News Rondônia Notícias de Rondônia, Brasil e o Mundo
Sabado, 28 de Novembro de 2020

LENHA NA FOGUEIRA: DIA DO TRABALHADOR

Não sei se os amigos se lembram, no governo do Teixeirão a data era feriado estadual, não era ponto facultativo não, era feriado mesmo.
Sexta-Feira, 01 de Maio de 2015 - 13:00

Feriado pelo dia do trabalhador. Seria bom que os governos, Municipal e Estadual também decretassem ponto facultativo no dia 5 de maio. Sabem por que? Porque é o dia do Patrono do nosso estado Candido Mariano da Silva Rondon.


Não sei se os amigos se lembram, no governo do Teixeirão a data era feriado estadual, não era ponto facultativo não, era feriado mesmo.


Se não estou enganado, era um feriado criado através de Decreto aprovado pelos deputados estaduais, não sei se outro governador revogou a Lei, porém, de uns anos pra cá deixaram festejar a data.


Antigamente no dia 5 de maio que também é o dia da Comunicação no Brasil além de ser o dia do nascimento de Rondon, o governo estadual premiava com a nossa maior comenda a “Medalha do Mérito Rondon”, pessoas e empresas que contribuem com o desenvolvimento do estado e que se destacam na área cultural, literária etc...


Este ano graças à iniciativa do Comando da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, várias atividades estarão acontecendo no dia de Rondon, entre elas a premiação dos vencedores do Concurso de Pintura Brigada Forte Príncipe da Beira com o tema Rondon de Rondônia...


A premiação vai acontecer na Casa da Cultura Ivan Marrocos as 19h00. Os artistas plásticos estão pintando suas telas la na sede da Brigada todos os dias.

 


O Exército também está encabeçando o Movimento que vai criar em Porto Velho o Memorial de Rondon. Nessa empreitada existem muitos parceiros entre eles o governo do estado através da Secel , Unir, Usina Santo Antônio e muitos outros.


Amanhã (sábado) durante o nosso programa 360 Graus da rádio FM 105.9 Transamazônica, estaremos entrevistando o maior especialista na história do Marechal Rondon museólogo Antonio Ocampo Fernandes.


O programa vai ao ar a partir das 12h00 com a apresentação da Sonia Maria e Silvio Santos. Lembra de ligar na 105.9 FM Transamazônica para ficar sabendo sobre a história do último bandeirante brasileiro.


Parece que a partir de agora vamos voltar a valorizar a figura de Rondon. Aliás, bem que o prefeito deveria, providenciar em respeito à memória do patrono do nosso estado, a desocupação da Praça Marechal Rondon.


O desrespeito para com o nosso patrono é tanto, que até já ouvimos e assistimos em programas de rádio e televisão em especial nas propagandas comerciais, dizerem que o nome do logradouro é “praça do Baú”.


O Departamento de Comunicação do estado de Rondônia – Decom estará publicando nesses dias, várias matérias com a história do Marechal Rondon. Nota dez para a equipe comandada pelo Domingues, Edna e Marcela Ximenes.


Quer mesmo ficar por dentro da história de Candido Mariano da Silva Rondon escuta nosso programa 360 Graus amanhã a partir do meio dia na rádio 105.9 FM Transamazônica quando estaremos entrevistando o Antônio Ocampo Fernandes.


Amanhã também é dia de samba autoral no bar do Calixto. Uma produção da escola de samba Asfaltão.


Quer ouvir e conhecer a produção musical dos nossos compositores de samba, vai pro Calixto a partir das 14h00 deste sábado.


Hoje o negócio é no Mercado Cultural com a Fina Flor do Samba recebendo o Carlinhos Maracanã para cantar Ney Lopes e o Assis Almeida que vem de Manaus mostrar seu trabalho de sambista pra gente.


Tem a Confraria da Boemia de Humaitá que vai marcar presença na Fina Flor do Samba na noite desta sexta feira, dia do Trabalhador.


O Mercado Cultural vai fechar pra reforma, porém a Fina Flor ainda se apresenta hoje e na próxima sexta feira. Vamos lá sambistas! 

Fonte - Zé Katraca

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.