QUINTA-FEIRA, 28/03/2024

L

Saúde

Mitos e verdades sobre a atrofia muscular espinhal

Condição causa perda de neurônios motores provocando atrofia e fraqueza muscular

Publicado em 

Mitos e verdades sobre a atrofia muscular espinhal - News Rondônia

Agosto marca mundialmente o mês de conscientização sobre a atrofia muscular espinhal, também conhecida por sua sigla AME, uma doença genética e degenerativa que afeta cerca de um a cada 10 mil nascidos vivos1.

A AME é caracterizada pela deterioração e morte das células nervosas da medula espinhal, responsáveis por controlar os músculos. A doença impacta progressivamente funções vitais básicas, como andar, engolir e respirar, por isso o diagnóstico precoce e o cuidado adequado são muito importantes.

Mitos e verdades sobre a atrofia muscular espinhal - News Rondônia
foto: giromtnoticias

Por ser uma condição rara, muitas dúvidas podem surgir, desde quem pode ter a doença até quais as principais barreiras que os pacientes enfrentam atualmente. Para isso, a Dra. Alexandra Prufer, Professora Associada de Neuropediatria da UFRJ, aproveita o momento de conscientização sobre a doença para discutir algumas afirmações comuns, esclarecendo o que é mito e o que é verdade no universo da AME. 

“Existe apenas um tipo de AME e ela afeta somente bebês”  

Mito. O diagnóstico da AME pode ser feito em crianças de outras idades e até mesmo em adolescentes e adultos. Isso se deve ao fato de não existir somente um tipo da doença.

Há cinco tipos de atrofia muscular espinhal, definidos de acordo com a idade de início dos sintomas e o maior marco motor alcançado:

●Ame tipo 0: os sintomas aparecem ainda durante a gestação, como a baixa movimentação fetal. Os bebês já nascem com fraqueza muscular e insuficiência respiratória grave. Em geral, esses bebês possuem apenas uma cópia do gene SMN2.

●AME Tipo 1: costuma apresentar início de sintomas entre 0 e 6 meses de vida. O bebê não é capaz de sentar-se sozinho. Corresponde a cerca de 60% dos casos incidentes de AME.

●AME Tipo 2: os sintomas costumam aparecer entre 6 meses e 18 meses de vida. A criança não anda de forma independente e costuma apresentar problemas respiratórios com a evolução da doença.

●AME Tipo 3: os sintomas aparecem entre 18 meses de vida e a adolescência. A criança consegue manter-se em pé e caminhar de forma independente, mas tende a perder essa capacidade com o tempo.

●AME Tipo 4: costuma ser diagnosticada após os 35 anos de idade. Tipo raro com lenta progressão de sintomas, que afeta a deambulação (movimento de caminhar).

“A AME é detectável no teste do pezinho”

Verdade. O exame de triagem neonatal pode ser ampliado para a pesquisa da deleção em homozigose do Exon 7 do gene SMN1 e a partir da identificação de alguma alteração neste exame, o paciente deve ser submetido a exames genéticos para confirmação do diagnóstico. Esse exame só está disponível de forma particular, ou seja, os pais precisam pagar a parte para fazer esse exame em seus bebês.

A boa notícia é que com a ampliação do número de doenças testadas no Programa Nacional de Triagem Neonatal, o teste de AME será ofertado para recém-nascidos pelo SUS, mas a implementação acontece em etapas e esse exame entrará apenas na última, prevista para o ano de 2027. 

“A AME é uma doença hereditária”

Verdade. As pessoas com AME têm uma mutação no gene SMN1 que faz com que uma parte dele chamada de Exon 7 esteja ausente e assim, ele perde a sua função de produção da proteína SMN, que é necessária para a sobrevivência do neurônio.

Essa mutação é hereditária, ou seja, é herdada pelo filho de seus pais. O que ocorre é que ambos os pais são portadores de um alelo mutado e outro normal, fazendo com que ele não apresente sintomas da AME. Esse cenário proporciona uma chance em quatro do bebê nascer com as duas cópias do alelo mutado e ser afetado pela AME2.

“Não existe cura para AME”

Verdade, mas existe abordagem medicamentosa e outras terapias de suporte, como a fisioterapia e a terapia ocupacional de acordo com as necessidades de cada pessoa. A combinação desses tratamentos traz mais qualidade de vida para os pacientes e quanto antes as terapias se iniciarem, maiores são as chances de evitar a degeneração dos neurônios, mudando o curso natural da doença de forma significativa.

“Acesso ao diagnóstico e tratamento é a única barreira enfrentada por pacientes de AME”

Mito. Apesar dessas barreiras serem realmente pontos de atenção para cuidadores, familiares e pessoas com AME, eles também enfrentam dificuldades quando se vêem diante de uma sociedade que precisa ser educada e preparada para recebê-los de forma inclusiva.

Discutir e informar sobre a atrofia muscular espinhal é importante para que todos entendam o seu papel não apenas em visibilizar a doença, seus sintomas e necessidades, mas para que outros pontos sejam discutidos, como o preconceito e o capacitismo.

Referência:

1-Verhaart I, et al. Prevalence, incidence and carrier frequency of 5qlinked

spinal muscular atrophy – a literature review.

2–INAME, Genética e Diagnóstico. Disponível em  https://iname.org.br/genetica-e-diagnostico-ame/

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Saúde amplia vacinação contra a dengue para mais 154 municípios

Saúde amplia vacinação contra a dengue para mais 154 municípios

Até agora, 521 cidades tinham sido selecionadas.
L
Dengue: Norte, Centro-Oeste e Sudeste têm desaceleração de casos

Dengue: Norte, Centro-Oeste e Sudeste têm desaceleração de casos

Dados apontam 2.321.050 casos prováveis de dengue no Brasil
L
Lacen RO desenvolve trabalhos de laboratório de saúde pública de média e alta complexidade no Estado

Lacen RO desenvolve trabalhos de laboratório de saúde pública de média e alta complexidade no Estado

Análises vão além das amostras humanas, alcançam avaliação de água, alimentos e investigação de doenças em animais.
L
Com estrutura moderna, Hospital Regional de Guajará-Mirim será referência em urgência e emergência na região

Com estrutura moderna, Hospital Regional de Guajará-Mirim será referência em urgência e emergência na região

Obra de construção do Hospital Regional de Guajará-Mirim contempla readequação, ampliação e acréscimo de novos ambientes.
L
País inicia estratégia para ampliar oferta de terapias gênicas no SUS

País inicia estratégia para ampliar oferta de terapias gênicas no SUS

Primeiro projeto envolve imunoterapia para câncer do sangue
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Casamentos entre pessoas do mesmo sexo batem recorde em 2022

Casamentos entre pessoas do mesmo sexo batem recorde em 2022

Registros sobem 19,8% em relação a 2021 e representam 1,1% do total
L
Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro

Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro

Os cinco maiores setores da economia registraram saldo positivo
L

Falta de quórum cancela reunião que analisaria audiência para debater crise de voos em Rondônia

A parlamentar pede no requerimento ampla discussão sobre cancelamento e atrasos de voos, altos valores de passagens aéreas, abertura de mercado, bem como sobre a diminuição de voos na região Norte do país.
L

Deputado Coronel Chrisóstomo se afasta de suas atividades após testar positivo para Dengue

O teste positivo ocorreu quase uma semana após ele usar a tribuna da Câmara para pedir o envio, por parte do Ministério da Saúde, de lotes da vacina contra a dengue.
L

Reinauguração Farma e Farma: saúde e economia em um novo espaço

A franquia que conquistou o Brasil com preços acessíveis inaugura nova loja em Porto Velho com ofertas imperdíveis
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de Empregos

Vaga de Emprego: Auxiliar Técnico de Refrigeração na Tecno Center

Esta é uma excelente oportunidade para profissionais qualificados que desejam fazer parte de uma equipe dinâmica e contribuir para a excelência dos serviços oferecidos pela empresa.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Vaga de Emprego: Estágio de Auxiliar Administrativo na Tecno Center

Esta é uma excelente chance para estudantes interessados em adquirir experiência prática em um ambiente corporativo dinâmico e desafiador.
L
Vagas de Emprego

Vaga de Emprego: Assistente Administrativo na Tecno Center

Esta é uma oportunidade única para aqueles que desejam fazer parte de uma equipe dinâmica e contribuir para o crescimento de uma empresa líder no setor de tecnologia e serviços.
L
Vagas de Emprego

Vaga de Emprego: Zelador(a) na Euros Distribuidora de Materiais para Construção

Esta é uma excelente oportunidade para aqueles que desejam fazer parte de uma empresa sólida e contribuir para a manutenção e segurança das instalações.
L
Vaga de Empregos

Vaga Disponível: Auxiliar Administrativo no Fortal Supermercado

Esta é uma oportunidade para aqueles que desejam fazer parte de uma equipe dinâmica e contribuir para o sucesso de uma das principais redes de supermercados da região.
L
Publicidade

POLÍTICA

URGENTE: Apenado monitorado é encontrado degolado em Linha no Candeias

Após confirmação do crime, foram solicitadas as equipes da perícia e rabecão.
18
Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

O evento promove o Estado como destino para investimentos e integra representantes diplomáticos e empresariais apresentando potencialidades para atrair mais investimentos.
L

Governo de RO decreta ponto facultativo nesta quinta-feira, 28

Datas religiosas estão incluídas nos termos dos decretos que definem o calendário de feriados e pontos facultativos de 2024
L
Projeto de lei que Institui o "Dia Municipal da Mulher Empresária" de autoria da vereadora Juliana, é aprovado na Câmara de Rolim de Moura

Projeto de lei que Institui o “Dia Municipal da Mulher Empresária” de autoria da vereadora Juliana, é aprovado na Câmara de Rolim de Moura

Visando conscientizar e estimular o empreendedorismo feminino no município
L

Cláudia de Jesus busca melhorias na ortopedia especializada em joelho no SUS de Rondônia

A parlamentar requisita ao governo dados e ações para enfrentar a demanda reprimida na área.
L
Publicidade

POLÍCIA

polícia

Criminoso pede para limpar quintal de residência e assalta moradora

O criminoso pediu uma faca para podar as plantas.
10
Funcionários da Ambev são assaltados durante entrega de bebidas na zona sul

Pedestre é atropelado por motociclista inabilitado na Amazonas

Uma equipe do Samu prestou socorro e encaminhou o idoso para a Policlinica Ana Adelaide.
12
Operação da PF combate abuso sexual de crianças; 18 pessoas são presas

Operação da PF combate abuso sexual de crianças; 18 pessoas são presas

Foram expedidos 59 mandados de busca e apreensão
L

Polícia Militar recupera motos furtadas em estabelecimento comercial em poucas horas no município de Jaru

A ação rápida dos militares, resultou na apreensão de cinco menores e um maior, dos sete que participaram da ação delituosa, em poucas horas do acontecido.
12
Idoso é espancado e assaltado no bairro Lagoinha

Idoso é espancado e assaltado no bairro Lagoinha

O idoso disse que foi cercado por cerca de cinco indivíduos, depois foi agredido a pauladas e teve dinheiro e a bicicleta roubada pelo bando.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil e França lançam programa para arrecadar € 1 bilhão em 4 anos

Brasil e França lançam programa para arrecadar € 1 bilhão em 4 anos

Ação faz parte do Plano sobre bioeconomia e proteção de florestas
L
Vendas do Tesouro Direto caem 16,7% em fevereiro

Vendas do Tesouro Direto caem 16,7% em fevereiro

No mês passado, foram vendidos R$ 3,04 bi em títulos
L

No Debate Pod: Prefeito Hildon Chaves revela sua trajetória e visão para Porto Velho

Uma conversa franca com o líder da capital de Rondônia sobre mudanças, desafios e as curiosidades de sua vida política e pessoal
L

Alerta no Pahpowcast: O Silêncio Perigoso do Glaucoma

Dra. Maria Ivanete esclarece como prevenir e detectar precocemente uma das principais causas de cegueira no mundo
L
Bolsonaro diz ao STF que seria "ilógico" pedir asilo a embaixador

Bolsonaro diz ao STF que seria “ilógico” pedir asilo a embaixador

Ex-presidente esteve na Embaixada da Hungria de 12 a 14 de fevereiro.
L
Haddad diz que é preciso insistir em acordo Mercosul-União Europeia

Haddad diz que é preciso insistir em acordo Mercosul-União Europeia

Em evento em São Paulo, ele destacou o crescimento econômico do Brasil
L
IFRO lança Projeto IFROAtleta Cidadão nesta quinta-feira, no Campus Calama, em Porto Velho

IFRO lança Projeto IFROAtleta Cidadão nesta quinta-feira, no Campus Calama, em Porto Velho

Desenvolvido em parceria com o Senador Confúcio Moura, o Projeto IFROAtleta Cidadão foi criado conforme a necessidade de oferecer aos estudantes de escolas públicas e privadas oportunidades quanto à prática esportiva.
L
FIERO apoia e parabeniza decreto que visa incremento na oferta de voos para Rondônia

FIERO apoia e parabeniza decreto que visa incremento na oferta de voos para Rondônia

Além do mais, o aeroporto internacional Jorge Teixeira de Oliveira passa por reformas para melhor atender seus usuários.
L
Programa liderado pelo TCE promove grandes avanços na Educação de Rondônia

Programa liderado pelo TCE promove grandes avanços na Educação de Rondônia

Com o nível máximo de implementação do programa, o aluno beneficiado pelo PAIC possui, em média, um ano a mais de aprendizado em relação aos que não estão no programa.
L
Cresce número de divórcios no Brasil, com processo mais rápido e mudanças na guarda

Cresce número de divórcios no Brasil, com processo mais rápido e mudanças na guarda

Dados do IBGE revelam aumento significativo nos divórcios, com divórcios ocorrendo mais cedo e guarda compartilhada em ascensão.
L