PREFEITURA ATENDE PRODUTORES RIBEIRINHOS V蚑IMAS DA ENCHENTE HIST覴ICA DO RIO MADEIRA

Por determina玢o do prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric), montou uma 揚atrulha Mecanizada para atender especificamente os produtores ribeirinhos que foram atingidos pela enchente hist髍ica do Rio Madeira ocorrida em 2014. O Programa de Recupera玢o do Novo Madeira (Pronoma) j atende agricultores das localidades de Niter骾 e Maravilha.
Quarta-Feira, 15 de Abril de 2015 - 17:26

Por determinação do prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric), montou uma “Patrulha Mecanizada” para atender especificamente os produtores ribeirinhos que foram atingidos pela enchente histórica do Rio Madeira ocorrida em 2014. O Programa de Recuperação do Novo Madeira (Pronoma) já atende agricultores das localidades de Niterói e Maravilha.

No período de 17 a 20 de abril, dando continuidade ao Pronoma, o secretário Leonel Bertolim e equipe técnica da Semagric seguirão para o médio Madeira, onde se reunirão com produtores das localidades de Vila da Penha, Pau D'arco, Nona Linha, PA Taquara, Cujubim Grande, São Miguel, Mutuns e Bom Jardim. “Vamos explicar como funciona o programa e cadastrar os agricultores interessados em receber a ajuda da prefeitura”, disse Bertolim.

O secretário explica que o objetivo do Pronoma é manter o agricultor em sua propriedade rural, dando as condições necessárias para se reerguer e fortalecer a produção. Nesse sentido, o programa da prefeitura visa a abertura de estradas rurais e preparo de áreas tanto para o plantio quanto para a construção de novas moradias em locais mais altos e seguros, afastados da margem do rio, porém, dentro do próprio lote.

Cada produtor interessado ganha dois hectares de terra com serviços de destoca, gradagem e incorporação de calcário, prontos para iniciar a plantação. Eles ainda recebem toda orientação técnica necessária, seja para o cultivo de hortaliças, psicultura ou qualquer outra atividade agrícola, conforme a aptidão de cada um.

Leonel Bertolim garante que 90 famílias de agricultores já estão sendo beneficiadas pelo Pronoma. O objetivo da prefeitura é atender a todos os impactados pela enchente até o distrito de Demarcação, no Rio Machado.

Cronograma

Dia 17 (sexta), 9 horas – reunião com agricultores da Vila da Penha e Pau D'arco, no colégio Santa Júlia, na BR-425

Dia 17 (sexta), 14 horas – reunião com agricultores da Nona Linha e PA Taquara, no Centro Comunitário (sede da Associação da Nona Linha), quilômetro 10

Dia 18 (sábado), 9 horas – reunião com os produtores rurais de Cujubim Grande, na Associação das Mulheres

Dia 18 (sábado), 14 horas – reunião com produtores de São Miguel, Mutuns e Bom Jardim, na sede da Associação de Mutuns.

Fonte - comunica玢o pmpv

Comentários

News Pol韈ia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.