INOVAÇÃO - Vem aí o 4º Ideathon Sebraelab em Ji-Paraná

Maratona de inovação acontece presencialmente em parceria com a Faculdade São Lucas.
Terça-Feira, 10 de Maio de 2022 - 14:41

Autor - Imprensa-RO

O Sebrae em Rondônia e a Faculdade São Lucas estão juntos em mais uma iniciativa para estimular o ecossistema de inovação no estado. É o 4º Ideathon Sebraelab, que acontece em Ji-Paraná, no campus da São Lucas, nos dias 13, 14 e 15 de maio.

Ideathons são maratonas de inovação que envolvem concepção e prototipação para resolver um problema ou aperfeiçoar um processo. Esse tipo de evento foca em apresentar ideias para uma necessidade técnica, social ou ambiental, com direcionamento para uma solução que pode resultar em projeto e planos de ação para as empresas ou instituições.

A maratona funciona como um acelerador de novas ideias e é uma ferramenta de inovação aberta, o que possibilita estimular os competidores a encontrarem soluções a partir da construção coletiva, colaborativa e multidisciplinar.

O 4º Ideathon Sebraelab tem por objetivo estimular a cultura de inovação e empreendedorismo entre os estudantes, onde serão desenvolvidas soluções para problemas reais. Durante três dias de muita imersão e capacitações, os estudantes terão a oportunidade de tirar uma ideia do papel e transformar em um modelo de negócios pronto para ser apresentado a potenciais investidores e parceiros.

O evento contará com palestras temáticas e de capacitação técnica, abordando conceitos como design thinking e metodologias ágeis. O objetivo é de, em um curto período de tempo, transmitir muito conhecimento para que os participantes possam colocar em prática instantaneamente.

Muitos conhecimentos novos para os estudantes certamente serão úteis no mercado de trabalho, com aplicação prática em suas carreiras. Além disso, será possível também realizarem muita conexão e troca de experiências com os mentores e entre os próprios estudantes. “Ao final do evento, teremos como resultado projetos que possam virar startups ou pelo menos estimular essa vontade nos estudantes”, diz Alexandre Mori, da MVPlay, empresa executora do Ideathon.

Para o Sebrae, eventos como o Ideathon são oportunidades para novas ideias e até mesmo modelos de negócios: “Estratégias como essa – maratonas e competições de ideias inovadoras e criativas – trazem uma grande mudança de paradigma para a sociedade e, em especial, para os jovens, que são estimulados a adotarem posturas mais proativas e em benefício da sociedade”, comenta Rangel Miranda, head de Inovação do Sebrae em Rondônia. O evento tem o apoio, além da faculdades São Lucas da Tambaki Valley, uma das comunidades de Inovação de Rondônia.

Fonte - 20 - Imprensa-RO

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.