APARELHO QUE BLOQUEIA TRAVAMENTO DE CARROS CHEGA A PORTO VELHO

A nova arma usada por bandidos para furtar veículos já fez vítimas na capital. Veja como evitar que você seja mais uma vítima desse tipo de golpe.
Quinta-Feira, 12 de Março de 2015 - 10:38

O NewsRondônia traz um alerta: tem golpe novo na praça. Quantas vezes você já não estacionou seu carro, trancou e achou que estava tudo certo, tudo seguro? Mas não estava. Bandidos descobriram como bloquear o sinal do alarme e roubar o seu carro, e essa novidade já chegou a Porto Velho.

O Tenente Jeferson do 5° Batalhão da Polícia Militar conta que a ação de bandidos usando o aparelhinho – um tipo de controle remoto conhecido entre os criminosos apenas como "Chapolin" – aconteceu no Espaço Alternativo , Zona Norte da Capital.

Uma surpresa nada agradável. Ju Lima, que teve seu carro arrombado na semana passada, define a nova prática como “mais uma tecnologia a favor do crime”.

O tenente informou ainda que este não foi a única ocorrência, e que o setor de inteligência da polícia está investigando os casos, a fim de desarticular uma possível quadrilha que trabalha com esses bloqueadores.

Como Funciona

Ele é um dispositivo eletrônico semelhante aos chamados “chupa-cabra” de portões eletrônicos, que copiam o sinal emitido pelo controle remoto original, criando um clone para os bandidos. No caso do Chapolin, o aparelho embaralha os sinais enviados pelo controle de travamento à distância, e segundo consta, existem modelos capazes até mesmo de copiar o código de segurança do controle.


imagem ilustrativa

O aparelho é relativamente novo — o primeiro caso de furto praticado com o Chapolin foi registrado no final de 2013, quando um ladrão de carros de luxo foi preso em sua casa em Porto Alegre com vários equipamentos roubados dos carros, como aparelhos de GPS, rádios automotivos, celulares e computadores. Junto estava o bloqueador, que foi periciado pela polícia para descobrir como é seu funcionamento. Desde então vários outros casos foram registrados em todo o Brasil, sempre sem arrombamentos.

Como os ladrões usam?

Se você é do tipo de que fecha a porta e aperta o travamento enquanto sai andando, é bom mudar de hábito. É exatamente nessa hora que os bandidos, escondidos, acionam o Chapolin para impedir o travamento e o acionamento do alarme ou copiar o código do controle. Depois que o motorista perde o carro de vista, eles simplesmente abrem a porta que teve o travamento impedido — ou as destravam com o código copiado, retiram o que tiver de interesse, fecham o carro e vão embora, como se estivessem tirando seus pertences de seu próprio carro. Alguns até trancam as portas de volta. 

Fonte - NewsRondônia

Comentários

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.