OS DANOS QUE A CORRUPÇÃO CAUSA À SOCIEDADE

A corrupção é um crime que vem causando um grande mal ao País, ante o seu potencial lesivo à sociedade como um todo, fazendo com que o Poder Público tenha diminuída a sua capacidade de promover os investimentos que a sociedades tanto anseia, posto que parte destes valores acabam por ser usurpados por aqueles que deveriam preservá-lo.
Quarta-Feira, 29 de Abril de 2015 - 15:46

A corrupção é um crime que vem causando um grande mal ao País, ante o seu potencial lesivo à sociedade como um todo, fazendo com que o Poder Público tenha diminuída a sua capacidade de promover os investimentos que a sociedades tanto anseia, posto que parte destes valores acabam por ser usurpados por aqueles que deveriam preservá-lo. Este valor que é desviado dos cofres públicos deixa de ser investido na educação, na saúde, no saneamento básico, no transporte público, nas obras para o bem comum, na cultura, até na capacidade do próprio ente público de pagar melhor os seus funcionários, entre outros danos causados à sociedade.

Ocorre que este mal não decorre somente da ação de agentes públicos inescrupulosos, mas também da ação de pessoas e empresas privadas que acabam por promover o oferecimento de vantagens para que consigam a obtenção de obras e contratos com o público, pois para que exista um corrupto, há que existir um corruptor. Estas pessoas que assim agem acabam por também lesar a sociedade, não só por ser coadjuvantes dos agentes públicos na realização daqueles males descritos acima como causados ao bem público, mas também acabam causando outros males à própria sociedade empresarial privada, posto que estes acabam por impedir a livre concorrência, o aumento exagerado de preços, o desenvolvimento de novas potencialidades, a boa competitividade entre as empresas, entre outras mazelas.

Assim, há que se combater aqueles agentes públicos que acabam recebendo tais vantagens ilícitas, mas há também que se combater aquela parte do empresariado nacional e estrangeiro que acabam por coadunar tal pensamento e financiar a corrupção pública para a obtenção de vantagens em contratos públicos. Portanto, há que se combater o corrupto e o corruptor.

Fonte - Mateus Andrade/assessoria

Comentários

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.