Coluna Leitura Finalizada: As melhores dicas que você precisa conhecer para desenvolver o hábito da leitura - Por Renata Camurça

Criar o hábito da leitura não é uma tarefa difícil, basta abandonar a crença que ler é uma atividade chata e focar nos benefícios, no que pode te aproximar dos livros e tornar uma prática prazerosa.
Quinta-Feira, 23 de Junho de 2022 - 09:16

Autora: Renata Camurça

Você sempre abandona um livro pela metade? Gostaria de ser um bom leitor? Sente vontade de ler mais e melhor? Você não é o único que sente dificuldade para se concentrar em uma leitura. Segundo pesquisa do Instituto Pró-livro, a estimativa é que 44% da população do Brasil não possui o costume de ler.

Criar o hábito da leitura não é uma tarefa difícil, basta abandonar a crença que ler é uma atividade chata e focar nos benefícios, no que pode te aproximar dos livros e tornar uma prática prazerosa.


Gramática On-line

Primeiro entenda a importância e as vantagens da leitura no seu cotidiano: a leitura é considerada uma técnica de relaxamento e reduz o estresse, estimula a criatividade, amplia o vocabulário, enriquece a escrita, fortalece o senso crítico, aumenta a capacidade de guardar novas informações e é indispensável para obter sucesso em qualquer profissão.

Sou uma leitora ávida, daquelas que coleciona livros na estante e na biblioteca do Kindle. Finalizo uma leitura e imediatamente começo outra. Não imagino a minha existência longe do universo literário. Mas, nem sempre fui assim, em determinado momento esqueci de como era bom mergulhar nas páginas de um livro... quando redescobri o gosto pela leitura, algumas atitudes me auxiliaram a recuperar o costume de ler ritmadamente e eficiente.

Sendo assim, vou te apresentar excelentes conselhos para você incluir os livros na sua vida. Confira!

·Eleja temas que predam a sua atenção

A escolha do livro é algo muito pessoa, por isso é bom descobrir os gêneros que você realmente gosta. Busque assuntos que te atraem, são muitas opções, romance, fantasia, biografia, suspense, drama, autoajuda... Você só encontrará a sua preferência quando se permitir experimentar o máximo de leituras possíveis.

·Insira a leitura nas tarefas do dia

Hábitos acontecem a partir da repetição, quanto mais você realiza uma ação, mais natural se torna este comportamento. Então você precisa diariamente reservar um tempo para a leitura, ao acordar, pós almoço, antes de dormir ou durante intervalos das suas tarefas diárias e um dia não precisa ser igual ao outro. No começo pode parecer cansativo ou uma obrigação, mas com o tempo, o seu cérebro ligará essa atividade a sensação de bem-estar e vai te comunicar o desejo de leitura.

·Fique por dentro dos lançamentos

Visite livrarias, bibliotecas pesquise na internet e acompanhe as indicações na rede social. O interesse surge seguidamente do conhecimento. Nesse caso, leia sinopse dos livros, resenhas escritas por leitores, conheça novos autores. A ideia é despertar o interesse para que a leitura se torne uma paixão e aumente o seu interesse em aprender mais.

·Não se cobre

Você está criando o hábito da leitura, seja paciente, no começo não pense na quantidade de páginas e nem na lista de livros. Leia com calma, se envolva com a escrita, se conecte com os personagens, crie seu ritmo e evolua pouco a pouco. Inicie com livros curtos, de até 200 páginas e com o tempo perceberá que o tamanho do livro não importa, mas a qualidade da história.

·Encontre um lugar confortável para ler

Um bom lugar para a leitura é essencial, quanto mais você estiver se sentindo à vontade, mais tempo vai querer ficar no local. É importante que o ambiente seja claro, arejado, silencioso e sem distrações, como televisão ligada e pessoas conversando.

·Escolha o melhor formato de livro

Livro físico ou leitor digital, não importa. Considere o que facilitará a leitura, tudo depende do que se encaixa melhor com a rua rotina. Ultimamente os dispositivos eletrônicos estão ganhando novos adeptos devido o preço alto do livro físico e a falta de espaço para acomodar as obras.

·Não se compare

Não compare o seu ritmo de leitura com um leitor assíduo. Ler não é competição de quem lê mais livros. Você tem que viver a leitura de forma saudável e satisfatória, sentir contentamento em cada palavra.

O hábito da leitura é conquistado a longo prazo, mas é preciso começar a ler e não desistir, só com o tempo você vai se tornar um leitor por diversão.

Abra um livro e boa leitura!

Fonte - ƒ NewsRondonia

Comentários

News Destaques

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.