COMITIVA DE CHINESES PARTICIPA DE NOITE CULTURAL PROMOVIDA PELA PREFEITURA DE PORTO VELHO

Um dia quando forem novamente a Jinan, levaremos vocês para conhecerem nossas danças, músicas e costumes”, comentou.
Sexta-Feira, 20 de Julho de 2012 - 16:38

Uma noite cultural e um jantar oferecidos pela Prefeitura de Porto Velho, estreitou parceria entre Brasil e China, na noite desta quinta-feira, 19. A comitiva formada por cinco chineses da cidade de Jinan, conheceram um pouco da música, dança, vestuário e costumes característicos da capital e de parte do Estado de Rondônia, em uma programação especial, no teatro Banzeiros. O evento contou com a presença da Chefe de Gabinete Miriam Saldaña; os secretários municipais  de Regularização Fundiária e Habitação (Semur), Ian Kleber; de Educação, Ângela Aguiar; de Transportes e Trânsito, Rosa Maria das Chagas; de Extraordinária de Programas Especiais (Semepe),  Pedro  Beber e  dos coordenadores municipais de Políticas Públicas para a  Juventude, Jonatan Ramos,  para as Mulheres, Yaralinda; o chefe de Gabinete adjunto, Luiz Henrique;  do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), Denis Baú,  entre outras autoridades.

Houve uma apresentação de balé, com os dançarinos interpretando Dom Quixote, já a quadrilha junina Rádio Farol realizou uma empolgante apresentação e ao final o grupo de chineses posou para fotos com os artistas regionais. Foi um momento em que os visitantes orientais puderam conhecer um pouco da cultura da terra. Eternizado através de fotos e vídeos.

Dando sequência a programação, o prefeito Roberto Sobrinho e a primeira-dama, Lucilene Peixoto, recepcionaram os convidados em um jantar de ‘Boas Vindas’ com comidas típicas. Houve troca de presentes levando uma mensagem de cada cidade.

Troca de conhecimento

Roberto Sobrinho deu as boas vindas aos visitantes. "Essa vinda dos nossos amigos chineses abriu um leque de possibilidades no setor cultural, empresarial e industrial para as duas cidades. Porto Velho tem 450 mil habitantes e eles têm 10 bilhões de habitantes. Nós temos apenas 98 anos e eles tem mais de 2 mil anos. Na china tudo é grandioso, eles se preocupam com o Meio Ambiente e são muito desenvolvidos tecnologicamente. Quero agradecer a presença deles e espero que possamos a cada vez mais firmarmos parcerias. Vimos que em vários setores ele estão bem mais desenvolvidos que a gente. E eles se propõem a fazer esta troca de experiências. Porto Velho está de portas abertas para receber a comitiva novamente", afirma. 

Song Yuguo, diretor do Comitê Chinês, disse que ao chegar na cidade, o grupo foi muito bem recepcionado e sentiu como se estivesse em casa. “Somos 10 milhões de habitantes, 6,8 mi na capital e 3,2 mi, na redondeza.  o PIB Jinan chega a 64 milhes de dólares.  E estamos trabalhando para que Jinan e Porto Velho possam se firmar no futuro. Aproveito para convidar a todos para conhecer Jinan", disse.

Cenário econômico

O senhor Song disse ainda da importância do intercâmbio, tanto econômico como cultural. “O prefeito já esteve conosco na China e agora temos a oportunidade de conhecer melhor a rica cultura de Porto Velho. Um dia quando forem novamente a Jinan, levaremos vocês para conhecerem nossas danças, músicas e costumes”, comentou.

Denis Baú, da Fiero discorreu sobre as belezas naturais e ações bem sucedida por autoridades municipais, estaduais e também da cidade de Jinan. "O prefeito está na administração do município em um momento de crescimento, com dois grandes empreendimentos. Soube que a cidade de Jinan tem mais de 70 nascentes e ao longo dos anos formaram um rio com água mineral, canalizado no meio da cidade. É uma imensa satisfação de tê-los aqui. Vamos aproveitar este vasto entendimento para trocar experiências e obter benefícios para as nossas cidades", disse.

Juscelino Amaral, Chefe da Casa Civil, realizou uma breve análise do desenvolvimento de Porto Velho e do Estado. “Ouvi ainda agora o prefeito Roberto Sobrinho falando em uma entrevista que a cidade chinesa, que Jina é cidade irmã de Porto Velho. Então quero dizer que Jinan é irmã do município que tem crescido muito. Hoje são centenas de bairros que não estão desamparados, o que mostra o crescimento e desenvolvimento desta cidade. E Rondônia tem 16 milhões de habitantes com 52 municípios e um grande desenvolvimento. Somos o maior produtor de soja da Região e agora buscamos a industrialização de diversos alimentos para vender aos nossos amigos chineses. Pensando, principalmente, nos investimentos, para continuarmos crescendo. E fazemos isso já pensando no pós usinas”, salientou.

Fonte - DECOM

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.