COMISS肙 DE SA贒E PEDE RELAT覴IO SOBRE HEMODI罫ISE NO ESTADO

Dr. Neidson explica sofrimento dos pacientes para se submeter ao tratamento em Rond鬾ia
Quinta-Feira, 14 de Maio de 2015 - 16:00

O deputado Dr. Neidson (PTdoB), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, apresentou requerimento durante a reunião da comissão, para que a Secretaria de Saúde do Estado de Rondônia apresente um quadro completo do tratamento de hemodiálise praticado à população.

No requerimento, Dr. Neidson cita sua preocupação com os pacientes renais crônicos que tem que se submeterem à hemodiálise três vezes por semana, em condições desumanas, pois na maioria das vezes não existe aparelhos de hemodiálise nos municípios onde moram, tendo que se deslocar em grandes distâncias.

Dr. Neidson citou como exemplo o município de Guajará-Mirim, sua base eleitoral, que não possui um centro de hemodiálise e os pacientes têm que se deslocarem até Porto Velho, passar de três a quatro horas ligados à máquina e depois voltar para o município.

Alex Redano (SD), também membro da comissão, citou Ariquemes como um caso de final feliz, pois também não tinha um centro para o tratamento e depois de implantado reduziu o sofrimento de centenas de pacientes.

O presidente da comissão disse querer um detalhamento de quantos pacientes tem no Estado e quais os municípios que oferecem a hemodiálise. A partir daí serão feitos os projetos para que o governo do Estado possa modificar essa situação.

Fonte - Decom/Ale-ro

Comentários

News Pol韈ia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.