Denúncia: homem é filmado matando onça-pintada a tiros

Animal é morto com mais de 15 tiros de pistola.
Terça-Feira, 19 de Abril de 2022 - 09:01

Autor: Emerson Barbosa

Encurralada entre o que parece ser um emaranhado de galhos e cipós, uma onça-pintada prevê seus momentos finais. Em solo e sobre um pântano um grupo de caçadores todos armados fazem uma espécie de cordão de isolamento caso o bicho consiga escapar. Em volta cães latem.

Com a câmera ligada outro homem registra toda ação criminosa. O homem mira em direção ao animal, o primeiro tiro é disparado, o bicho agoniza de dor, em seguida cai sobre o chão.

A onça com porte de adulta tenta escapar, mas o caçador implacável continua atirando incessantemente. São ouvidos um, dois, três, 10, 12, 13 tiros. Ao todo foram 15 disparos. Cães se agitam com o barulho da arma.  É possível ouvir o último rugido até o animal silenciar. O jornalismo do News Rondônia não conseguiu apurar a procedência do vídeo.

Também não foi possível identificar se o caso realmente ocorreu no Brasil ou em algum país vizinho. O certo é que a imagem bastante forte revela um crime contra um animal na lista de ameaçados de extinção.

Previsto no Art. 29 da lei 9.605/1998, atentar contra os animais da fauna brasileira é crime. A pena prevista pode ser a prisão de 6 meses a 1 ano, além de multa.

A lei também descreve as proibições no caso de “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida”.

Fonte - ƒ News Rondônia

Comentários

News Destaques

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.