IRPF 2022: Mais de 200 mil entregaram a declaração em Rondônia

Prazo termina dia 31 de maio
Sexta-Feira, 27 de Maio de 2022 - 15:18

Autor: Queila Aline Vieira Scot Ribeiro

Até as 12h de hoje, 27/05, 202.473 contribuintes entregaram a declaração em todo o estado de Rondônia, o que corresponde a 86% do esperado que é de 235.565 declarações. Já na 2ª Região Fiscal, que é composta pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, 1.359.267 contribuintes cumpriram a obrigação Federal.

Foto: Divulgação 

Lotes de Restituição

Mensalmente a Receita Federal recebe da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) recursos para pagar as restituições e cria lotes bancários. A inclusão de contribuintes nesses lotes obedece aos seguintes critérios legais:

1.            idosos;

2.            contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;

3.            demais contribuintes.

Havendo empate nos critérios, quem entregou primeiro tem prioridade.

É bom alertar que quem estiver obrigado a entregar a declaração e não fizer até o fim do prazo estará sujeito à multa. O valor da multa é de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20% do valor do imposto de renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.

A multa é gerada no momento da entrega da declaração e a notificação de lançamento fica junto com o recibo de entrega e o contribuinte terá 30 (trinta) dias para pagar a multa. Após este prazo, começam a correr juros de mora (taxa Selic).

Não deixe para o último dia e evite multa.

Se ainda restarem dúvidas, acesse o perguntão

Fonte - 030 - Delegacia da Receita Federal em Porto Velho

Comentários

News Destaques

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.