Jirau Energia é a única hidrelétrica em operação no Brasil certificada pelo Ibama em 2021

No dia 05 de junho, data em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, a JIRAU ENERGIA tem muito o que comemorar.
Segunda-Feira, 06 de Junho de 2022 - 10:38

Autor:  Assessoria Jirau Energia

No dia 05 de junho, data em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, a JIRAU ENERGIA tem muito o que comemorar: a usina é a única hidrelétrica em operação no Brasil certificada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) em 2021 por suas boas práticas. Os reconhecimentos foram conquistados por meio da atuação da empresa em dois diferentes Programas Socioambientais: o Programa de Educação Ambiental (PEA) e o Programa de Recuperação de Áreas (PRAD).

Foto: Assessoria Jirau Energia

De acordo com o Gerente de Meio Ambiente e Socioeconomia da Jirau Energia, Veríssimo Neto, tais conquistas confirmam o compromisso da quarta maior usina hidrelétrica  do país em capacidade instalada com as questões socioambientais. “A Jirau Energia trabalha incessantemente para cumprir as exigências legais do licenciamento ambiental, com uma equipe de profissionais conscientes da sua responsabilidade no planejamento e na execução dos programas socioambientais. Essas certificações são resultado desse compromisso”, declarou Veríssimo.

Tendo como objetivo contribuir para o desenvolvimento humano e sustentável da região do empreendimento por meio de organização comunitária, controle social e protagonismo popular, o PEA foi contemplado com o Certificado de Boas Práticas no III Fórum de Programas de Socioeconomia do Licenciamento Ambiental Federal (LAF), realizado pelo IBAMA em junho do ano passado, ratificando a conformidade do programa com as diretrizes do órgão licenciador. Destaca-se no programa a criação da Associação do Observatório Socioambiental, uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos, instituída em 2016, com atuação na comunidade de Nova Mutum Paraná e região para a defesa e garantia de direitos, conservação ambiental e crescimento socioeconômico.

A Jirau Energia também obteve sucesso no II Fórum de Programas de Recuperação de Áreas, realizado em dezembro de 2021 com o objetivo de reconhecer as atividades de recuperação desenvolvidas conforme exigências do Licenciamento Ambiental do IBAMA. Entre as ações de recuperação ambiental implementadas, destaque para o Programa de Conservação da Flora, cujo um dos principais objetivos é mapear as áreas de preservação permanente do reservatório da Usina Jirau e promover a sua recuperação utilizando técnicas de restauração florestal. O programa é desenvolvido pela Embrapa/CENARGEN e pela Cooperativa de Produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau (COOPPROJIRAU), ponto fundamental de integração com o PEA.

Certificada também pela Organização das Nações Unidas (ONU) no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), a Jirau Energia é o maior projeto de energia renovável registrado no MDL mundialmente, gerando créditos de carbono por meio da redução de emissão de gases de efeito estufa. A sustentabilidade e a preservação ambiental fazem parte dos valores da empresa.

Como todo importante reconhecimento, as certificações que recebemos indicam que estamos no caminho certo. Vamos continuar trabalhando firme, ao lado de grandes parceiros, e assim manteremos vivo o nosso compromisso com a sociedade e com o meio ambiente. A nossa responsabilidade com o futuro”, complementou Veríssimo Neto.

Fonte - 030 - Assessoria Jirau Energia

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.