QUINTA-FEIRA, 28/03/2024

L

Saúde

VARÍOLA DOS MACACOS: 2,9 mil casos são investigados em 8 centros do SUS

Brasil ainda está construindo rede e aparatos para ampliar a testagem: exames rápidos ainda não estão disponíveis e a maioria dos estados envia material coletado no SUS para laboratórios de referência.

Publicado em 

VARÍOLA DOS MACACOS: 2,9 mil casos são investigados em 8 centros do SUS - News Rondônia

Autor – Por Roberto Peixoto e Lara Pinheiro

A testagem para casos de varíola dos macacos ainda não ocorre de forma ampla no Brasil, um reflexo do avanço da doença e de como os setores público e privado de saúde se mobilizaram contra o vírus monkeypox, segundo especialistas.

VARÍOLA DOS MACACOS: 2,9 mil casos são investigados em 8 centros do SUS - News Rondônia
Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Embora disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), há gargalos na testagem que vão desde o tempo necessário para desenvolver testes específicos para serem comercializados e que passam até mesmo pela dificuldade em obter reagentes que possibilitariam capacitar mais centros de testagem.

"O diagnóstico hoje é um grande gargalo – ter poucos lugares que fazem, demorar tempo entre a coleta do material e a resposta do diagnóstico para o profissional de saúde, do profissional de saúde para o paciente, isso é ruim", avalia a epidemiologista Ethel Maciel, professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Dados de compilados pelo governo federal até terça-feira (9) indicam que o Brasil somava 2.415 casos confirmados da varíola dos macacos (monkeypox) e de 2.963 casos suspeitos ainda à espera de resultado de um teste diagnóstico, segundo o balanço mais recente disponível.

Ao todo, desde o começo do atual surto, 6.986 exames diagnósticos para a doença foram processados nos laboratórios públicos do país. O governo não tem um consolidado dos testes realizados na iniciativa privada, mas os representantes chegam a estimar que foram responsáveis por 60% dos testes já feitos no país.

Para confirmar a doença, o SUS tem oito laboratórios de referência que analisam as amostras coletadas em todo o país. A testagem é restrita e o resultado pode demorar dias para chegar. A virologista Clarissa Damaso, da UFRJ, aponta que a ampliação dos centros de referência deve ser gradual no país para evitar desperdício de material usado nas análises.

"Do meu ponto de vista, tem que ser uma dinâmica: à medida que você tem regiões com mais aumentando número de casos, aquela região poderia ser fortalecida com mais laboratórios fazendo análise", comenta a virologista. Ela citou o exemplo recente da mudança no envio das amostras coletadas no Centro-Oeste para Brasília, antes elas seguiam para o Rio. A mudança ocorreu por aumento da demanda e por facilidade logística, segundo Damaso.

A virologista explica que, no atual cenário de recursos escassos na indústria farmacêutica, é prudente ampliar os centros sem desperdiçar material. "A gente tem uma dificuldade dos reagentes. As empresas que fornecem esses reagentes estão pedindo 20 a 30 dias úteis para entregar. Isso é um tempo extremamente longo. Sem reagente a gente também não faz nada", explica a virologista.

O atual panorama da testagem contra o vírus monkeypox no país é marcado também por uma participação significativa da rede privada, cujas empresas desenvolveram seus próprios métodos para dar conta da demanda: o setor avalia ter sido responsável por mais da metade dos testes já feitos no Brasil, mesmo sem que os planos de saúde sejam obrigados a custear os exames que podem chegar a custar R$ 450.

Enquanto a rede de referência do governo cresce impulsionada pelo aumento da demanda, há a expectativa de que, nas próximas semanas, a Anvisa libere a comercialização de testes de varíola dos macacos desenvolvidos por empresas privadas, facilitando o acesso e provocando uma eventual diminuição dos preços.

Segundo o Ministério da Saúde, o diagnóstico para a varíola dos macacos é feito exclusivamente por um teste do tipo PCR. O exame avalia o material genético coletado nas amostras das lesões por técnica de biologia molecular, com grau de sensibilidade superior a 95%.

"Um teste rápido (diferente do PCR, que exige processamento em laboratório) iria ajudar bastante. Se os próprios estados tivessem, eles já não mandariam tantos casos (para os centros de referência) que acabam sendo negativos. Você já faria uma triagem. Só que não existe teste rápido para monkeypox", analisa Damaso.

Laboratórios de referência para o SUS

Até 6 de agosto, conforme informações disponíveis no site do Ministério da Saúde, oito laboratórios eram responsáveis por processar amostras e diagnosticar a varíola dos macacos no Brasil:

Laboratório de Enterovírus da Fiocruz-RJ;

Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais/Fundação Ezequiel Dias;

Laboratório Central de Saúde Pública de São Paulo/Instituto Adolfo Lutz;

Consórcio entre o Laboratório de Biologia Molecular de Vírus do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho e o Laboratório de Virologia Molecular do Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen/DF);

Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen/RS);

Laboratório de Referência Regional em Enteroviroses do Instituto Evandro Chagas, no Pará;

Instituto Leônidas e Maria Deane, ligado à Fiocruz do Amazonas.

O Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da UFRJ, informou que o consórcio tem recebido de 300 a 500 amostras por semana. Os testes levam em torno de 24 horas para serem analisados.

O Laboratório de Enterovírus da Fiocruz no Rio de Janeiro informou que tem capacidade de realizar, em média, 400 a 500 análises por semana, e que o laudo com o resultado leva em média 24 horas para ser emitido.

O Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais informou que tem capacidade de analisar 500 amostras por dia; desde o início da realização dos exames diagnósticos, em 6 de junho, já foram processadas mais de 2 mil amostras, de 582 pacientes (para cada paciente é enviada mais de uma amostra). Cerca de 30% dos testes analisados têm resultado positivo para a varíola dos macacos; os resultados têm sido liberados, em média, 24h após o recebimento da amostra.

O Lacen do Rio Grande do Sul informou que recebe, em média, de 100 a 150 amostras por semana, leva de 24h a 72h para emitir o resultado do teste e tem capacidade de realizar em torno de 500 análises semanais.

A Fiocruz do Amazonas informou que tem recebido, em média, 5 amostras por semana, apenas do Amazonas; o laboratório também é responsável pelas análises de Acre e Roraima, mas ainda não recebeu amostras desses estados. A capacidade atual de análise é de 100 amostras semanais, podendo chegar a 500 amostras conforme mais insumos chegarem. Os resultados têm levado menos de 24h para ficarem prontos.

Anvisa analisa testes comerciais

Ainda não há registro comercial de testes na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) específicos para a monkeypox. Até o dia 11, a agência avaliava seis pedidos de registro de testes comerciais para diagnóstico da varíola dos macacos, dois deles fabricados pela Fiocruz.

Os testes que estão sendo usados na rede privada foram desenvolvidos pelos próprios laboratórios – o que é chamado de desenvolvimento "in-house" – e não podem ser comercializados.

Carlos Eduardo Gouvêa, da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), acredita que essa aprovação da Anvisa é importante, pois os testes ficarão mais baratos e, consequentemente, mais acessíveis.

"O mercado de diagnóstico é muito competitivo. Tendo escala e competitividade você consegue ter produtos cada vez melhores e a menores preços. Então, a tendência é esse valor, que é restrito a alguns laboratórios e a uma tecnologia trabalhosa, ser elevado. Tendo testes comerciais pouco a pouco vai cair o preço", destaca.

Sem cobertura dos convênios

Os planos de saúde não são obrigados a cobrir os testes de varíola dos macacos, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

De acordo com a agência, o oferecimento dos testes na rede privada ainda é “incipiente” e depende dos kits de testagem que precisam ser aprovados pela Anvisa.

“É importante ressaltar que ANS está atenta ao cenário sanitário envolvendo a Monkeypox (varíola dos macacos) e, em momento oportuno, adotará ações em alinhamento com as políticas nacionais de saúde”, destacou a ANS em nota.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Saúde amplia vacinação contra a dengue para mais 154 municípios

Saúde amplia vacinação contra a dengue para mais 154 municípios

Até agora, 521 cidades tinham sido selecionadas.
L
Dengue: Norte, Centro-Oeste e Sudeste têm desaceleração de casos

Dengue: Norte, Centro-Oeste e Sudeste têm desaceleração de casos

Dados apontam 2.321.050 casos prováveis de dengue no Brasil
L
Lacen RO desenvolve trabalhos de laboratório de saúde pública de média e alta complexidade no Estado

Lacen RO desenvolve trabalhos de laboratório de saúde pública de média e alta complexidade no Estado

Análises vão além das amostras humanas, alcançam avaliação de água, alimentos e investigação de doenças em animais.
L
Com estrutura moderna, Hospital Regional de Guajará-Mirim será referência em urgência e emergência na região

Com estrutura moderna, Hospital Regional de Guajará-Mirim será referência em urgência e emergência na região

Obra de construção do Hospital Regional de Guajará-Mirim contempla readequação, ampliação e acréscimo de novos ambientes.
L
País inicia estratégia para ampliar oferta de terapias gênicas no SUS

País inicia estratégia para ampliar oferta de terapias gênicas no SUS

Primeiro projeto envolve imunoterapia para câncer do sangue
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Casamentos entre pessoas do mesmo sexo batem recorde em 2022

Casamentos entre pessoas do mesmo sexo batem recorde em 2022

Registros sobem 19,8% em relação a 2021 e representam 1,1% do total
L
Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro

Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro

Os cinco maiores setores da economia registraram saldo positivo
L

Falta de quórum cancela reunião que analisaria audiência para debater crise de voos em Rondônia

A parlamentar pede no requerimento ampla discussão sobre cancelamento e atrasos de voos, altos valores de passagens aéreas, abertura de mercado, bem como sobre a diminuição de voos na região Norte do país.
L

Deputado Coronel Chrisóstomo se afasta de suas atividades após testar positivo para Dengue

O teste positivo ocorreu quase uma semana após ele usar a tribuna da Câmara para pedir o envio, por parte do Ministério da Saúde, de lotes da vacina contra a dengue.
L

Reinauguração Farma e Farma: saúde e economia em um novo espaço

A franquia que conquistou o Brasil com preços acessíveis inaugura nova loja em Porto Velho com ofertas imperdíveis
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de Empregos

Vaga de Emprego: Auxiliar Técnico de Refrigeração na Tecno Center

Esta é uma excelente oportunidade para profissionais qualificados que desejam fazer parte de uma equipe dinâmica e contribuir para a excelência dos serviços oferecidos pela empresa.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Vaga de Emprego: Estágio de Auxiliar Administrativo na Tecno Center

Esta é uma excelente chance para estudantes interessados em adquirir experiência prática em um ambiente corporativo dinâmico e desafiador.
L
Vagas de Emprego

Vaga de Emprego: Assistente Administrativo na Tecno Center

Esta é uma oportunidade única para aqueles que desejam fazer parte de uma equipe dinâmica e contribuir para o crescimento de uma empresa líder no setor de tecnologia e serviços.
L
Vagas de Emprego

Vaga de Emprego: Zelador(a) na Euros Distribuidora de Materiais para Construção

Esta é uma excelente oportunidade para aqueles que desejam fazer parte de uma empresa sólida e contribuir para a manutenção e segurança das instalações.
L
Vaga de Empregos

Vaga Disponível: Auxiliar Administrativo no Fortal Supermercado

Esta é uma oportunidade para aqueles que desejam fazer parte de uma equipe dinâmica e contribuir para o sucesso de uma das principais redes de supermercados da região.
L
Publicidade

POLÍTICA

URGENTE: Apenado monitorado é encontrado degolado em Linha no Candeias

Após confirmação do crime, foram solicitadas as equipes da perícia e rabecão.
18
Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

O evento promove o Estado como destino para investimentos e integra representantes diplomáticos e empresariais apresentando potencialidades para atrair mais investimentos.
L

Governo de RO decreta ponto facultativo nesta quinta-feira, 28

Datas religiosas estão incluídas nos termos dos decretos que definem o calendário de feriados e pontos facultativos de 2024
L
Projeto de lei que Institui o "Dia Municipal da Mulher Empresária" de autoria da vereadora Juliana, é aprovado na Câmara de Rolim de Moura

Projeto de lei que Institui o “Dia Municipal da Mulher Empresária” de autoria da vereadora Juliana, é aprovado na Câmara de Rolim de Moura

Visando conscientizar e estimular o empreendedorismo feminino no município
L

Cláudia de Jesus busca melhorias na ortopedia especializada em joelho no SUS de Rondônia

A parlamentar requisita ao governo dados e ações para enfrentar a demanda reprimida na área.
L
Publicidade

POLÍCIA

polícia

Criminoso pede para limpar quintal de residência e assalta moradora

O criminoso pediu uma faca para podar as plantas.
10
Funcionários da Ambev são assaltados durante entrega de bebidas na zona sul

Pedestre é atropelado por motociclista inabilitado na Amazonas

Uma equipe do Samu prestou socorro e encaminhou o idoso para a Policlinica Ana Adelaide.
12
Operação da PF combate abuso sexual de crianças; 18 pessoas são presas

Operação da PF combate abuso sexual de crianças; 18 pessoas são presas

Foram expedidos 59 mandados de busca e apreensão
L

Polícia Militar recupera motos furtadas em estabelecimento comercial em poucas horas no município de Jaru

A ação rápida dos militares, resultou na apreensão de cinco menores e um maior, dos sete que participaram da ação delituosa, em poucas horas do acontecido.
12
Idoso é espancado e assaltado no bairro Lagoinha

Idoso é espancado e assaltado no bairro Lagoinha

O idoso disse que foi cercado por cerca de cinco indivíduos, depois foi agredido a pauladas e teve dinheiro e a bicicleta roubada pelo bando.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vendas do Tesouro Direto caem 16,7% em fevereiro

Vendas do Tesouro Direto caem 16,7% em fevereiro

No mês passado, foram vendidos R$ 3,04 bi em títulos
L

No Debate Pod: Prefeito Hildon Chaves revela sua trajetória e visão para Porto Velho

Uma conversa franca com o líder da capital de Rondônia sobre mudanças, desafios e as curiosidades de sua vida política e pessoal
L

Alerta no Pahpowcast: O Silêncio Perigoso do Glaucoma

Dra. Maria Ivanete esclarece como prevenir e detectar precocemente uma das principais causas de cegueira no mundo
L
Bolsonaro diz ao STF que seria "ilógico" pedir asilo a embaixador

Bolsonaro diz ao STF que seria “ilógico” pedir asilo a embaixador

Ex-presidente esteve na Embaixada da Hungria de 12 a 14 de fevereiro.
L
Haddad diz que é preciso insistir em acordo Mercosul-União Europeia

Haddad diz que é preciso insistir em acordo Mercosul-União Europeia

Em evento em São Paulo, ele destacou o crescimento econômico do Brasil
L
IFRO lança Projeto IFROAtleta Cidadão nesta quinta-feira, no Campus Calama, em Porto Velho

IFRO lança Projeto IFROAtleta Cidadão nesta quinta-feira, no Campus Calama, em Porto Velho

Desenvolvido em parceria com o Senador Confúcio Moura, o Projeto IFROAtleta Cidadão foi criado conforme a necessidade de oferecer aos estudantes de escolas públicas e privadas oportunidades quanto à prática esportiva.
L
FIERO apoia e parabeniza decreto que visa incremento na oferta de voos para Rondônia

FIERO apoia e parabeniza decreto que visa incremento na oferta de voos para Rondônia

Além do mais, o aeroporto internacional Jorge Teixeira de Oliveira passa por reformas para melhor atender seus usuários.
L
Programa liderado pelo TCE promove grandes avanços na Educação de Rondônia

Programa liderado pelo TCE promove grandes avanços na Educação de Rondônia

Com o nível máximo de implementação do programa, o aluno beneficiado pelo PAIC possui, em média, um ano a mais de aprendizado em relação aos que não estão no programa.
L
Cresce número de divórcios no Brasil, com processo mais rápido e mudanças na guarda

Cresce número de divórcios no Brasil, com processo mais rápido e mudanças na guarda

Dados do IBGE revelam aumento significativo nos divórcios, com divórcios ocorrendo mais cedo e guarda compartilhada em ascensão.
L
Promotora pede 2 anos e meio de prisão para Rubiales por beijo forçado

Promotora pede 2 anos e meio de prisão para Rubiales por beijo forçado

Presidente da Federação Espanhola de Futebol cometeu o ato em 2023.
L