ASSOCIAÇÕES RURAIS SÃO BENEFICIADAS COM EQUIPAMENTOS DE EMENDA PARLAMENTAR

O escritório regional da Emater-RO do Território Madeira Mamoré sediou a entrega de mais de 160 mil reais em máquinas e equipamentos. Os recursos para aquisição do maquinário são de emenda parlamentar do deputado estadual Ribamar e Araújo e foram repassados a três associações da região.
Sexta-Feira, 17 de Abril de 2015 - 17:10

O escritório regional da Emater-RO do Território Madeira Mamoré sediou a entrega de mais de 160 mil reais em máquinas e equipamentos. Os recursos para aquisição do maquinário são de emenda parlamentar do deputado estadual Ribamar e Araújo e foram repassados a três associações da região. O repasse foi feito pela Emater através de Termo de Comodato.

O baixo índice de mecanização agrícola é um dos principais entraves para a consolidação da atividade agrícola com base na agricultura familiar. É através da mecanização que o produtor consegue extrair o máximo da terra com o menor esforço. Assim, no intuito de contribuir com o fortalecimento da pequena família rural, o deputado estadual Ribamar Araújo destinou R$ 162.960,00 dos recursos de sua emenda parlamentar para atender às necessidades das Associações Rurais Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Linha “a” Gleba Cacaracol (Asprocar), Associação dos Criadores e Produtores Rurais da Agricultura, Apicultura, Pecuária, Florestal, Pesca e Aquicultura das Linhas 07, 07, 13, 17 e Adjacências (Mapinguazul) e Associação dos Chacareiros e Produtores de Hortifrutigranjeiros Boa Safra (Asboas).

As associações foram beneficiadas com grade aradora, grade niveladora, carreta agrícola, roçadeira hidráulica, trator agrícola, distribuidor de calcário, conjunto de farinheira, forno mecanizado com motor elétrico, lavador descascador com motor elétrico, ralador e triturados com motor elétrico, prensa mecanizada e esfarelador classificador com motor elétrico, distribuídos de acordo com a necessidade de cada uma. Segundo o presidente da Mapinguazul, Antônio Pereira de Souza, a ação vai atender 200 agricultores locais. “A ideia é que, com a utilização dos equipamentos os agricultores a gente possa investir mais na diversificação da produção e fortalecer a agricultura na região.

O ex-presidente e hoje conselheiro da Mapinguazul complementa que a mecanização agrícola contribui muito para que o agricultor ou o seu filho permaneça no campo, não tendo necessidade de vir para a cidade para conseguir emprego. “A mecanização barateia o manejo da terra e agiliza nosso processo de plantio”, destaca, enfatizando que um serviço que demoraria uma semana para ser concluído poderá ser feito em poucas horas.

Para o vice-diretor-presidente da Emater, José de Arimateia da Silva, é muito importante que esses equipamentos cheguem até o pequeno produtor e “é bom saber que podemos contar com representantes da agricultura familiar na Assembleia Legislativa que compreendem essa necessidade”. Arimateia disse ainda, que a Emater tem feito um excelente trabalho na extensão rural e que agora é preciso intensificar a assistência técnica. Na oportunidade, pediu ao deputado Ribamar que ajude a fortalecer a Emater para que a assistência técnica chegue ao agricultor com mais eficiência.

As máquinas e equipamentos foram repassados às associações rurais através de Termo de Comodato. Os agricultores terão dois anos para os utilizarem da melhor forma possível, a fim de investir em suas atividades rurais, cuidando e zelando pelo material colocado à disposição. Também estiveram presentes na solenidade de entrega do material, o diretor técnico e de planejamento da Emater, Márcio André Milani, e o gerente regional da Emater em Porto Velho, Hilton Uchoa.

Fonte - EMATER-RO

Comentários

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.