SEMA INICIA REFORMAS ESTRUTURAIS E NOVOS INCREMENTOS NOS PARQUES DA CIDADE

As reformas no Parque da Cidade j se iniciaram e devem estar terminadas ao final deste ms, enquanto que no Parque Natural, tambm neste ms, ser entregue a Estao de Arvorismo, com uma rea de mais de trezentos metros de dimetro e uma queda de tirolesa de noventa metros.
Quarta-Feira, 06 de Maio de 2015 - 09:50

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) vai realizar uma série de ações nos parques da Cidade, Natural e Circuito. No Parque da Cidade, próximo ao Porto Velho Shopping, os trabalhos já foram iniciados com a instalação de meios-fios na pista de caminhada, que também receberá obras de drenagens e de nivelamento. O estacionamento será todo asfaltado e as lixeiras, bancos, fraldário e playground serão todos reformados. “Essas ações visam reformar toda a estrutura já existente no parque, mas vamos também implantar novidades”, disse Edjales Brito, secretário da Sema, referindo-se à iluminação e montagem de arquibancada para o campo de futebol, instalação de uma concha acústica no anfiteatro, instalação de equipes com caiaques para a oferta de passeios pelo lago e implantação de esculturas da fauna amazônica em toda a área, tais como garças, tuiuiús, onças e outros. “Algumas dessas peças até já foram implantadas lá, mas outras ainda serão igualmente instaladas”, observou.

As reformas no Parque da Cidade já se iniciaram e devem estar terminadas ao final deste mês, enquanto que no Parque Natural, também neste mês, será entregue a Estação de Arvorismo, com uma área de mais de trezentos metros de diâmetro e uma queda de tirolesa de noventa metros. “A empresa responsável pela obra garantiu a entrega ainda nesta semana”, informou Edjales, esclarecendo também que logo após essa entrega será iniciada a conclusão da reforma do viveiro, que terá seus canteiros todos em alvenaria e com novos sombrites.

O Ibhama está para realizar uma entrega de madeiras apreendidas para a Sema, que utilizará o material para a construção de uma passarela na Trilha de Setecentos Metros do Parque Natural, com a qual cadeirantes poderão passear pelo meio da floresta. Com relação ao Ibhama, também está sendo aguardada, nos próximos dias, sua decisão sobre utilizar recursos de compensação ambientais para prover a mobília e a climatização da sede administrativa e do museu do parque. “Já temos o acervo pronto, por meio de uma parceria com a Uniron, que recuperou as peças já existentes e providenciou a ampliação do conjunto, e com a Unir, que doou todo o acervo de ictiofauna. Se o Ibhama não autorizar esse procedimento, vamos fazer com recursos próprios. Inclusive, o processo já está montado, apenas esperando pela decisão do Ibhama”, explicou.

Para o Parque Circuito há um pedido dos soldados da borracha para que o espaço se transforme numa amostra dos antigos seringais. “Na verdade, aquele espaço é um seringal plantado, assim, vamos demonstrar como funcionavam os seringais antigos. Vamos fazer o memorial do soldado da borracha, a casa do seringalista, a praça de alimentação será formada com casas típicas dos seringueiros, vamos fazer uma réplica do defumador, com o qual se manufaturava a borracha, e vamos instalar diversas estátuas de mitos amazônicos, como mapinguari, curupira e outros. Serão monumentos com altura média de um metro e oitenta. Essas obras serão iniciadas no segundo semestre deste ano”, informou o secretário.

Fonte - ASSESSORIA - PMPV

Comentários

News Poltica

News Polcia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.