Turismo em debate no espaço do Sebrae na Rondônia Rural Show

Setur, Fecomério-RO e Fecomércio AC fazem alinhamentos para atuação integrada
Quarta-Feira, 25 de Maio de 2022 - 13:13

Autor - Assessoria

A 9ª Rondônia Rural Show, que está acontecendo na região central do estado, de 23 a 28 de maio é onde grandes negócios são fechados, especialmente os vinculados ao agronegócio. Entretanto Ji-Paraná acaba sendo palco de grandes articulações institucionais durante esta agitada semana. Seguindo esta premissa, Sebrae em Rondônia, Superintendência Estadual de Turismo de Rondônia (Setur) e as Federações Estaduais de Comércio, Serviço e Turismo de Rondônia e Acre aproveitaram a ocasião para entabularem ações em conjunto.

Representantes das quatro instituições se reuniram no estande do Sebrae na Rondônia Rural Show com uma pauta muito assertiva: trabalhar a integração turística entre Rondônia e Acre, incluindo destinos internacionais (os países andinos vizinhos).

Para o Sebrae, a junção de forças é fundamental para o sucesso de qualquer inciativa: “Quando nos reunimos com o mesmo propósito de intenções, as estratégias fluem com foco, objetividade. O Ente público direciona e nós do setor produtivo buscamos esse caminho nas ações implementadas. ”, disse Samuel Almeida, diretor técnico do Sebrae.

Entre os insights que surgiram, a realização de dois eventos internacionais no Acre, além do já programado Salão do Turismo de Rondônia – uma iniciativa da Associação Brasileira de Agencias de Viagens de Rondônia (Abav), cujo evento o Sebrae é grande parceiro. Nas pautas dos três eventos, serão incluídos debates para a integração e rotas turísticas incluindo os dois estados e os países vizinhos.

“Precisamos provocar as instituições que podem destravar os gargalos que impedem que o Turismo se desenvolva ainda mais. Já avançamos muito nos últimos anos, mas precisamos alcançar ainda mais”, disse Gilvan Pereira, superintendente da Setur-RO.

João Bosco Nunes, coordenador de Turismo da Fecomérico-AC e Cileide Macedo, assessora da diretoria da Fecomércio-RO trouxeram apontamentos legítimos para o bom desenvolvimento dos trabalhos em conjunto. João Bosco acredita que se reativarmos a já criada rota Amazônia-Andes-Pacífico, envolvendo os dois estados vizinhos, com roteiros incluindo os países andinos, é possível que em pouco tempo tenhamos um caso de sucesso, assim como a famosa Rota das Emoções, que envolve Maranhã, Piauí e Ceará. Já Cileide mostrou que é preciso ampliar a oferta de voos, já começando com o trecho, hoje inexistente, Rio Branco a Porto Velho.

Todos acordaram que é preciso iniciar um estudo ancorado na premissa da integração turística e da necessidade em se comercializar produtos já existentes em ambos os estados, que parece estar em momentos similares de maturidade de mercado, buscando uma afirmação maior.

Fonte - 010 - Assessoria

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.