Pesquisador da UNIR tem 2 publicados em revista Qualis B1, frutos de projetos financiados pela FAPERO

Os dois artigos foram publicados na revista científica do Instituto de Pesca.
Sexta-Feira, 27 de Maio de 2022 - 14:29

Autor: Assessoria de Comunicação e Imprensa da Fapero - Governo de Rondônia

Os dois artigos foram publicados na revista científica do Instituto de Pesca. A sardinha-do-gato (Anchovia surinamensis) é um peixe de pequeno porte de interesse comercial e ecológico da bacia Amazônica e foi o alvo da pesquisa realizada.

Foto: Assessoria de Comunicação e Imprensa da Fapero - Governo de Rondônia

1. A sardinha-do-gato (Anchovia surinamensis) é um peixe de pequeno porte de interesse comercial e ecológico da bacia Amazônica. Para entender a dinâmica reprodutiva e populacional dessa espécie, foram realizadas pescarias experimentais nos períodos de seca e cheia nos anos de 2019 e 2020, no lago Cujubim in Porto Velho (Rondônia, Brasil). Este estudo teve como objetivo analisar o padrão sazonal (seca e cheia) para o período reprodutivo e a dinâmica populacional da A. surinamensis nessa região, que resultou na coleta de 870 indivíduos.

2. Anchovia surinamensis (Clupeiformes: Engraulidae) é conhecida no Brasil como "sardinha-do-gato" e existe em áreas de várzea ao longo da América Latina. É muito apreciada pelas comunidades ribeirinhas da Amazônia como fonte de proteína animal. Neste estudo, foram analisadas as preferências alimentares e os parâmetros abióticos que influenciam o fator de condição da espécie A. surinamensis, que habita o Lago Cujubim durante os períodos de seca e cheia. Um total de 105 espécimes foram capturados usando três baterias de redes de náilon monofilamento (medindo 20 m de comprimento, 2,5 m de altura, 40, 60, 80 e 100 mm de malha, medida entre nós opostos).

Raniere Garcez Costa Sousa:

É engenheiro de Pesca (UFAM) com formação complementar realizada na Washington and Lee University-USA através da CAPES (graduação Sanduíche), Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, na Área de Política e Gestão Ambiental (CCA-UFAM). Doutor em Biologia de Água Doce e Pesca Interior, pelo Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia (INPA) com parte realizada na Washington and Lee University (WLU) pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE-CAPES). Atualmente é Professor do Magistério Superior lotado no Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Pertence ao quadro de docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PGCA-UNIR). Faz parte do quadro de professores permanentes do Programa de Pós Graduação da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (PPG-BIONORTE), nível de Doutorado. Orienta pesquisas nas áreas de Ciências Ambientais, Recursos Pesqueiros, Ecologia Pesqueira e Aquicultura.

Fonte - 030 - Assessoria de Comunicação e Imprensa da Fape

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.