Em 24 horas Rondônia registra quatro óbitos e 330 novos casos confirmados de COVID-19
Autor: Emerson Barbosa
O filme “O Território” (The Territory), do cineasta norte-americano, Alex Pritz, estreia em maio no Festival Internacional de Documentários de Munique Alemanha. A participação da película foi confirmada pela própria organização do DOK. fest München, que vai de 04 a 15 de maio.
"Em Ganz Großes Kino! apresentamos 35 dos melhores documentários internacionais na grande sala e na sala de prata do Deutsches Theater, incluindo muitas estreias alemãs e mundiais, bem como prêmios filmes vencedores Daniel Roher, o mais importante político da oposição russa no período mais dramático de sua vida”, informa a apresentação.
O documentário é inteiramente rodado em Rondônia e mostra de maneira realista a saga dos protagonistas Bitaté e Ivaneide Bandeira, coordenadora da Associação Etinoambiental Kanindé que juntos comandam um grupo para proteger a terra 7 de Setembro da invasão de grileiros.
Ovacionado pela crítica, The Territory foi classificado como um “filme que inspira e desperta a urgência para um assunto global, a crise ambiental. Uma experiência cinematográfica, com uma cinematografia impressionante e poética, um excelente design de som da floresta amazônica que permite mergulhar na narrativa”.
The Territory já foi vencedor do Prêmio do Público e Prêmio Especial do Júri por Documentário Craft, no Festival Sundance nos Estados Unidos (EUA). Também foi honrado no Festival Internacional de Documentários de Copenhagen (CPH:DOX), no Festival Internacional “Filmes que Importam” (Movies that Matter Festival) na Holanda na categoria Prêmio Ativismo e como Melhor Documentário na escolha do público no Festival Internacional de Seattle nos EUA.
Durante entrevista na Pontifícia Universidade Católica em São Paulo, a Txai Suruí falou do filme, enfatizando que as mídias sociais vêm sendo usadas pelos indígenas para mostrar a própria realidade. “Hoje para os povos indígenas, principalmente as mídias, os celulares são instrumentos importantíssimos para gente denunciar aquilo que não aparece na mídia tradição”, situa.
News Destaques
Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.