Encerramento da Semana Mundial da Água termina com visita ao Parque Natural de Porto Velho

Programação permitiu a estudantes discutirem o futuro da água
Sexta-Feira, 25 de Março de 2022 - 14:10

Encerrando as atividades em alusão a Semana Mundial da Água, alunos da Escola Estadual Murilo Braga participaram, nesta sexta-feira (25), do circuito ambiental promovido pela Prefeitura. Na ocasião, os estudantes visitaram o acervo histórico do Parque Natural de Porto Velho e o novo espaço das orquídeas.

A programação foi realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) em ação conjunta com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Durante o encontro, os alunos conheceram as principais espécies de plantas e animais no acervo histórico do parque, que também passou a contar com um novo espaço onde estão catalogadas várias espécies de orquídeas exóticas e nativas da região amazônica.

“A ideia desse encontro é quebrar o paradigma de que as aulas só devem ser feitas na sala de aula. A proposta aqui é trazer os alunos para conhecer o que a nossa natureza tem a oferecer de melhor, que é a pluralidade de espécies presentes na Floresta Amazônica”, destacou Alexandro Pincer, titular da Sema.

No decorrer da visita, equipes de educação ambiental e guias turísticos do parque levaram os alunos para um passeio na trilha ecológica no meio da reserva florestal. Além do passeio, os alunos também conheceram o orquidário e diversos brinquedos que estão à disposição dos visitantes.

“As atividades realizadas nesta semana foram muito boas, eu pude aprender como funciona o sistema de tratamento de água e também aprendi que é possível utilizar copos descartáveis para criação de girassol. E hoje estamos conhecendo o Parque Natural da nossa cidade”, conta o aluno Nícolas Campelo Silva.

No decorrer da semana, os alunos da escola Murilo Braga e da escola Municipal Antônio Ferreira discutiram diversos temas sobre a água. Entre eles, o uso das bacias hidrográficas da região, consumo inadequado e desperdício de água potável, mudanças climáticas e impactos ambientais na recuperação e preservação dos recursos naturais de nascentes, mananciais e cursos d’água em áreas urbanas.

O Parque Natural fica localizado no fim da avenida Prefeito Chiquilito Erse, antiga Rio Madeira, de terça-feira a domingo, das 9h às 16h.

Por: Carlos Sabino
Foto: Saul Ribeiro

Fonte - 010 - SUPERINTENDÊNCIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO -

Comentários

News Destaques

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.