PREFEITO CARECA PARTICIPA DE REUNI肙 COM REPRESENTANTES DO MAB CANDEIAS DO JAMARI

Representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) de Candeias do Jamari, visitaram o pr閐io administrativo da Prefeitura na manh desta quarta-feira (15).
Quarta-Feira, 15 de Abril de 2015 - 17:18

Representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) de Candeias do Jamari, visitaram o prédio administrativo da Prefeitura na manhã desta quarta-feira (15). O encontro com o prefeito Francisco Sobreira de Soares (Careca) teve como foco central o aumento nas tarifas do transporte coletivo, além das reivindicações de melhorias na Educação, priorizando o transporte escolar, construção, reforma e ampliação de creches e escolas, garantir o ensino presencial e de qualidade para todas as crianças, construção de escolas técnica e profissionalizante no município.

Em relação à saúde, foi solicitado a contratação de mais médicos pelo Programa do Governo Federal, ampliação no combate a malária, garantia dos medicamentos básicos do SUS, conclusão da reforma na Unidade São Pedro, em Triunfo, conclusão do saneamento básico, limpeza nas ruas e bairros, recuperação das linhas vicinais, discussão sobre o programa Minha Casa Minha Vida, com a construção de moradias para quem ainda não tem casa própria, iluminação pública no município e cadastramento das famílias de baixa renda para viabilizar desconto na conta de energia elétrica junto a Eletrobrás.

Participaram ainda da reunião, a primeira-dama e Secretária Municipal dos Direitos e Defesa da Mulher, Djeimi Cheurie, secretário municipal de Saúde, Heráclio Rodrigues Duran, secretário municipal de Assistência Social, Daniel Oliveira, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, André Lima, coordenador do Plano Municipal de Educação, Olavo Bernardo da Rocha Filho, secretário municipal de Obras, Dejalma Silva, presidente da Associação dos Moradores do Bairro Palheiral, Cristiano Jacob Sassá.

Os coordenadores do movimento destacaram a importância do envolvimento da Prefeitura nos debates referentes ao tema. Foi proposto que o assuntos sejam debatidos com os órgãos responsáveis pela maioria das reivindicações, como é o caso da SEDUC, para tratar do transporte escolar, Eletronorte para discutir sobre as tarifas de energia elétrica, Sedam para tratar do licenciamento para transporte de cascalho para recuperação das estradas vicinais, SESAU para tratar da questão relativa a saúde, DER para as questões das estradas de responsabilidade do Estado. Quanto ao transporte coletivo, a Prefeitura deve organizar uma reunião pública, contando para isso com o apoio do membro da comissão do Transporte Coletivo, Del Belfort, ficando tudo de comum acordo com os atingidos, sob a coordenação de Miqueias Ribeiro e Geovane da Costa.

O MAB é um movimento de abrangência nacional

Milhares de atingidos por barragens se mobilizaram neste dia, em diversas capitais brasileiras para reivindicar seus direitos, denunciar o atual modelo energético e apoiar a luta dos trabalhadores do setor elétrico. “É a jornada nacional de lutas contra as barragens, pelos rios, pela água e pela vida. ‘Água e Energia não são mercadorias’”, clamava Miqueias, no final da reunião, agradecendo e parabenizando o prefeito Careca pela recepção e também pelas explicações sobre a real situação da Prefeitura, como também sobre os royalties da Hidrelétrica de Samuel, que, ao contrario do que muitos acreditam, são destinados para Porto Velho, haja vista que na época da construção da Usina, Candeias do Jamari era somente uma Vila.

“Agradeço a presença de vocês e a organização do movimento que luta por seus direitos. Estamos juntos e precisamos do apoio de pessoas ordeiras e que realmente entendem a realidade do nosso país e de Candeias do Jamari. Vocês buscam por um lado e nós, os gestores, buscamos por outro, pois a burocracia e as dificuldades existem em todos os setores e ninguém consegue arrumar o que gera problema há muitos anos, da noite para o dia e o que eu puder fazer por nossos munícipes, eu farei, sem medir esforços, mas não sou de ficar jogando conversa fora e prometendo o que não tem condições de ser feito”, ressaltou o prefeito, finalizando a reunião com muita aceitação pelos atingidos, juntamente com os vereadores Benjamim Pereira e Miguelzinho Sena.

Fonte - Assessoria

Comentários

News Pol韈ia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.