Ações realizadas na Rondônia Rural Show, investimentos na Educação e asfaltamento são os destaques da semana do Governo do Estado

Mais de 200 mil pessoas passaram pela feira durante a semana e mais de R$ 1 bilhão em negócios foram formalizados
Sábado, 28 de Maio de 2022 - 11:02

Autor - Secom

Começou na segunda-feira (23), no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná, a 9ª edição da Rondônia Rural Show Internacional. A feira já se consolidou como grande evento do calendário do agronegócio do Estado, e voltou a ser realizada depois de dois anos devido à pandemia do coronavírus.


Fotos: Frank Néry, Daiane Mendonça, Vanessa Mafra, Sarah Garcia

Ações municipalistas pelo interior, capacitação de servidores, leilão de veículos, biodiversidade, atividades desenvolvidas pelas secretarias, durante a Rondônia Rural Show estão nos destaques desta semana.

EVOLUÇÃO


Fotos: Frank Néry, Daiane Mendonça, Vanessa Mafra, Sarah Garcia

Trajetória de evolução de Rondônia foi elogiada na sessão itinerante da ALE

A evolução pela qual passa o Estado de Rondônia, inclusive no agronegócio, foi destaque na Sessão Itinerante da Assembleia Legislativa de Rondônia – ALE/RO, que fez parte da programação do quarto dia da 9ª Rondônia Rural Show Internacional, seguindo até o dia 28, no Parque Vandeci Rack, em Ji-Paraná.

Matéria na íntegra

PRESTÍGIO

A feira tem recebido, todos os dias, produtores rurais de todas as regiões do Estado, em busca de adquirir novos conhecimentos tecnológicos, conferir as novidades do agronegócio rondoniense e fazer negócios.

Matéria na íntegra

COMÉRCIO INTERNACIONAL

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – Sedec, presente na Rondônia Rural Show, com o Espaço Empresarial Internacional. A abertura oficial do pavilhão aconteceu com a presença de representantes da embaixada dos Estados Unidos da América, Singapura, Câmara de Comércio Brasil-Israel, CDIAL – HALAL e representantes da Bolívia. 

Matéria na íntegra

AÇÕES EDUCATIVAS

O Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia promoveu ações educativas durante a 9ª Feira Rondônia Rural Show Internacional. Além dos servidores da Autarquia, os personagens Vidinha e Ligadinho marcaram presença junto ao público, lembrando que todos são responsáveis no trânsito e destacaram o slogan da campanha “Juntos Salvamos Vidas”, tema do Movimento Maio Amarelo 2022.

Matéria na íntegra

CAMINHOS DA PRODUÇÃO


Fotos: Frank Néry, Daiane Mendonça, Vanessa Mafra, Sarah Garcia

“Caminho da Produção” objetiva mostrar potencial das cadeias produtivas do agronegócio de Rondônia

Visitantes de várias regiões do Estado participaram de workshops de café, cacau, leite e de peixe, além de degustações de queijo, café e chocolate no “Caminho da Produção”, espaço preparado pela Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, para mostrar o potencial das cadeias produtivas do agronegócio de Rondônia.

Matéria na íntegra

PRODUTOS REGIONAIS

Mais de 100 expositores de agroindústrias e artesanato de várias regiões do Estado tiveram durante esta semana, a oportunidade de expor seus produtos na Rondônia Rural Show Internacional, com expectativas de novas oportunidades de negócios.

Matéria na íntegra

ESCOLAS MÓVEIS

Entre as programações do Governo de Rondônia na Rondônia Rural Show estão os minicursos promovidos nas Escolas Móveis de Máquinas Agrícolas; Frigorífico e Piscicultura do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional – Idep.

Matéria na íntegra

SOLAR

Na feira, o Governo de Rondônia lançou o Sistema de Outorga e Licenciamento Ambiental – Solar, que faz parte das prioridades do Plano Estratégico do Estado, no eixo Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial.

Matéria na íntegra

TALK SHOW


Fotos: Frank Néry, Daiane Mendonça, Vanessa Mafra, Sarah Garcia

Mulheres do agro fizeram caminhada por várias vias da Rondônia Rural Show

“Mulheres no Agro” foi o tema do Talk Show, um encontro voltado para produtoras rurais que se dedicam diariamente no desenvolvimento das cadeias produtivas rondonienses.

Matéria na íntegra

PISCICULTURA

Ocupando o 3° lugar como maior produtor de peixes do Brasil e sendo líder na criação de peixes em cativeiro no País e também na produção de tambaqui. De acordo com o Anuário da Piscicultura 2022 da Associação Brasileira da Piscicultura – PEIXE BR, Rondônia deu um passo importante para alavancar a piscicultura com o anúncio do projeto “Pride”, de iniciativa de investidores de Israel, que se trata da implantação de um Centro de Conhecimento Sustentável para ajudar a cadeia produtiva de peixes, especificamente o tambaqui, a se fortalecer.

Matéria na íntegra

RONDOLEITE

Melhoramento genético, novas tecnologias para gado de leite, exposição de animais, avaliação racial de animais são atrações apresentadas na 3ª RondoLEITE, feira estadual, voltada para o desenvolvimento e fortalecimento da cadeia produtiva do leite em Rondônia.

Matéria na íntegra

CONQUEIJO


Fotos: Frank Néry, Daiane Mendonça, Vanessa Mafra, Sarah Garcia

ConQueijo recebeu 12 inscrições de produtores rurais de diferentes regiões de Rondônia

Durante a apresentação da 3ª RondoLEITE, que acontece na  Rondônia Rural Show, foi lançado o 1° Concurso de Qaulidade de Queijos de Rondônia – ConQueijo, que visa promover a qualidade e valorização das produções queijeiras das agroindústrias familiares e dos estabelecimentos agroindustriais de pequeno porte de leite e derivados, proporcionando assim, ao produtor rural, um maior conhecimento das características técnicas na qualidade do produto final oferecido, em função dos atributos sensoriais avaliados por analistas especialistas.

Matéria na íntegra

PASSE LIVRE

Durante a Rondônia Rural Show, o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes – DER atendeu as demandas da população com a emissão da carteira de “Passe Livre”, conforme a Lei n° 1.307 de 15 de janeiro de 2004, que dá prioridade ao atendimento às pessoas que necessitam do sistema de transporte coletivo intermunicipal. Já o Decreto n° 26.294 de 6 de agosto de 2021, regulamenta a concessão do Passe Livre às pessoas idosas, com deficiência e em tratamento do câncer.

Matéria na íntegra

CADASTRO AMBIENTAL RURAL

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, realizou o 1° Workshop Ambiental na Rondônia Rural Show Internacional. O objetivo foi levar conhecimento aos técnicos ambientais e agropecuários presentes na feira do agronegócio, com as informações sobre Regularização e Cadastro Ambiental Rural – CAR.

Matéria na íntegra

BUSCA ATIVA

Na maior feira do agronegócio de Rondônia, fiscais sanitários da Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa realizaram uma busca ativa nos estandes da agricultura familiar para orientar e assessorar o produtor a fazer parte do Programa de Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária – Praissan.

Matéria na íntegra

FINANÇAS


Fotos: Frank Néry, Daiane Mendonça, Vanessa Mafra, Sarah Garcia

Produtor rural recebe durante a feira informações sobre diversos serviços

A Secretaria de Estado de Finanças – Sefin, presente na Rondônia Rural Show Internacional, recebeu no estande, empreendedores, produtores rurais e contribuintes esclarecendo dúvidas sobre os programas, ações de incentivo, cadastros, impressão e emissão de notas, entre outros serviços.

Matéria na íntegra

CRÉDITO RURAL

O crédito rural disponibilizado para mulheres, por meio da Linha de Crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf Mulher, tem oportunizado às mulheres de Rondônia investirem em suas propriedades e buscarem um equilíbrio econômico para seus familiares.

Matéria na íntegra

INVESTIMENTOS

Na Rondônia Rural Show, o Governo de Rondônia oficializou a entrega das obras e melhorias realizadas nas escolas estaduais de Alvorada do Oeste, Ji-Paraná e Presidente Médici. A cerimônia aconteceu no Auditório Leila Barreiros, da Escola José Francisco, em Ji-Paraná.

Matéria na íntegra

PROCEDIMENTOS

Com objetivo de otimizar o centro cirúrgico e reduzir a espera de cirurgias, a Secretaria de Estado da Saúde – Sesau ampliará a oferta de vagas para procedimentos operatórios, com a abertura de duas salas cirúrgicas no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro – HBAP.

Matéria na íntegra

RENOVAÇÃO

No próximo dia 9 de junho, o Poder Executivo vai realizar um leilão na modalidade maior lance ou oferta para veículos aproveitáveis, sucatas e inservíveis, com a finalidade de renovar a frota e gerar fonte de arrecadação para novos investimentos. Ao todo serão leiloados 70 automóveis.

Matéria na íntegra

RESSOCIALIZAÇÃO

Concretizando umas das metas do Plano Estratégico Estadual, “Um Novo Norte, Novos Caminhos”, em que o Governo de Rondônia traçou como meta aumentar o percentual de reeducandos inseridos em atividades laborais, o Estado alcançou consecutivamente, o 2° lugar no ranking nacional, que traz o mapa da população prisional em programa laboral no período de julho a dezembro de 2021.

Matéria na íntegra

ESPORTE ESCOLAR


Fotos: Frank Néry, Daiane Mendonça, Vanessa Mafra, Sarah Garcia

Danilo Silva garantiu o título após vitórias nas lutas durante a Gymnasiade 2022, na França

Com a medalha em mãos, o paratleta campeão mundial escolar de Judô,  Danilo Silva desfilou pelas principais vias de Porto Velho. O atleta estudante garantiu o título após vitórias nas lutas durante a Gymnasiade 2022, na França.

Matéria na íntegra

SINISTROS DE TRÂNSITO

O Departamento Estadual de Trânsito – Detran/RO, por meio da Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito – Dtfat tem intensificado a ação “Duas Rodas, Uma Só Vida”; que é específica para motociclistas. Mais de 50% da frota do Estado é composta de motocicletas e as maiores vítimas de sinistros de trânsito são motociclistas.

Matéria na íntegra

INOVAÇÕES

Inserida inicialmente no Posto Avançado da zona Leste de Porto Velho, a implantação do sistema biométrico reduziu problemas na hora da apresentação de documentos, que muitas vezes danificados, impediam a identificação correta dos candidatos.

Provas digitais e coleta biométrica nos exames teóricos do processo de formação, atualização e reciclagem  de condutores foram 100% implantadas em todas as unidades do Detran, em 2022.

Matéria na íntegra

AÇÕES MUNICIPALISTAS


Fotos: Frank Néry, Daiane Mendonça, Vanessa Mafra, Sarah Garcia

Restam 3,8 quilômetros para DER entregar os quase 11 km de recapeamento asfáltico, para Cacoal e distrito Riozinho

O projeto “Tchau Poeira” do Governo de Rondônia tem avançado e beneficiando moradores por todo o Estado, melhorando a trafegabilidade em ruas e avenidas no perímetro urbano dos municípios rondonienses.

Em Cacoal, Capital da região do Café, mais de sete quilômetros de recapeamento asfáltico já foram entregues pelo Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes – DER.

Matéria na íntegra

ASFALTAMENTO

As obras de asfalto novo é resultado da aplicação de recurso do Governo de Rondônia por meio do Projeto “Tchau Poeira”, e também da Prefeitura de Ji-Paraná, pelo “Poeira Zero”. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos – Semosp, serão de 22 quilômetros de pavimentação, com investimento de cerca de R$ 14 milhões.

Matéria na íntegra

INFRAESTRUTURA

Em Rolim de Moura, por meio do projeto “Tchau Poeira”, já foram entregues mais de 11 quilômetros de recapeamento asfáltico com Concreto Betuminoso Usinado a Quente – CBUQ, com sinalização horizontal em ruas e avenidas do perímetro urbano. Ao todo, serão 45,3 quilômetros de recapeamento com sinalização horizontal.

Matéria na íntegra

Fonte - 025-SECOM - GOV/RO

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.