Gravidez não planejada é debatida entre MPRO e ASSOGIRO

Dentro do tema, foi abordada, por exemplo, a necessidade de ampliação dos métodos contraceptivos de prevenção à segunda gravidez na adolescência.
Segunda-Feira, 16 de Maio de 2022 - 14:19

Autor - Departamento de Comunicação Integrada

A gravidez não planejada foi o ponto central de reunião realizada na sede do Ministério Público de Rondônia na última sexta-feira (13/5) entre os Promotores de Justiça Héverton Alves de Aguiar, Tânia Garcia Santiago, Julian Inthom Farago, Emília Oiye e Marcos Valério Tessila de Melo, representantes respectivamente do CAOP-UNI, GAEINF, GAECIV e SAÚDE, e das Promotorias da Saúde e Infância e Juventude, e a Presidente da Associação de Obstetrícia e Ginecologia de Rondônia ASSOGIRO, Dra. Ida Peréa.

A médica Ida Peréa explicou que a gravidez na adolescência é um problema com graves repercussões para a saúde das adolescentes, com impactos sociais e econômicos das famílias e da sociedade, e, por este motivo, merece um pacto social para o seu enfrentamento. Nesse aspecto, a participação do MP é de fundamental importância e pode agilizar a solução.

Dentro do tema, foi abordada, por exemplo, a necessidade de ampliação dos métodos contraceptivos de prevenção à segunda gravidez na adolescência.

Uma das proposituras expostas pela Presidente da ASSOGIRO e acolhida pelos membros do MPRO foi a ampliação das atividades educativas e da oferta de métodos contraceptivos de longa ação na rede SUS.

Segundo dados do Datasus, Rondônia reduziu a taxa de fecundidade de adolescentes em 50%, nas duas primeiras décadas deste século, chegando a 55 partos por cada 1.000 adolescentes, mas ainda está longe do aceitável, que seria uma taxa de 20 para cada 100.000. Entretendo, com as tecnologias e novos contraceptivos disponíveis, é possível reduzir outros 50% em apenas cinco anos, como aconteceu nos países vizinhos Chile e no Uruguai.

Os membros do MP e a representante da ASSOGIRO definiram pela junção de esforços no pleiteamento de apoio de outras entidades e órgãos públicos com o propósito de fortalecer as políticas que envolvem o tema. Novas reuniões foram agendadas para ampliar as discussões.

Fonte - 20 - Departamento de Comunicação Integrada

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.