News Rondônia Notícias de Rondônia, Brasil e o Mundo
Terça-Feira, 01 de Dezembro de 2020

PREFEITURA INICIA REVITALIZAÇÃO DE MONUMENTOS HISTÓRICOS EM PORTO VELHO

A prefeitura de Porto Velho inicia a revitalização dos monumentos históricos do Município na próxima semana. Esta semana, o presidente da Fundação Cultural (Funcultural), Marcos Nobre Júnior (Marquinho) assinou contrato com o artista plástico Júlio Carvalho para realizar os trabalhos.
Sexta-Feira, 15 de Maio de 2015 - 15:23

A prefeitura de Porto Velho inicia a revitalização dos monumentos históricos do Município na próxima semana. Esta semana, o presidente da Fundação Cultural (Funcultural), Marcos Nobre Júnior (Marquinho) assinou contrato com o artista plástico Júlio Carvalho para realizar os trabalhos. Serão investidos inicialmente R$ 91 mil na restauração de quatro peças, mas a gestão de Mauro Nazif tem projeto para revitalizar todos os monumentos da capital rondoniense.

Na próxima segunda-feira (18), às 09 horas, durante solenidade na sede da Funcultural, à Rua Dom Pedro II com Ruas Elias Gorayeb, região central da cidade, o prefeito Mauro Nazif vai assinar a ordem de serviço que autoriza o início dos trabalhos de restauração. Os recursos disponibilizados são oriundos dos cofres municipais.

Um dos monumentos que será revitalizado é o “Mural dos Pioneiros”, que ficava instalado no Trevo do Roque (entrada da cidade para quem chega pela BR-364), mas foi retirado no início da construção dos elevados, também chamados de viadutos. Composto de seis placas de concreto com desenhos em alto-relevo e pesando cerca de nove toneladas, a peça histórica retrata a saga dos pioneiros que aqui chegaram para desbravar essas terras.

Bastante danificado, tanto pela falta de cuidados com que foi retirado, quanto pelo descaso ao ser abandonado em um galpão, sem qualquer compromisso com seu valor histórico, o “Mural dos Pioneiros” é o que mais requer investimento. De acordo com Nobre, a revitalização do patrimônio histórico vai custar R$ 61 mil.

Nessa primeira fase ainda serão restaurados o “Abraço de Ferro”, peça que estava instalada na rotatória da Avenida Lauro Sodré com Migrantes, que foi removida do local para instalação de um semáforo; “O Índio de Ferro”, na BR-364 sentido Cuiabá, no retorno para o bairro Ulysses Guimarães e o “Painel dos Imigrantes”, também feito de concreto e instalado na Praça Marechal Rondon, na Avenida Sete de setembro, centro de Porto Velho.

 “Estamos apenas iniciando um grande programa de revitalização que vai beneficiar todos os monumentos históricos da cidade, inclusive documentos e peças da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Porto Velho hoje tem um programa claro de preservação da história e de sua identidade cultural”, disse Nobre.

Marcos Nobre faz questão de enfatizar que a cultura e os monumentos históricos são prioridades na gestão de Mauro Nazif. Ele lamenta que outras administrações não tiveram essa responsabilidade. “Estamos trabalhando para que a sociedade conheça sua história, tenha o senso de pertencimento e valorização. Nosso objetivo é o fortalecimento da identidade cultural para que o povo tenha orgulho de sua história”, declarou.

Fonte - Comunicação Pmpv

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.