SEGUNDA-FEIRA, 29/04/2024

Ações desenvolvidas pelo Iperon se tornaram referência nacional

Instituto de Previdência recebe certificação nível máxima de Programa de Modernização

Publicado em 

Ações desenvolvidas pelo Iperon se tornaram referência nacional - News Rondônia

Autor – Jéssie Dias

Em 2022 no ano em que  o Instituto de Previdência dos servidores públicos do Estado de Rondônia – Iperon  completou 38 anos de criação, as comemorações aconteceram com trabalho e reconhecimento.

Ações desenvolvidas pelo Iperon se tornaram referência nacional - News Rondônia

Foto – Jéssie Dias e arquivo pessoal

REESTRUTURAÇÃO

A aprovação do projeto de reestruturação administrativa do Iperon foi considerada um grande passo para os servidores do Instituto, assim como algumas alterações pontuais no Plano de Carreira, Cargos e Remuneração – PCCR, que teve como objetivo principal,  promover as adequações necessárias no âmbito organizacional da Autarquia.

 NÍVEL IV DO PRÓ-GESTÃO

O Iperon foi certificado com o nível IV do Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social – Pró-Gestão RPPS, é o primeiro ente estadual a receber a certificação do máximo nível.

O Instituto recebeu, neste ano a certificação com o grau máximo, Nível IV. Para obter esse grau de certificação são avaliadas três dimensões que representam os pilares da modernização da gestão. São elas: controle interno, governança corporativa e educação previdenciária, somando um total de 24 ações, neste intermédio, foram necessárias 167 atividades, todas alcançadas com êxito pelo Iperon.

Ações desenvolvidas pelo Iperon se tornaram referência nacional - News Rondônia

Foto – Jéssie Dias e arquivo pessoal

Iperon é o único ente estadual a receber a certificação do nível máximo

EVENTOS ANUAIS

Abril Verde

A comemoração dos 38 anos do Iperon, o anual projeto “Abril Verde” contou com a presença da Banda Combo da Polícia Militar e homenagem aos servidores, gestores e conselheiros. Além disso, compondo a educação previdenciária, foram publicados vídeos informativos sobre o Instituto nas redes sociais, disseminando a informação previdenciária e encerrando o mês de abril.

CICLOS DE PALESTRAS

Com o tema, Os desafios e avanços na gestão do RPPS do Estado de Rondônia,  foi realizado no mês de julho o VIII Ciclo de Palestras. O evento contou com a participação dos servidores e a participação de representantes de Institutos de previdência municipais do Estado. Foram dois dias com a oficina “Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social – RPPS com suporte na Contabilidade”, e com uma palestra trazendo inovação por meio do tema “Evolução dos sistemas de informação no âmbito do Iperon”, em que os analistas do Instituto explicaram e tiraram dúvidas aos presentes sobre o suporte e tecnologia usada. Encerrando o ciclo, a palestra sobre Pró-Gestão, os avanços e a implantação, realizada pela presidente do Iperon Maria Rejane Sampaio e pelo assessor Almério Rodrigues, oportunidade em que ambos explicaram como o Instituto chegou ao nível IX, a governança corporativa, os riscos e a transparência do Instituto nesse trabalho, incentivando, assim, os servidores de Institutos presentes, a adotarem a certificação.

FÓRUM PREVIDENCIÁRIO

O VI Fórum Previdenciário do Iperon retornou de forma presencial e contou com palestrantes de renome no âmbito da previdência. A edição desse ano teve como tema “A Modernização do RPPS de Rondônia”.

O evento faz parte do projeto de educação previdenciária do Iperon e contou com mais de 200 participantes, entre servidores, segurados, acadêmicos e sociedade.

Contou com a participação de doze palestrantes, além das apresentações e rodas de conversa, foi realizada também a Oficina “CadPrev”.

Ações desenvolvidas pelo Iperon se tornaram referência nacional - News Rondônia

Foto – Jéssie Dias e arquivo pessoal

VI Fórum Previdenciário do Iperon contou com a presença de servidores, segurados e sociedade

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Pela primeira vez em formato híbrido, a Autarquia realizou a 8ª audiência pública, evento anual que tem o objetivo de prestar contas aos servidores, segurados e sociedade em geral.  Foram apresentados o relatório de governança, de avaliação atuarial  e o relatório da carteira de investimentos.

Servidores, segurados e sociedade participaram de forma presencial, no Auditório do Ministério Público de Rondônia e de forma remota através do canal do YouTube do Iperon, foram contabilizadas 273 visualizações e inúmeras perguntas enviadas via chat e respondidas no mesmo instante, na audiência.

PRÊMIOS

Premiado pelo segundo ano consecutivo pela Associação Nacional de Entidades de Previdência de Estados e Municípios – Aneprem. Neste ano o Instituto foi classificado em 4° lugar no prêmio “Inovação Previdenciária” em nível nacional, recebendo prêmio pelo projeto “Integração aos Novos Estagiários”, em que os estudantes são recebidos e orientados sobre a Autarquia, projetos, ações e participação na Instituição.

Conquistou também o prêmio de Boas Práticas de Gestão de Governança em 2022, levando o 3° lugar na categoria Estados. O prêmio é considerado o Óscar da previdência nacional; institutos de todo o País participam.

Ações desenvolvidas pelo Iperon se tornaram referência nacional - News Rondônia

Foto – Jéssie Dias e arquivo pessoal

Iperon é premiado em 3º lugar na categoria Boas Práticas de Governança, na categoria Estado

CAMPANHAS

Com ações promovidas, pensando na saúde física e mental dos servidores, segurados e sociedade; o Iperon tem no calendário anual de eventos, ações voltadas a campanhas de incentivo e conscientização, sendo realizadas nos meses em que os temas apresentem maior evidência, como o Janeiro Branco, Maio Amarelo, Junho Vermelho e Lilás, Outubro Rosa, Novembro Azul. As ações são feitas com o objetivo de acolhimento e informação.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatiza as ações do Instituto “nosso resultado positivo na previdência do Estado vem da busca do equilíbrio financeiro e atuarial e a aproximação com os segurados, essas ações vêm trazendo bons frutos aos nossos servidores e segurados, contribuindo para um crescimento do Estado”, pontuou.

PROJETOS

Iperon Sustentável

Neste ano o andamento de projetos já consolidados no Instituto continuou, entre eles o Iperon Sustentável. A Autarquia está ampliando este trabalho e eliminando o uso de descartáveis na rotina, executando também, projetos na realização de práticas mais sustentáveis, entre elas a economia na energia elétrica, o melhor uso das impressões, a doação de toners e a participação na campanha “Tampinhas e Lacres de Amor”, em parceria com Associação Voluntária de Combate ao Câncer em Porto Velho.

Ações desenvolvidas pelo Iperon se tornaram referência nacional - News Rondônia

Foto – Jéssie Dias e arquivo pessoal

Práticas sustentáveis no dia a dia dos servidores

Preparando para a Aposentadoria e Humanizando a Aposentadoria

Anualmente são promovidos os projetos “Preparando para a Aposentadoria”, que é direcionado aos servidores do Estado que estão prestes a se aposentar e o “Humanizando a Aposentadoria”, em que os segurados são convidados a participar de um dia especial voltado a atividades recreativas e positivas sobre a nova fase da vida. Neste ano, houve a participação nas palestras motivacionais e informativas de servidores e segurados de diversas órgãos.

Descomplica Iperon

O “Descomplica Iperon” é uma ação elaborada pelos setores de Comunicação e Ouvidoria com a produção de vídeos aos segurados esclarece de forma rápida e fácil temas previdenciários. A proposta da realização deste projeto levou em consideração as dúvidas dos segurados recebidas por e-mails, mensagens e ligações feitas à Ouvidoria.

O projeto foi premiado em 3° lugar na categoria Inovação no ano de 2021, o prêmio foi realizado pela Aneprem.

Melhores do Ano

A primeira edição do “Prêmio Melhores do Ano” foi realizada em 2022, com o objetivo de valorização do servidor do Iperon, foi criada a premiação, foram 10 categorias. A votação foi realizada de forma interna pelos servidores e revelado os vencedores em uma noite de comemoração na semana, em que é comemorado o dia do servidor público. As categorias foram organizadas desde servidor destaque a servidor terceirizado.

Ações desenvolvidas pelo Iperon se tornaram referência nacional - News Rondônia

Foto – Jéssie Dias e arquivo pessoal

Primeira edição do prêmio Melhores do Ano

Integração aos Novos Estagiários

A “Integração aos Novos Estagiários” foi elaborada com o intuito de apresentar o Iperon aos novos estagiários. Os estudantes são recebidos e orientados sobre a Autarquia; projetos, ações e participação na Instituição. O projeto foi premiado neste ano em 4° lugar na categoria relacionamento com a sociedade, promovida pela Aneprem.

Servidores em Aposentadoria

Com o intuito de homenagear e reconhecer o trabalho dos servidores do Instituto que estão se aposentando, neste ano foi também idealizado o projeto “Servidores em Aposentadoria”. O projeto é um ritual que simboliza o encerramento do ciclo profissional dos servidores do Iperon, reunindo seus chefes, colegas de trabalho e a família para comemoração da chegada de sua aposentadoria, encerrando assim um ciclo, principalmente porque a aposentadoria é um momento decisivo na vida dos servidores, neste momento o trabalhador deixa sua rotina diária de serviço na instituição, a qual faz parte e passa a conviver mais com a família; também com outra realidade financeira e emocional.

Iperon Perto de Você

Ainda, como forma de levar informações e tirar dúvidas de aposentados, pensionistas e servidores, em 2022 foi criado o projeto “Iperon Perto de Você”, onde o Instituto disponibiliza um grupo de servidores de alguns setores aptos a esclarecerem dúvidas sobre os assuntos mais recorrentes; como recadastramento, certidão de tempo de contribuição, averbação, cálculos e pagamentos, benefícios previdenciários, perícias e avaliação médica, gestão do RPPS estadual e projetos de educação previdenciária.

Este Projeto teve início em Porto Velho e durante o mês de dezembro passou pelas cidades de Guajará-Mirim, Vilhena e Ji-Paraná. A intenção da Autarquia é alcançar outras cidades de Rondônia no próximo ano, visando contribuir e auxiliar informações sobre direitos e deveres de todos.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Vagas de Emprego

Empresa Fortal abre vaga para Agente de Coleta de Lixo em Porto Velho

Essa vaga temporária representa uma chance para os interessados que desejam contribuir para a limpeza e manutenção da cidade.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Encarregado de Padaria em Porto Velho

A vaga, destinada para tempo integral, representa uma oportunidade única para aqueles que desejam fazer parte de uma equipe dedicada e contribuir para o sucesso da empresa.
L
Vaga de Empregos

Boa Nova Comércio de Óculos abre vagas para Vendedores Internos em Porto Velho

Com quatro vagas disponíveis, a empresa busca profissionais dedicados e comprometidos para integrar sua equipe em tempo integral.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Segunda-feira: quente, com chuvas pontuais, que podem ser fortes

Chuvas podem surgir com trovoadas isoladas.
L

Chevrolet Onix Plus não é líder por acaso

Modelo lidera segmento de sedãs compactos e tem versões com motor aspirado e turbo
L

Aqui tem gente – parte X

Essas minorias sociais marginalizadas são visivelmente arrebatadas pelo ódio, sofrem com o descalabro anunciado, convivem cotidianamente numa espécie de gólgota, e continuam sendo tenebrosamente segregadas por um poder dominante tacanho e ominosamente desregrado, mas esse poder, ao mesmo tempo, teme, com o fortalecimento dessas minorias, através da complementaridade de suas forças sociais.
L

Operação Corta Giro segue com ações em municípios de Rondônia

A Operação Corta Giro estará atuando a partir da próxima semana com ações no interior do Estado com o mesmo objetivo.
L
Potencialidades turísticas de Rondônia são apresentadas em evento do setor em Roraima

Potencialidades turísticas de Rondônia são apresentadas em evento do setor em Roraima

O Salão Internacional de Turismo de Roraima é uma vitrine de apresentação do setor turístico da Amazônia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Grupo L’Aporto abre vaga para Camareiro(a) de Hotel em Porto Velho

A vaga, disponível em tempo integral, oferece um salário mensal de R$ 1.492,23, além de uma série de benefícios para o colaborador.
L
Vagas de Emprego

Atração de Talentos abre vaga para Motorista Entregador em Porto Velho

Desta vez, a vaga é para Motorista Entregador em tempo integral, com um salário de R$ 2.000,00 a cada quinze dias.
L
Vagas de Emprego

PB Serviços busca Mecânico de Automóveis para integrar equipe em Porto Velho

A oportunidade oferece um ambiente dinâmico e desafiador para profissionais apaixonados por veículos que desejam fazer parte de uma equipe dedicada e comprometida com a qualidade do serviço.
L
Vaga de Empregos

PB Serviços abre vagas para Polidor de Veículos em Porto Velho

Com o objetivo de expandir sua equipe e atender à crescente demanda, a empresa busca profissionais qualificados e dedicados para integrarem seu time em Porto Velho.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Rhesultados Consultoria oferece vaga para Empregada Doméstica em Porto Velho

Esta é uma chance única para profissionais que buscam uma colocação no mercado de trabalho na cidade de Porto Velho.
L
Publicidade

POLÍTICA

Assembleia Legislativa de Rondônia homenageará Policiais Civis aposentados na segunda, 29

Assembleia Legislativa de Rondônia homenageará Policiais Civis aposentados na segunda, 29

O proponente da sessão solene é o deputado e 2º vice-presidente, deputado Ribeiro do Sinpol.
L

Deputado Alan Queiroz solicita medidas para ampliar voos em Rondônia

Parlamentar defende ampliação de voos na Amazônia e região Norte para impulsionar desenvolvimento econômico e integração regional.
L
Deputado Edevaldo Neves parabeniza Irmãos Olímpio pelo título brasileiro de Jiu-Jitsu em São Paulo

Deputado Edevaldo Neves parabeniza Irmãos Olímpio pelo título brasileiro de Jiu-Jitsu em São Paulo

Os irmãos Olímpio já haviam demonstrado sua maestria no esporte ao conquistarem o título de campeões europeus em janeiro deste ano.
L

Dra. Taíssa solicita cronograma de obras na BR-364, em Jaci-Paraná

Limitação de trafegabilidade vem causando transtornos à população.
L
Publicidade

POLÍCIA

VÍDEO: Câmeras registram troca de tiros durante ataque a comerciante na zona leste de Porto Velho

Após a fuga dos criminosos, o comerciante baleado foi socorrido às pressas para a UPA leste.
18
URGENTE: Jeep capota em acidente na Avenida Imigrantes

URGENTE: Jeep capota em acidente na Avenida Imigrantes

Apesar da gravidade, ninguém teria ficado ferido.
12
HOSPITALIZADO: Homem é atacado a facadas por desafeto na zona leste

HOSPITALIZADO: Homem é atacado a facadas por desafeto na zona leste

O caso deve ser investigado pela Polícia Civil.
10

MENOS DE MÊS: Passageiro de moto aplicativo que morreu em acidente tinha perdido irmão da mesma forma

A mulher que pilotava a moto sofreu graves lesões e foi socorrida pelo Samu ao Hospital João Paulo II.
10

DESABOU: Suspeito de furto sofre queda de prédio e fica em estado grave na zona leste

Uma equipe do Samu prestou os primeiros socorros e encaminhou o suspeito para o Hospital João Paulo II, onde ficou sob escolta.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Atletas de Rondônia conquistam 24 medalhas em excelente atuação no Campeonato Brasileiro de Jiu-jitsu

Atletas de Rondônia conquistam 24 medalhas em excelente atuação no Campeonato Brasileiro de Jiu-jitsu

É o nome de Rondônia sendo levado de forma positiva para outros estados.
L

OPERAÇÃO MÁXIMUS: Força Tática e Polícia Penal detém bando com duas armas na zona leste

Na revista pessoal foi localizado um revólver calibre 22 com várias munições e uma arma de fabricação caseira municiada.
12

Embriagado, condutor mata motociclista em Rondônia

Populares acionaram o Corpo de Bombeiros, mas infelizmente ao chegarem no local, a vítima já estava em óbito.
18

PM prende suspeito e recupera revólver roubado

Em situação de flagrante, o homem foi preso e encaminhado para a Delegacia da Polícia Civil em Nova Mamoré.
12

Cabaré em Rondônia recebe visita da polícia e proprietário é preso por agressão

Os policiais ao darem voz de prisão ao suspeito, tiveram que usar spray de pimenta no local.
12

Batida frontal entre motos deixa mototaxista com fratura na zona leste

A PM foi acionada para apurar se a suspeita estava embriagada.
12

Motorista de Corolla é preso embriagado após causar acidente na zona leste

Apesar da gravidade do acidente o motorista não ficou ferido.
12

É a história: Porto Velho, com ampla maioria do eleitorado conservador, sempre elegeu políticos de centro ou da esquerda

Carlinhos Camurça, prefeito por dois mandatos, era do PDT, também um partido muito mais ligado às teorias socialistas do que conservadoras.
L

BYD Tan EV 2024 foi renovado e teve a autonomia ampliada

Segunda geração do SUV elétrico para até sete pessoas roda 430 quilômetros e tem preço a partir de R$ 536.800,00
L