PRIMEIRA INFÂNCIA DE ÁREAS RURAIS É DISCUTIDA EM PORTO VELHO

Estas áreas foram escolhidas pelos altos índices de violência associadas aos contexto político e econômico vividos, elevada taxa de mortalidade infantil e falta de aparatos públicos para o atendimento das famílias.
Sabado, 07 de Março de 2015 - 10:21

O Centro de Estudos Rioterra e a Fundação Bernard Van Leer realizaram nos dias 4 e 5 de março no auditório do CES Rioterra, em Porto Velho, o I encontro do Projeto Carinho de Mãe, cujo as ações são voltadas ao desenvolvimento da primeira infância (crianças de 0-6 anos) nos municípios de Itapuã do Oeste e Cujubim, Rondônia e Humaitá e Lábrea, sul do Amazonas.

Estas áreas foram escolhidas pelos altos índices de violência associadas aos contexto político e econômico vividos, elevada taxa de mortalidade infantil e falta de aparatos públicos para o atendimento das famílias.

O principal objetivo da parceria no momento é diagnosticar o contexto social e problemas familiares que impactam, negativamente e positivamente, o desenvolvimento das crianças que habitam a área rural destas localidades a fim de propor um plano de atividades para 2015 alicerçado nas demandas prioritárias.

O projeto pretende propor ações de apoio na área de saúde, social e educação para melhorar os indicadores sociais nestas regiões, através de atuação em parceria com os agentes comunitários de saúde, universidades e gestores públicos. Espera-se a partir dos estudos e das atividades, contribuir para a geração de políticas que atendam as crianças entre 0 e 6 anos de idade no sul do Amazonas e em Rondônia.

Também foram previstas uma série de intercâmbios, capacitações e oficinas entre os membros do CES Rioterra, pesquisadores, agentes de saúde e órgãos públicos que atuam nestes municípios para melhorar a qualificação das equipes no tocante ao tema.

O evento contou com a participação de representantes da sociedade civil, Fundação Amazônia Sustentável, executores do programa Primeira Infância Riberinha-PIR, Secretaria de Saúde do Rio Grande, responsáveis pelo programa Primeira Infância Melhor-PIM, Universidade Federal de Rondônia, Universidade Federal do Amazonas, Universidade Estadual do Amazonas e prefeituras de Itapuã do Oeste, Cujubim (RO) e Lábrea e Humaitá (AM).

Fonte - assessoria

Comentários

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.