Noruega: estaremos prontos para reativar “Fundo Amazônia”, mas só se houver mudança no governo brasileiro

O ministro norueguês deu pistas de que, não investirá um só centavo do benefício caso o Brasil continue sendo governado por Bolsonaro.
Quinta-Feira, 23 de Junho de 2022 - 13:50

Autor - Emerson Barbosa

Em entrevista a agência de notícias Reuters, o ministro do Meio Ambiente da Noruega, Espen Barth Eide declarou que o país estará disposto a voltar de forma imediata com o financiamento do "Fundo Amazônia”, um benefício pago para que o governo brasileiro atue na prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento da Amazônia.

Foto - Reprodução Internet

Porém, o ministro norueguês também deu pistas de que não investirá um só centavo do benefício caso o Brasil continue sendo governado por Jair Bolsonaro (PSL). "Se acontecer o que as pesquisas indicam e houver uma mudança (de governo) no Brasil, temos grande esperança de que poderemos retomar rapidamente uma parceria boa e ativa", afirmou Espen a Reuters.

Fotos: SECOM RO, EMERSON BARBOSA

Em dez anos de programa, a Noruega enviou ao Brasil, cerca de 1,2 bilhões de dólares para os trabalhos, mas desde 2019 não faz o envio, após o presidente Bolsonaro cancelar comitês responsáveis pela gestão do dinheiro dentro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Além do governo norueguês, a Alemanha é outra grande financiadora. Foi observado que em 2014, as taxas de desmatamento no Brasil caíram significativa por conta do investimento em ações de combate e prevenção.

Fonte - 010 - NewsRondonia

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.