa do verdadeiro boi azul de Porto Velho.

Fonte - Z Katraca

Comentários

News Pol韈ia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.