ENCONTRO ENTRE MINISTRO DAS CIDADES E PREFEITO DE PORTO VELHO RESULTA EM PARCERIAS

Da reunio, alguns assuntos mereceram destaque por parte do prefeito e sua assessoria.
Sexta-Feira, 15 de Maio de 2015 - 09:49

O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, recebeu na manhã desta quinta-feira (14), a visita do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, e de uma comitiva de secretários nacionais e assessores ligados a esse ministério, no Palácio Tancredo Neves, sede do Executivo Municipal,. A cerimônia de recepção contou também com a participação do senador da República, Valdir Raupp, do deputado federal, Expedito Neto, do vice-governador do Estado de Rondônia, Daniel Pereira, do vice-prefeito de Porto Velho, Dalton Di Franco, de vereadores de Porto Velho, de secretários estaduais e municipais,  assessores técnicos estaduais e municipais e membros da imprensa local.

O prefeito manifestou sua satisfação pela visita do ministro e enumerou algumas necessidades do município que podem ser dirimidas por meio da parceria entre União, estado e município na realização de determinadas obras. O ministro Kassab destacou que o objetivo de sua vinda à capital de Rondônia é o de estreitar laços entre os poderes e agilizar ações conjuntas que possam promover a melhoria das cidades rondonienses, especialmente Porto Velho.

Da reunião, alguns assuntos mereceram destaque por parte do prefeito e sua assessoria. O secretário nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos, Luiz Ramos, colocou-se a disposição de técnicos municipais para prestar auxílio na elaboração de um novo Plano Diretor para o Município. O secretário municipal de Planejamento (Sempla), Jorge Elarrat, disse que a proposta foi muito bem recebida. “Precisamos fazer a revisão do Plano Diretor até ano de 2018 e estamos agora entrando na fase de discussão de proposições, portanto, esta oferta é excelente para nós”, informou.

Na área da habitação, o mesmo secretário nacional reafirmou o compromisso com as vinte mil unidades habitacionais que serão construídas em Porto Velho, sendo que seis mil delas já estão prontas. Também informou que o Governo Federal vai lançar em breve o programa Minha Casa Minha Vida III, com novos padrões, estando o município de Porto Velho passível de receber novos investimentos em habitação.

O secretário nacional de Transporte e Mobilidade Urbana, Dario Lopes, apresentou o que o prefeito Nazif considerou a mais importante notícia trazida pela comitiva do ministro das Cidades. Os recursos para os projetos de mobilidade urbana, que até então eram na forma de financiamento, com reposição no prazo máximo de vinte anos e com juros de nove por cento ao ano, agora passa a ser recurso ordinário geral da União, ou seja, sem necessidade de devolução, mas apenas com a exigência de uma contrapartida por parte do município, na ordem de cinco por cento do montante geral dos projetos.

Além desses pontos destacados, houve também a reafirmação por parte do secretário nacional de Saneamento Ambiental, Arley Aires, quanto aos investimentos que serão trazidos ao município na forma de implantação de uma rede de tratamento de esgotos. “Esse processo está em mãos do estado desde 2007, mas agora vemos que as coisas passam a caminhar no sentido de sua concretização. Porto Velho anseia bastante por essas obras, e vemos agora que as três esferas do Poder Executivo estão finalmente entrando em acordo para que essa melhoria chegue à capital do estado”, disse o prefeito.

Fonte - ASSESSORIA - PMPV

Comentários

News Poltica

News Polcia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.