CULTURA DA PAZ É TEMA DE PALESTRA

Em sua segunda visita a Porto Velho, Márcia Baja discorrerá sobre ferramentas para bem-estar mental e espiritual.
Sexta-Feira, 27 de Março de 2015 - 15:16

Com o tema “Meditação, Saúde e Sabedoria”, o Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB/PVH), promove no próximo dia 31, às 19hs30min no Teatro Banzeiros, em Porto Velho, palestra aberta com a professora Márcia Baja. A vinda de Márcia a Porto Velho tem ainda como objetivo a realização do retiro “Corpo Vaso para a Sabedoria” que acontecerá de 1 a 5 de abril, no Centro de Cultura e Formação Kanindé, na capital.

De acordo com Edson Luis, um dos organizadores do encontro e facilitador, o trabalho dos CEBBS, presentes em todas as regiões do país, está voltado à orientação das atividades de seus alunos, através do estudo, da prática de meditação, de retiros e, sobretudo, através do auxílio na compreensão da espiritualidade e da cultura de paz como caminho para que desenvolvam boas relações entre os seres, inclusive no ambiente onde vivem.

Valores

“A palestra é aberta e todos são bem vindos”, ressalta Danielle Gonçalves, psicóloga que também integra a comissão organizadora. “Já o retiro que é fechado pode ser feito em duas formas”, explica. Para o retiro completo, que acontece do dia primeiro ao dia cinco, o investimento é de R$ 500 e há ainda a opção para aqueles que não podem se ausentar de suas obrigações durante a semana de participar do retiro de sexta (03), feriado, à domingo (05) por R$ 300.

Este é o segundo evento produzido pelo CEBB Porto Velho com a Márcia Baja. Serão disponibilizadas apenas 25 vagas e a taxa cobrada custeará as despesas com hospedagem, ensinamentos e alimentação ovolactovegetariana.

“O aprofundamento na prática da meditação e o conhecimento de técnicas que melhoram a saúde, a postura e a respiração” são os principais benefícios apontados pelo advogado e facilitador do CEBB/PVH, Pedro Wanderley.

Palestrante

Exponencial da prática budista no país e aluna de Lama Padma Samten desde 1996, em 2013, Márcia completou um retiro fechado de 3 anos e 3 meses. Atualmente é instrutora de Yoga e meditação e também tutora do programa de facilitadores do CEBB. Hoje vive no CEBB Darmata, em Pernambuco, onde coordena as práticas de retiros fechados.

Lama Padma Samtem

Físico, com bacharelado e mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Alfredo Aveline foi professor de física de 1969 a 1994. Neste período, dedicou-se especialmente ao exame da física quântica, teoria na qual encontrou afinidade com o pensamento budista.


Chagdud Tulku Rinpoche

No início dos anos 80, intensificou seu interesse pelo budismo e em 1986 fundou o Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB). Em 1993, foi aceito como discípulo por Chagdud Tulku Rinpoche e em 1996 também foi ordenado lama, título que significa líder, sacerdote e professor.

Em Viamão (RS), onde reside, está situada a sede do Instituto Caminho do Meio – Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), entidade que dirige. Os livros publicados pelo Lama Samten – A Jóia dos Desejos, Meditando a Vida, O Lama e o Economista, Relações & Conflitos, Mandala do Lótus e A Roda da Vida – são referências de estudo para alunos e representam uma oportunidade aos leitores, conectados ou não ao budismo, de acesso a este conhecimento de vinte e seis séculos. Nestes textos encontram-se apresentações dos ensinamentos do Buda e orientações práticas para gerarmos maior estabilidade frente às circunstâncias e dificuldades de nossas vidas. Sua experiência permite uma abordagem em que o budismo manifesta-se como auxílio precioso nas circunstâncias desafiadoras do presente, apresentado de uma forma bem prática. Quando profere palestras a empresários e executivos desejosos de uma mensagem de paz, o Lama mostra como os ensinamentos de Buda podem ser aplicados em atividades econômicas e no mercado de trabalho. No entanto, suas explanações parecem fundamentadas mais no bom senso do que propriamente na religião.

Em Porto Velho o CEBB esta localizado no Instituto do Ser – Elias Gorayeb, 1484, Bairro N. Sra. das Graças e para aqueles que desejarem conhecer mais da psicologia budista, os encontros acontecem às quintas (20hs15) e aos domingos (17hs00).

Fonte - Romeu Noé

Comentários

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.