Prefeitura e Santo Antônio Energia entregam píer da Vila de Nova Teotônio

Reforma foi realizada e as visitações ao píer, que conta com 300 metros de extensão, puderam ser reativadas.
Sábado, 11 de Junho de 2022 - 09:52

Autor - Vanessa Farias

Na manhã de sexta-feira (10), a Prefeitura de Porto Velho, em parceria com a empresa Santo Antônio Energia, entregou aos moradores da comunidade Vila de Nova Teotônio a reforma do píer, que teve as estruturas completamente restauradas.


Fotos: Saul Ribeiro

A obra é uma compensação da empresa responsável pela usina hidrelétrica de Santo Antônio, foi inaugurada em 2012, mas estava interditada pela Defesa Civil desde 2021, pois apresentava sinais de risco de desabamento.

Com a parceria entre a Prefeitura e a Santo Antônio Energia, em três meses a reforma foi realizada e as visitações ao píer, que conta com 300 metros de extensão, puderam ser reativadas.

A área é um importante ponto turístico que movimenta o comércio local, atraindo visitantes de diversas regiões por suas belezas naturais e a gastronomia regional.

Lucas Câmara, presidente da Associação de Produtores e Moradores da Vila de Nova Teotônio, disse que quando assumiu a gestão, a associação não tinha recursos para fazer a reforma, mas com a intervenção da Prefeitura o problema foi sanado.

“As famílias também dependem do turismo para continuarem mantendo vivas as nossas raízes aqui”, declarou Lucas.

Dimas Maintinguer, diretor de Operações da empresa, acrescentou que a Santo Antônio trabalha pelo social e benefício das comunidades que vivem no interior e entorno da área de influência do empreendimento. “É mais uma obra que executamos e que trará, sem dúvida, um benefício em termos de ponto turístico para esse local da vila”.

O gerente de Obras da empresa, Thiago Chiquito, contou que outra novidade fará ainda mais diferença, não só para o turismo quanto para a vida dos moradores locais. Atualmente o acesso à vila é por uma estrada de 25 quilômetros.

“Nós estamos trabalhando para restabelecer o antigo acesso ao local, o que passará a ser de 12 quilômetros de distância até o ponto de entrada pela BR-364 sentido Acre. O que teremos que fazer é uma travessia de um trecho alagado do reservatório da usina e esse encurtamento do trajeto atual fará toda diferença”.

O prefeito Hildon Chaves participou da solenidade de entrega do píer com a secretária Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Glayce Bezerra.

 “Essa novidade é bastante animadora. Com mais essa parceria, sendo restabelecido o caminho que é o original para a vila com essa obra de encurtamento da distância a ser percorrida de Porto Velho para essa localidade, nós vamos conseguir reativar o turismo e trazer de volta os nossos porto-velhenses para esse espaço que é de todos nós”, considerou o prefeito.

VISITANTES

Os primeiros visitantes do píer revitalizado foram os alunos do período da manhã da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Antônio Augusto Vasconcelos, localizada na vila e que atende crianças e adolescentes de toda a redondeza.

Eles puderam apreciar a paisagem enquanto desfrutavam das novas estruturas do lugar. “É uma emoção para eles virem aqui nessa reinauguração hoje do píer nesse espaço tão convidativo e agradável”, declarou a professora Ellen Mendonça.

Fonte - 20 - Prefeitura de Porto Velho

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.