Novas tecnologias de monitoramento são demonstradas pela Casa Militar durante a 9ª Rondônia Rural Show

A Casa Militar possui um monitoramento, que é responsável por toda a segurança institucional da sede do Poder Executivo Estadual.
Quinta-Feira, 26 de Maio de 2022 - 19:33

Autor - Richard Neves

Durante esta semana, na realização da 9ª Rondônia Rural Show, que acontece no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná, a segurança institucional do Governo de Rondônia também se faz presente, demonstrando ao público as tecnologias que estão sendo usadas para auxiliar na proteção de servidores e cidadãos que adentram ao Palácio Rio Madeira, em Porto Velho.

A Casa Militar possui um monitoramento, que é responsável por toda a segurança institucional da sede do Poder Executivo Estadual. São câmeras utilizadas no prédio, com um mesmo sistema que gerencia outros equipamentos, além do armazenamento no data center.

Foto: Frank Néry

O gerente de segurança da Casa Militar, tenente Gleidson Benfica Fernandes, explica sobre as novas tecnologias de monitoramento utilizadas e a nova atualização adquirida pelo Governo de Rondônia para garantir mais segurança na sede do Poder Executivo.

“Trouxemos câmeras para demonstrar ao público na feira e as novidades do sistema, que atualmente está na versão seis e em breve, após a atualização, que está sendo adquirida pelo Governo de Rondônia por meio de licitação, será utilizada na versão sete”, disse o gerente de segurança da Casa Militar.

ATUALIZAÇÃO

Gleidson Benfica disse que a atualização vem com muitas novidades que já estão sendo demonstradas na feira internacional, como a possibilidade do patrulhamento ser feito com drone, tendo imagens sendo geradas com qualidade no sistema.

“Outra novidade é que com um celular, é possível usar a câmera para fazer o monitoramento e também ser integrado”, declara Gleidson Benfica ao estacar a equipe que atua com a tecnologia: sargentos Valdinei Oliveira; e Fábio Queiroz; Eduardo Gonçalves (Técnico).

INTELIGÊNCIAS NEURAIS

Dentre as novidades também, estão sendo demonstradas durante a Rondônia Rural Show, algumas inteligências neurais, com alguns analíticos de reconhecimento, dentre eles o reconhecimento facial, com maior precisão do que o reconhecimento digital.

“Um exemplo é se um cidadão faz um cadastro em nosso sistema e, porventura, possui um mandado de prisão em aberto, com o reconhecimento, é possível acionar a segurança e deter imediatamente. Com a nova atualização, isso será possível realizar”, explica o gerente de segurança da Casa Militar.

RECONHECIMENTO

Entre as possibilidades, o sistema, por meio de um dos analíticos, pode reconhecer uma pessoa armada e mais de 90 objetos. Também é possível fazer a limpeza de uma cena, tendo como exemplo, um grande fluxo de pessoas passando pelo pátio do Palácio Rio Madeira -PRM em 20 horas de imagens, mas, podendo localizar uma única pessoa informando as características da roupa.

“São alguns analíticos que teremos com essa nova atualização, por meio da aquisição que o Governo do Estado está adquirindo para o Palácio Rio Madeira”, disse Gleidson Benfica.

Outra possibilidade é fazer uma cerca digital, fazendo uma marcação em parte do estacionamento, por exemplo, onde uma área fica demarcada para o não uso de veículos. Caso um veículo adentre a área demarcada, a segurança será acionada imediatamente com um alerta emitido.

Fonte - 010 - SECOM - GOV/RO

Comentários

News Destaques

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.