Palestra explica o processo de fabricação do sabão

UNAMA Porto Velho promove atividade, no dia 07 de maio, com a professora de Química, Josiane Costa Medeiros
Sexta-Feira, 06 de Maio de 2022 - 15:26

Autor: Imprensa UNAMA

Quais as reações químicas necessárias para que se fabrique o sabão? Durante o processo de industrialização desse produto, existem substâncias fundamentais que dão origem a ele. Esse procedimento é chamado de reação de saponificação. Para debater o assunto, a UNAMA Porto Velho promove minicurso, no dia 07 de maio, às 8h, com a professora de Química, Josiane Costa Medeiros, no laboratório de química da Instituição.

Foto: Imprensa UNAMA

As principais matérias primas do sabão são as gorduras animais e vegetais, além da soda cáustica, glicerina e óleos naturais. Segundo o coordenador dos cursos de Engenharia da UNAMA Porto Velho, Benicio de Morais Lacerda, o processo de fabricação do produto remete a seiscentos anos antes de Cristo.

"Se antes o produto mais usado era o sebo, a banha de cabra, água e as cinzas de madeira, hoje temos um processo químico importante. Estamos falando de uma reação que consegue quebrar a película da água, permitindo que o sabão penetre nos materiais e retire a sujeira. Na palestra, vamos detalhar como acontece toda essa criação", detalhou.

O evento dispõe de 100 vagas e as inscrições podem ser feitas no site de extensão da Instituição. A UNAMA Porto Velho fica localizada na Av. dos Imigrantes, 4045-B, bairro Industrial.

Fonte - 030 - Imprensa UNAMA

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.