Rondônia passa ter primeiro blindado da história da Segurança Pública para fortalecer enfrentamento ao crime

Blindado ajudará a avançar em operações contra criminalidade preservando a vida dos policiais
Quarta-Feira, 25 de Maio de 2022 - 08:47

Autor - Vanessa Moura

Primeiro blindado da história da segurança pública de Rondônia foi entregue oficialmente nesta terça-feira (24), no segundo dia da 9ª Rondônia Rural Show, que segue até o dia 28, no Parque Vandeci Rack, em Ji-Paraná. A aquisição do veículo, que tem grande vantagem na modalidade tática, reforça as ações policiais no enfrentamento ao crime, garantindo maior proteção aos policiais.


Fotos: Daiane Mendonça

O veículo atenderá as ações do Batalhão de Operações Policiais Especiais do Estado de Rondônia – Bope. Segundo a Polícia Militar, o blindado é indicado para ações em áreas de risco e facilitará acesso seguro em áreas em conflito, permitindo com que a operação seja bem sucedida, sem expor os policiais a maiores riscos. Assim, a possibilidade de disparos de um local seguro e protegido por blindagem permite flexibilidade para a tropa. O investimento é de R$ 2.8 milhões, recurso do Governo.

‘‘Sofremos muito por anos com os resultados de emboscadas contra nossos policiais, mas com a aquisição desse veículo, estamos mudando isso, aliando capacidade técnica com tecnologia para assegurar a preservação da vida dos policiais no desempenho das suas atividades de prestação de serviço à população no combate à criminalidade. Esse é um veículo que segura até tiro de fuzil, isso dá mais segurança e impede que tenhamos perdas em operações’’, explica o governador, Marcos Rocha.


Fotos: Daiane Mendonça

O gestor da Secretaria da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, José Hélio Cysneiros Pachá, destacou que o blindado mudará a história das operações especiais em Rondônia. ‘‘Não teremos mais situações onde o perigo de morte põe alguns comandantes de tropa em dúvida quanto a progressão dos efetivos no terreno. Com esse blindado, que é o nosso caveirão 1, a Polícia Militar terá condições de avançar em condições de trafegabilidade difícil, e fazer o enfrentamento às invasões violentas de terras’’, afirma.

O comandante-geral da PMRO, coronel PM James Padilha, reforçou que o blindado se faz necessário diante do enfrentamento de situações como conflitos agrários e o crime organizado. ‘‘É de vital importância, dando condições de que ações policiais sejam executadas com segurança e que as vidas dos policiais sejam preservadas. A aquisição do blindado demonstra o compromisso do Governo em suprir nossas necessidades de melhoria da prestação de serviço a população’’, disse o comandante.

INVESTIMENTOS

Melhorar a Segurança Pública faz parte do Plano Estratégico do Governo Estratégico de Rondônia, que somado a aquisição do blindado realizou diversas ações para ampliar e dar efetividade à proteção dos rondonienses.

Entre as ações está a conquista de um novo contrato de locação de veículos, que contemplou mais veículos, em condições tecnológicas melhores, e, ainda, com economia, se comparado ao anterior. Foram locados ao todo 605 veículos de médio e pequeno porte .


Fotos: Daiane Mendonça

PMRO reforçou que blindado se faz necessário em situações como conflitos agrários e combate ao crime organizado

Também foi revitalizado a prédio da antiga Sesdec para poder funcionar com estrutura de um Centro Integrado de Comando e Controle – CICC, enquanto o novo prédio está em processo final de licitação e posterior construção; e concluída a obra do novo prédio para o Batalhão de Policiamento de Choque de Rondônia  -BPChoque.

O Poder Executivo ainda entregou 30 drones às Forças de Segurança e Curso de Capacitação em Pilotagem e Manutenção de Drones e está atualmente proporcionando diversas turmas do curso de Técnicas não Letais em várias cidades do Estado.

Além disso, houve, em 2022, o reaparelhamento de equipamentos e materiais das Polícias Militar e Civil, com investimento de mais de R$ 5,8 milhões do Fundo Estadual de Segurança Pública – Funesp, que somam mais de 20 mil aparatos policiais entregues em 2021 para reforçar a Polícia Militar, entre equipamentos balísticos e armamentos.

RESULTADOS

Conforme a Sesdec, as ações empregadas para melhorar a segurança pública em Rondônia refletem-se em resultados efetivos de combate à criminalidade. Em um comparativo no primeiro trimestre de 2021 com 2022, a quantidade de veículos recuperados aumentou 27% (767), aumentou também a quantidade de foragidos recapturados, neste primeiro trimestre foram 853 presos, 16% a mais que no mesmo período de 2021. Já o aumento de drogas apreendidas foi de mais de 300% (cerca de 3 toneladas). Enquanto que os latrocínios, que são os roubos seguidos de morte, tiveram queda de 60%

Fonte - 025-SECOM - GOV/RO

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.