Primeira etapa de declaração de rebanhos acontece em maio; serviço é disponibilizado on-line, no site da Idaron

Vale lembrar que, já a partir de domingo, a emissão da Guia de Trânsito Animal passa a estar vinculada à declaração de rebanhos.
Segunda-Feira, 02 de Maio de 2022 - 22:30

Autor -  Toni Francis

No domingo, 1º de maio, o Governo de Rondônia, por meio da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron), iniciou a primeira etapa da campanha de declaração obrigatória de rebanhos, com foco nas produções de bovinos, bubalinos, suínos, caprinos e ovinos (animais suscetíveis à febre aftosa), além de equídeos e aves.

Vale lembrar que, já a partir de domingo, a emissão da Guia de Trânsito Animal passa a estar vinculada à declaração de rebanhos. Ou seja, o produtor só poderá emitir GTA depois que regularizar o rebanho junto à Idaron.

Fotos: Amabile Casarin e Daiane Mendonça

Os produtores terão até o dia 31 de maio para fazer a declaração, lembrando que podem ser utilizadas diversas plataformas: pela internet, no site da Agência (www.idaron.ro.gov.br), pelo e-mail ou WhatsApp das Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav’s). “O processo de declaração é muito simples, pela internet, a senha usada para a emissão de ‘e-GTA’ é a mesma para fazer a declaração dos rebanhos. Quem ainda não efetivou login e senha para acesso ao sistema da Idaron, basta entrar no site da Agência, pelo computador ou celular, e cadastrar a senha”, explicou presidente da Idaron, Júlio Cesar Rocha Peres.

A declaração é uma etapa importante para que Rondônia mantenha o status internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação, com reconhecimento da OIE (Organização Mundial da Saúde Animal). “Ao declarar nosso rebanho, estamos fortalecendo nossa economia e certificando o consumidor da qualidade de nossa produção”, finalizou Peres.

Fonte - 010 - SECOM - GOV/RO

Comentários

News Destaques

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.