Arraial Municipal reúne grande público na abertura do Circuito Junino de Porto Velho

Festa tem continuidade neste sábado
Sábado, 21 de Maio de 2022 - 11:55

Autor: Etiene Gonçalves

Em grande estilo e com muita alegria, essa foi a sensação de quem prestigiou o 4º Arraial Municipal, evento promovido pela Prefeitura de Porto Velho e que é a marca da retomada dos festejos do Circuito Junino, na noite de sexta-feira (20). O público compareceu e acompanhou as quadrilhas dançantes, apresentação de bois-bumbás, de shows musicais e das comidas típicas.

 

Foto: Leandro Morais

O evento segue neste sábado (21) e as atividades são coordenadas pela Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), com apoio de parceiros.

Para o vice-prefeito de Porto Velho, Maurício Carvalho, o momento é de muita alegria, sobretudo, por marcar a retomada de uma festa muito tradicional, a de São João. "O evento demonstra que a vida das pessoas está voltando ao novo normal. Estamos podendo nos divertir e a cultura está muito viva na cidade e nos emociona muito. Esse movimento é importante, inclusive, poder ver o sorriso nos rostos dos portovelhenses”, disse ele ao lembrar que é momento de festa, de vitória.

REPOSIÇÃO CULTURAL

As manifestações culturais voltam ao cenário de Porto Velho. Agora, segundo o diretor de patrimônio da Funcultural, Altair dos Santos (Tatá), estes eventos demonstram um legado de muita resistência dos produtores locais e da Administração do prefeito Hildon Chaves. “Superamos dores, dificuldades e, agora, recolocamos a nossa cultura e as pessoas em nossos espaços em toda a cidade. As atividades, que são coordenadas pela Funcultural, nos representam por todo esse contexto histórico”.

Na programação da primeira noite, houve a apresentação das Quadrilhas Rosa Divina; Rosas de Ouro; Junina Tradição, Juabp; do Boi-Bumbá Estrela de Fogo e Show Musical.

A Funcultural espera que, agora, no início de junho, aconteçam nas zonas Centro, Sul, Leste e Oeste diversas atividades folclóricas com a intenção de transformar Porto Velho na capital Junina do Norte brasileiro, bem como a reposição do que se perdeu durante o período pandêmico.

SATISFAÇÃO EM FAZER PARTE

“Antes da pandemia eu já participava dos arraiais, sempre fui amante das festas juninas e é muito bom ver que estamos retomando. É um evento bonito e maravilhoso”, comentou a odontóloga Lara Pontes, moradora do bairro Arigolândia, que também lembrou que "a melhor parte é o conjunto quadrilha e comida típica".

OPORTUNIDADE DE VENDAS

Já a permissionária do Mercado Cultural, Graça Carneiro, aproveitou o evento para ampliar a renda com a venda de diversas comidas típicas: o tacacá, a galinha picante, o bobó de camarão, o pirarucu a casaca, e doces e salgados. “Além disso, contribuímos para reunir as pessoas que estão afastadas e, agora, a gente pode melhorar e ganhar mais um pouquinho de dinheiro”. Para o atendimento durante o evento, Graça precisou contratar cinco pessoas.

PARCEIROS

A realização do Arraial Municipal 2022 conta com o apoio da Secretaria Geral de Governo (SGG) junto com as secretarias de Serviços Básicos (Semusb), de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), da Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), entre outros órgãos municipais.

PROGRAMAÇÃO - SÁBADO (21)

20h - Boi-Bumbá Diamante Negro

20h30 - Quadrilha Matutos do Socialista

21h - Quadrilha Judicario

21h30 - Boi-Bumbá AZ de Ouro

22h - Quadrilha Girassol das Três Marias

22h30 - Quadrilha Rádio Farol

23h - Boi-Bumbá Marronzinho

Fonte - 030 - Prefeitura de Porto Velho

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.