Memória do MPRO tem nova casa, em espaço de preservação histórica com proposta digital e interativa

A memória do Ministério Público de Rondônia ganhou uma nova casa, com a reinauguração, nesta sexta-feira (1º/7)
Sexta-Feira, 01 de Julho de 2022 - 16:51

Autor: Gerência de Comunicação Integrada

A memória do Ministério Público de Rondônia ganhou uma nova casa, com a reinauguração, nesta sexta-feira (1º/7), de um espaço para resgate e preservação do acervo de valor histórico da Instituição. Projetado para promover uma experiência digital e interativa aos visitantes, o Memorial do MPRO tem como um de seus atrativos a oferta de totens que oportunizam um passeio virtual por imagens, vídeos e documentos. Localizado no edifício-sede, em Porto Velho, o centro busca promover o fortalecimento da identidade do MP rondoniense, o pertencimento com seus integrantes e a aproximação com a sociedade.

Foto: Gerência de Comunicação Integrada

A entrega do Memorial marcou o ato de abertura das celebrações de 40 anos do Ministério Público de Rondônia, ocorrida em solenidade especialmente dedicada aos integrantes da Instituição. A programação também contemplou o ato de lançamento do selo e carimbos dos Correios alusivos à data e reinauguração do auditório do prédio-sede, onde foi exibido, pela primeira vez, o Documentário MPRO 40 Anos, um material audiovisual que conta a trajetória institucional.

Ao descerrar a placa de reinauguração do espaço, o Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, falou da importância da memória institucional, destacando-a como bem, patrimônio e componente de fortalecimento da organização. "Aqui nós concentramos a história do Ministério Público de Rondônia. Este é um espaço que guarda e preserva a trajetória da Instituição, sendo acessível não apenas a Membros e servidores, mas também à população, que poderá conhecer o processo de construção do MP rondoniense", disse. 

O Memorial será aberto à visitação da sociedade, abrigando galeria de Procuradores-Gerais de Justiça, itens históricos e totens interativos. Estes equipamentos serão dotados de plataforma em que o usuário poderá navegar, de modo intuitivo, por um catálogo de opções que retrata a trajetória do MPRO, por meio de imagens, vídeos, documentos e linha do tempo. O uso da ferramenta oferece uma experiência digital e interativa aos visitantes.

"O Memorial Institucional, agora mais moderno, ao mesmo tempo em que guarnece objetos que remontam às origens do MP, nos faz lembrar do passado de que não podemos esquecer. O espaço também traz a tecnologia, com conteúdo interativo em totens digitais, uma tônica do presente que nos projeta para o futuro", afirmou o Secretário-Geral do MPRO, Promotor de Justiça Dandy de Jesus Leite Borges.

Documentário – A entrega do espaço foi precedida pela exibição do Documentário MPRO 40 Anos e lançamento de selo e carimbo comemorativos.

O ato, ocorrido no auditório da Instituição, teve a presença do Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira; do Subprocurador-Geral de Justiça Jurídico, Eriberto Gomes Barroso; do Subprocurador-Geral de Justiça Administrativo, Cláudio José de Barros Silveira; e dos Promotores de Justiça Dandy de Jesus Leite Borges (Secretário-Geral); Andréa Damacena Ferreira Engel (Ouvidora); Marcelo Lima de Oliveira (Coordenador-Geral dos Eventos dos 40 Anos do MPRO); Éverson Antonio Pini (Presidente da Associação do Ministério Público de Rondônia - Ampro) e, ainda, do Superintendente Estadual dos Correios, Odon Alves Neto.

O material audiovisual apresentado na solenidade traz personagens centrais no processo de estruturação do MP rondoniense, abordando aspectos pouco conhecidos dos marcos de desenvolvimento da Instituição. O documentário exibe entrevistas com o primeiro Procurador-Geral de Justiça, Edson Jorge Badra, membros e servidores, jogando luz no cenário de implantação da Instituição, num recém-criado Estado de Rondônia.

"É um belo resumo de 40 anos. A história do Ministério Público é uma caminhada trilhada por membros e servidores, mas que também traz a contribuição de integrantes de outros Poderes e instituições. Daí porque faço um agradecimento a todas as pessoas que, diretamente ou indiretamente, participaram da estruturação do MPRO", disse o Procurador-Geral.

Ao fazer uso da palavra, o Coordenador dos eventos dos 40 anos, Promotor de Justiça Marcelo Lima de Oliveira, também ressaltou a importância do momento como reconhecimento ao vasto número de colaboradores da Instituição. Na oportunidade, destacou a natureza pioneira, corajosa e vanguardista do Ministério Público de Rondônia. "Somos um projeto em construção", afirmou, enfatizando a relevância do papel de cada integrante da Instituição, no exercício de suas atribuições dentro da organização.

A Ouvidora do MPRO, Promotora de Justiça Andréa Damacena Ferreira Engel, falou da evolução institucional, fazendo referência à Ouvidoria como órgão que aprimorou o diálogo do MP com a sociedade. "Como primeira Ouvidora mulher do Ministério Público de Rondônia, sinto-me honrada por fazer parte desta história, que traz, em sua essência, o DNA feminino", acrescentou, em referência à composição inicial da Instituição, em 1982.

Ainda na cerimônia, o carimbo e selo dos Correios, alusivos aos 40 anos do MPRO, foram oficialmente entregues ao Procurador-Geral de Justiça, pelo Superintendente da empresa, Odon Alves Neto. O carimbo destaca a logomarca oficial das celebrações. Já o selo, inteiramente personalizado, traz a imagem em destaque do prédio do MP, o mapa do Estado de Rondônia, a locomotiva Maria Fumaça e o Rio Madeira.

A programação realizada no auditório marcou a reinauguração do espaço.  Em reforma desde fevereiro de 2021, o ambiente foi entregue totalmente revitalizado. As instalações receberam aprimoramento nos equipamentos de acessibilidade, prevendo espaço para cão-guia para pessoas com deficiência visual, novas poltronas, corrimãos e um novo sistema de som.

As obras nos espaços reinaugurados nesta sexta compõem o Programa de Modernização do edifício-sede.

Fonte - 030 - Gerência de Comunicação Integrada

Comentários

News Destaques

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.