Dom Roque Paloschi: encontro com papa Francisco foi um ato de 'comunhão, esperança e coragem'

‘Arrisca, meu irmão, se você não arriscar, já está errando’, diz o papa.
Terça-Feira, 21 de Junho de 2022 - 15:22

Autor: Emerson Barbosa

O arcebispo de Porto Velho Rondônia dom Roque Paloschi foi um dos 17 convidados para um encontro especial com o papa Francisco. No evento ocorrido na segunda-feira (20), os religiosos representados pela (Regional 1 da CNBB e o Noroeste, que inclui Rondônia, Acre, Sul do Amazonas) a pedido do Vaticano destacaram a situação atual dos povos ‘amazônidas’ e os trabalhos desenvolvidos pela Igreja Católica nesta região.

Dom Roque Paloschi, além de bispo da capital de Rondônia, se destaca a frente de uma das maiores entidades ligadas a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, como presidente do Conselho Indigenistas Missionário (Cimi).

O religioso destacou o encontro com o chefe da Igreja Católica como um ato de comunhão, esperança e coragem.

“Ele acolheu tudo aquilo que nós trouxemos da realidade de nossas igrejas na Amazônia. De esperança, porque ele nos motivou a vivermos a nossas missões de pastores e não burocratas, de não perdermos o foco. De coragem, para estar junto com as nossas populações mais pobres e, sobretudo, que a igreja saiba respeitar as culturas, os desafios da encarnação”, declara.

Durante o encontro, Francisco foi presenteado como um ‘cocar’, porém o pontífice acreditou que se traria de uma ‘mitra’, que seria a cobertura de cabeça usada pelos religiosos durante a cerimônia.

O monsenhor, Lúcio Nicoletto enfatizou que o papa buscou encorajar a todos os lideres, “sem medo de encarar os desafios que os apresenta o momento atual”. ‘Arrisca, meu irmão, se você não arriscar, já está errando’, proclamou o papa.

No encontro, o papa foi presenteado com um cocar, indumentária indígena, mas o mesmo acreditou tratar de uma ‘mitra’ usada durante os cultos ecumênicos pelos religiosos.

Fonte - ƒ NewsRondonia

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.