PREFEITO SE RE贜E COM ASSESSOR DO MINIST蒖IO DA CULTURA

O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, reuniu-se com o assessor do Minist閞io da Cultura (Minc), Fred Maia, que est em visita a Porto Velho para tratar de assuntos concernentes implanta玢o de pol韙icas p鷅licas voltadas cultura tanto no 鈓bito da capital quanto em todo o estado de Rond鬾ia.
Quarta-Feira, 15 de Abril de 2015 - 14:05

O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, reuniu-se com o assessor do Ministério da Cultura (Minc), Fred Maia, que está em visita a Porto Velho para tratar de assuntos concernentes à implantação de políticas públicas voltadas à cultura tanto no âmbito da capital quanto em todo o estado de Rondônia.

O presidente da Fundação Cultural do Município (Funcultural), Marcos Nobre, que intermediou o encontro, disse que a vinda de Fred Maia sinaliza tempos favoráveis para a cultura local. “Temos hoje condições reais de tornarmos possíveis muitos sonhos que tínhamos para a cultura do município. Estamos construindo uma relação mais forte com o Ministério da Cultura e por meio dessa visita do assessor direto do ministro, que veio propor maior cooperação e novos incrementos aos projetos da atual gestão, esse laço se fortalece ainda mais”, afirmou.

Segundo o assessor do Minc, para estabelecer ações cooperativas mais efetivas com o Governo Federal, o município de Porto Velho precisa adequar-se a uma série de requisitos, estabelecidos por meio do programa Cultura Viva, criado oficialmente em 2014.

Os municípios precisam estabelecer políticas de cultura, tais como existem para saúde e educação, e passarem a constituir uma plataforma sistêmica de cultura. É preciso estabelecer um órgão gestor da cultura, que no caso de Porto Velho é a Fucultural, criar um fundo municipal e um conselho municipal para cultura. O papel do conselho é o de acompanhar as ações e definir planejamentos. Todo esse sistema passa então a contar com o apoio do programa Cultura Viva, que é onovo Marco Regulatório a ser utilizado como a política de base do Sistema Nacional de Cultura (SNC) e estabelece a gestão compartilhada do Programa Cultura Viva entre União, estados e municípios. “Em Porto Velho precisam ser criados pontos e pontões de cultura, que são espaços permanentes de difusão de cultura. Estamos nos propondo a cooperar com essa iniciativa na cidade, de sorte que nossa visita tem um sentido bastante prático para o incremento da cultura local”, informou o assessor.

O prefeito assegurou sua intenção de investir no fomento à cultura e agradeceu a visita do assessor. Disse também que uma reunião com o ministro Juca Ferreira está sendo providenciada, a fim de que Porto Velho logre uma relação mais efetiva com esse setor do Governo Federal, para que consistentes recursos possam aplicados para essa área da gestão municipal.

Fonte - comunica玢o pmpv

Comentários

News Pol韈ia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.