Emissão de passe livre e projeto `Rondônia Cidadã´ estão entre os destaques das ações do Governo do Estado, no Cone Sul

Em Vilhena, o atendimento é realizado na Secretaria Municipal de Trânsito Semtran
Sábado, 28 de Maio de 2022 - 10:03

Autor - Thayná Machado

PASSE LIVRE RODOVIÁRIO

Com o objetivo de garantir os princípios constitucionais, o Governo de Rondônia concede para idosos, pessoas com deficiência (as elencadas no rol do art. 11 do Decreto regulamentador n° 26.294 de 6 de agosto de 2021) e para aquelas que estão em tratamento médico fora da cidade em que reside, o “Passe Livre Rodoviário Intermunicipal”, que possibilita a viagem gratuita dentro do Estado. No caso de pessoas em tratamento, o Passe Livre será disponibilizado pelo período vinculado ao atestado, não havendo um prazo estabelecido; o benefício terá validade de dois anos, podendo ser renovado quantas vezes forem necessárias. 


Fotos: Daine Mendonça

Matéria na íntegra

CIDADANIA RURAL

Dia Especial de Cidadania Rural, promovido pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater/RO de Vilhena, aconteceu na sexta-feira, 20, na Associação dos Pequenos Chacareiros do Setor Aeroporto – APCSA, localizada na linha 140/145, Gleba Corumbiara, que hoje conta com 300 famílias. O evento realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri e Prefeitura de Vilhena, reuniu diversos produtores rurais da região. 

Com objetivo de levar informações aos agricultores, a ação contou com a palestra da advogada Camila Domingos, sobre os direitos previdenciários; como aposentadoria, auxílio maternidade, auxílio doença e pensão por morte. A equipe da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril – Idaron, ministrou também uma palestra com informes e sobre a declaração de rebanho. 

Matéria na íntegra

RONDÔNIA CIDADÃ

A população de Cerejeiras foi beneficiada no último final de semana, com as ações do programa “Rondônia Cidadã”. Ao todo, mais de 690 atendimentos foram realizados. Durante o evento, também foram entregues 10 kits do programa “Mamãe Cheguei”. 

Durante a ação realizaram-se atendimentos diretos, tais como: a solicitação de 2° via de Certidão de Nascimento e Casamento, passe livre para idosos, deficientes e pessoas em tratamento contra o câncer, 1° e 2° via da Carteira de identidade – RG, emissão e atualização de Cartão do SUS, consulta ao SPC e Seresa e regularização de dívidas, cadastramento no Cadastro Único – CadÚnico, emissão de taxas para renovação de CNH e consultas, testes rápidos de sífilis, HIV e hepatite, emissão da Carteira de Trabalho digital, corte de cabelo masculino e emissão da segunda via de CPF. 

Matéria na íntegra

TELEMEDICINA 

Atualmente 25 municípios do Estado, dentre eles as cidades de Cerejeiras e Pimenteiras do Oeste, participam do Projeto Telemedicina,  oferecido pelo Governo de Rondônia, em parceria com o Ministério da Saúde – MS e o Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo. No período de um ano, o projeto demonstra a aceitação da população e possibilitou a realização de 3.134 consultas, atendendo rondonienses em diversas especialidades médicas.


Fotos: Daine Mendonça

Projeto atendeu mais 690 pessoas no município de Cerejeiras

“A Telemedicina é uma ferramenta moderna que proporciona assistência médica remota, para a população de difícil acesso, tanto geograficamente quanto pela falta de médicos especialistas. O projeto tem contribuído para a redução na fila de regulação por atendimentos e consultas em Rondônia e oferece gratuitamente uma das especialidades mais procuradas no Estado, que é a Neuropediatria”, afirma o médico e técnico da Coordenadoria de Atenção Integral à Saúde da Sesau, Karley Rodrigues.

O Projeto Telemedicina disponibiliza atendimento em sete especialidades: endocrinologia, cardiologia adulto, reumatologia adulto, neurologia adulto, neurologia pediátrica, pneumologia e psiquiatria.

Matéria na íntegra

NOVO ENSINO MÉDIO

A Coordenadoria Regional de Educação – CRE Vilhena, realiza a II etapa de Formação do Referencial Curricular do Ensino Médio de Rondônia, agora com os estudos sobre o bloco dos Itinerários Formativos, que envolvem as assuntos como trilhas de aprofundamentos nas áreas do conhecimento, língua espanhola ou estudos orientados, atividade de extensão, pós médio, projeto de vida e eletivas. Nesta etapa, a formação acontece nas escolas. 

Fonte - 025-SECOM - GOV/RO

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.