POLO TURÍSTICO DE SANTO ANTONIO ESTÁ PRONTO, MAS AINDA NÃO FOI INAUGURADO

A igreja, que compõe a ornamentação do polo abre todos os sábados, domingos e feriados. Aos domingos, às 10 horas é realizada uma missa, celebrada quase sempre por um dos padres da Igreja Nossa Senhora de Fátima.
Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2014 - 09:18

Por Alice Thomaz

Santo Antonio do Rio Madeira tem um pólo turístico pronto há cerca de oito meses. O período gestacional está para se completar e até agora a obra não foi devidamente apresentada a população e inaugurada pelas autoridades municipais.

A construção do parque é resultado do acordo de compensação entre a Usina de Santo Antonio e a Prefeitura de Porto Velho. A obra criou um novo ambiente para o local, que guarda um dos patrimônios históricos mais antigos de Porto Velho, construído ainda quando a localidade era um município epertencia ao  Mato Grosso, a Igreja de Santo Antonio.

O polo turístico conta com um centro cultural indígena e uma oca estilizada destinada a eventos de todas as nações que se interessarem pelo espaço, destaca Moises. Há prédios para administração, para lanchonete, banheiros, e para atividades eventos públicos, como aulas, palestras e seminários.

Quanto a não inauguração do espaço destinado ao turismo, Moises diz o que sabe. “Ao que tudo indica a Prefeitura alega falta de documentação, por isso não inaugura, pelo menos é isso que tenho ouvido dos secretários”.  Ao seu modo de ver falta interesse por parte do município, por isso gostaria de falar diretamente com o prefeito Mauro Nassif. “Acho que ele resolveria esta situação e inauguraria o polo turístico”.

A igreja, que compõe a ornamentação do polo abre todos os sábados, domingos e feriados. Aos domingos, às 10 horas é realizada uma missa, celebrada quase sempre por um dos padres da Igreja Nossa Senhora de Fátima.

Marco divisório

Semana passada desembarcou no polo parte do marco divisório do Amazonas e Mato Grosso, que há dois anos foi engolido pelas fortes águaslançadas pelas turbinas da Hidrelétrica de Santo Antonio.

Historiadores alegam que a retirada do marco do seu local de fixação invalida o objetivo do mesmo, ainda assim uma parte foi recuperada e está em frente a igreja de Santo Antonio. 

Casarão

O famoso casarão amarelo, localizado às margens do rio Madeira, vizinho a igreja de Santo Antonio do Madeira está desocupado. Para ter acesso ao prédio é necessário autorização da Usina de Santo Antonio. A pintura está bem cuidada e um funcionário da Santo Antonio Energia informa aos interessados em visitá-lo que o mesmo não está exposto a visitação pública. No início das obras, a que a empresa usou a casa para atividades administrativas .

O sobrado teria sido construído nos idos de 1878, durante a construção da EFMM, a princípio para ser residência da família Collins, mas há muitas controvérsias entre os historiadores.

IGREJA SOBREVIVE COM AJUDA DE FIEIS  

A Capela de Santo Antonio do Madeira, segundo registros, existe desde 1909, quando em 15 de outubro celebrou-se a primeira missa no local. Em 1911 iniciou-se a construção efetiva do prédio que só foi concluído em 1913, neste mesmo ano, em 21 de setembro, a obra ainda não fora concluída, mas mesmo assim foi celebrada a primeira missa na igreja. Já em 1914, finalmente a igreja foi entregue aos fieis.

Com o passar dos anos Porto Velho cresceu, ganhou importância e conforme ia diminuindo o trafego do trem da Estrada de Ferro Madeira Mamoré no local, Santo Antônio do Madeira foi ficando para trás. A igreja, segundo alguns, praticamentese transformou em ruínas. O telhado desabou eas paredes que eram de taipas começaram a ruir, mas na década de 1970, alguns devotos liderados por Maria do Livramento Marques Tabosa, conhecida então como dona Lili, fizeram campanhas e angariaram recursos para restaurar a igreja. A situação do templo hoje é diferente, mas ainda assim toda melhoria vem da própria comunidade.

Segundo ele,os consertos e manutenção são feitos porque a comunidade ajuda comprando rifas, participando das festas, mas de fontes oficiais não há nenhum tipo de repasse, assegura.

Fonte - Alice Thomaz

Comentários

News Destaques

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.