No dia nacional da adoção, TJRO relembra história de criança com deficiência adotada por casal de São Paulo

Em Rondônia, 17 crianças estão aptas a adoção e outras 122 estão em processo
Sexta-Feira, 27 de Maio de 2022 - 08:35

Autor: Assessoria de Comunicação Institucional

Quase quatro anos depois de uma mudança significativa, com novo lar e família, a história da menina Elisa é a evidência de que a adoção é um ato de amor que transforma vidas. A trajetória dela, que começou de forma trágica, com um acidente durante a enchente que debilitou sua saúde, chamou a atenção de um casal em São Paulo, que se habilitou, fez curso de preparação, passou por todas as etapas exigidas no processo de adoção. Hoje, Elisa é cercada pelo amor dos pais e do irmão. O final feliz da Elisa é o mesmo pelo qual esperam outras 17 crianças no Estado aptas à adoção. No dia nacional da adoção, histórias como a de Elisa servem de inspiração para outras famílias dispostas a esse gesto.

Foto: TJ/RO

O que parecia improvável, devido ao perfil mais procurado por famílias adotantes, foi possível por meio da busca ativa (um trabalho que busca conectar crianças com famílias que estão dispostas a adotar um filho com esse perfil). "Em 2017 eu vi uma foto com a busca ativa da Vara da Infância de Rondônia e naquele dia me apaixonei. Eu sabia que tinha encontrado a minha filha", lembra Débora.

Em 2018, após a conclusão do processo de adoção, a chegada da família para buscar Elisa no abrigo institucional causou comoção da equipe multidisciplinar. A mudança trouxe qualidade de vida para Elisa, que conta com tratamentos especializados acompanhados diretamente pelos pais. Mais do que isso, impactou de maneira positiva na vida do casal. "A gente aprendeu com a Elisa a ver os detalhes, a valorizar as pequenas coisas", conta Débora. Para o pai, a filha simboliza o amor. "Quando a gente chega em casa e se depara com o sorriso dela, com esse olhar de gratidão, tudo faz sentido", diz o pai Renato.

Segundo dados da Corregedoria Geral da Justiça, atualmente 122 crianças estão em processo de adoção. Apesar de o número de famílias pretendentes ser maior que o dobro, a conta não fecha por conta do perfil desejado

Fonte - 030 - Assessoria de Comunicação Institucional

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.