SEMED FINALIZA SEMINÁRIO DE INCREMENTO À ESCRITA E LEITURA

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento do Educando (Dade), realizou um curso de capacitação para aplicação de técnicas inovadoras para incentivo à escrita e à leitura.
Terça-Feira, 12 de Maio de 2015 - 16:25

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento do Educando (Dade), realizou um curso de capacitação para aplicação de técnicas inovadoras para incentivo à escrita e à leitura. O evento aconteceu ao longo da semana, no auditório da Biblioteca Francisco Meirelles, contando com trinta e cinco participantes na parte da manhã e o mesmo número na parte da tarde, entre eles acadêmicos da Unir, Fatec e Unopar, além de monitores e coordenadores do Programa Mais Educação da Rede Municipal de Ensino.

Adriana Gomes, coordenadora do Seminário e do Programa Mais Educação em Porto Velho, informou que o evento foi um sucesso. “Pelos relatos dos professores, observamos que eles estão saindo das oficinas com muitas ideias novas para aplicarem em salas de aulas. Percebemos estarem mais estimulados, mais motivados para o trabalho, pois, muitas vezes, a rotina desmotiva o professor, de forma que essas oficinas demonstraram formas novas para tornar mais interessados os alunos e melhorar o desempenho pedagógico”, disse a coordenadora.

Os métodos de incentivo à escrita e à leitura por meio de música, teatro, histórias em quadrinhos e outros deverão ser imediatamente aplicados pelos participantes nas salas de aulas e multiplicados por eles nas instituições onde atuam. “O projeto foi tão bem recebido para dinamizar o processo educativo, que já recebemos dois novos convites. Um voltado especificamente para a Educação Infantil e outro para o Ensino Fundamental, ainda neste ano”, informou Adriana.

Segundo Jânio Agostinho, pedagogo e coordenador do Programa Mais Educação em Vista Alegre do Abunã, o curso trouxe aprendizados interessantes para os professores. “Vou agora levar essa metodologia para os demais professores da Rede Municipal de Educação que atuam no distrito. O curso capacita não apenas para aplicação de tipos de ações diferenciadas na intenção de promover a leitura e a escrita, mas também promove maior sociabilidade dos alunos na escola e demais meios sociais”, enfatizou o professor.

Para Isabel Cristina, da escola Bom Princípio no Bairro Tancredo Neves, a proposta de aplicação de novas metodologias para as crianças que participam do Programa Mais Educação é o que pôde ser visto como fator mais encantador, porque os alunos são mais sujeitos ao cansaço por já participarem das atividades de rotina das escolas e ainda complementarem seus estudos em outro turno, por meio do Programa. “Essas metodologias nos permitem aplicar didáticas mais leves, divertidas e prazerosas aos alunos, ao mesmo tempo em que são muito eficientes para incrementar o avanço pedagógico nas escolas”, destacou Cristina.

Fonte - Comunicação PmPv

Comentários

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.