Sarampo: casos suspeitos da doença preocupa em Porto Velho e faz Semusa emitir alerta

Vacina é disponível nos postos de saúde.
Quarta-Feira, 04 de Maio de 2022 - 10:10

Autor: Emerson Barbosa

A incidência de casos suspeitos de sarampo tem preocupado a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Porto Velho Rondônia. Esta semana, a entidade emitiu um alerta “apontando para o risco de transmissão da doença na capital investigados”.

Na nota, a Semusa declara que tem pedido aos servidores para que verifiquem possíveis registros suspeitos de sarampo, além de indicar ao Centro de Informações Estratégias em Vigilância em Saúde (CIEVS), pelo telefone (69) 9 -8473 -3110.

Doença transmitida pelo Morbillivirus, o sarampo tem o ser humano como único hospedeiro. Segundo especialistas, o tempo de transmissão leva em torno de 04 a 06 dias até o corpo ser acometidos pelas erupções cutâneas.   

Outro meio de transmissibilidade acontece por gotículas de saliva que estejam suspensas no ar. Em 30% dos casos, o sarampo pode comprometer a saúde dos indivíduos, inclusive levando a morte. A prevenção para a doença ocorre por meio da vacina que existe no Brasil desde 1973.

Entre elas estão a Tríplice Viral que combate o sarampo e também previne contra a caxumba e a rubéola. A Tetraviral, além de combater o sarampo, atua prevenindo a caxumba, rubéola e a varicela que seria a catapora.

Fonte - ƒ News Rondônia

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.