No Dia Nacional da Educação Ambiental, Sedam desenvolve ações com práticas sustentáveis para marcar a data

Outras ações educativas como rodas de conversa, oficinas, visitas guiadas , entre outras estão sendo promovidas para a conscientização da população sobre a preservação das áreas verdes.
Sexta-Feira, 03 de Junho de 2022 - 20:00

Autor - Jaqueline Damaceno

Em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente e ao Dia Nacional da Educação Ambiental, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, estabeleceu uma programação com várias atividades como: distribuição de mudas nativas e blitz educativa. Outras ações educativas como rodas de conversa, oficinas, visitas guiadas , entre outras estão sendo promovidas para a conscientização da população sobre a preservação das áreas verdes. 

Fotos: Daiane Mendonça e Dione Subtil

“O que a Sedam trabalha nestas ações é a educação ambiental não formal, voltada para um entendimento mais amplo sobre o meio ambiente, mediante práticas educativas dirigidas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais no cotidiano” explicou a coordenadora de Educação Ambiental – Sedam,  Deigna Laís Oliviak.

PROGRAMA PEATIR

Visando garantir o desenvolvimento sustentável e caminhar segundo os eixos da Política Nacional de Gestão Ambiental em Terras Indígenas, o Poder Executivo deu início às atividades do Programa de Educação Ambiental em Terras Indígenas de Rondônia –  Peatir.

O programa aborda ações e atividades com foco em sistema agroflorestais, extrativismo, educação ambiental, recuperação de áreas degradadas e nascentes, entre outras pautas que geram renda, saúde e bem-estar às comunidades indígenas, respeitando a competência da Fundação Nacional do Indio – Funai, visando atender o que compete ao Estado no apoio ao usufruto exclusivo da terra para os povos indígenas.

Espera-se que com o Peatir seja alcançado o apoio ao usufruto exclusivo da terra às comunidades indígenas de Rondônia, conforme determinam a Política Nacional de Gestão.

QUEIMADAS

Com a finalidade de intensificar a prevenção às queimadas no período em que ocorrem os maiores índices de focos de calor, será incluído no calendário o mês de setembro com alusão ao combate às queimadas e incêndios florestais. Sendo estas atividades regidas pela Lei N° 5.281, de 12 de janeiro de 2022 que institui o Setembro Cinza no âmbito do Estado de Rondônia e dá outras providências.

As atividades de prevenção às queimadas são planejadas e desenvolvidas considerando o acórdão APL-TC 00369/21 atendendo ao item II, sendo aplicadas atividades em forma de acampamento verde em parceria com outras coordenadorias da Sedam e parceiros.

RIO PALMEIRAS

Para a conservação de nascentes e mananciais em propriedades rurais, a Sedam está adotando algumas medidas de proteção do solo e da vegetação, que vão desde a eliminação das práticas de queimadas até o enriquecimento das matas nativas.

Além disso, outros cuidados são importantes para a preservação, como a educação ambiental aos moradores do entorno. A Ceam estará realizando técnicas e abordagem didática e metodológica para o mapeamento e diagnóstico de percepção ambiental nos arredores dos rios a serem recuperados, bem como a mobilização de oficinas educativas com os atores locais.

Fonte - 010 - SECOM - GOV/RO

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.