QUINTA-FEIRA, 28/03/2024

L

Mundo

RÚSSIA X UCRÂNIA – Tropas russas entram na região de Kiev, e capital da Ucrânia se prepara para a invasão

É o maior ataque de um país europeu contra outro do mesmo continente desde a Segunda Guerra.

Publicado em 

RÚSSIA X UCRÂNIA - Tropas russas entram na região de Kiev, e capital da Ucrânia se prepara para a invasão - News Rondônia

O Ministério de Defesa da Ucrânia afirmou nesta sexta-feira (25) que mais de mil militares da Rússia foram mortos desde o início da invasão. O ministério também afirmou que derrubou diversos mísseis e ao menos duas aeronaves dos inimigos.

RÚSSIA X UCRÂNIA - Tropas russas entram na região de Kiev, e capital da Ucrânia se prepara para a invasão - News Rondônia

Soldado ucraniano perto da fuselagem de um avião na periferia de Kiev, na Ucrânia, em 25 de fevereiro de 2022 (Foto: Daniel Leal / AFP)

Encarregado de negócios da Ucrânia no Brasil pede empréstimo e armas

Anatoliy Tkach, encarregado de negócios da Ucrânia no Brasil, pediu apoio financeiro e com armas à Ucrânia. Ele citou empréstimo da Polônia e sanções que parceiros do país impuseram à Rússia.

“Precisamos de ajuda humanitária”, disse ele.

Gostaríamos de contar com o apoio do Brasil, afirmou Tkach.

União Europeia deve congelar posses de Putin

A União Europeia está preparando uma terceira rodada de sanções contra a Rússia, disse uma autoridade do bloco nesta sexta-feira (25). Minutos antes, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, havia pedido ações mais significativas para punir a Rússia pela invasão.

De acordo com o dirigente da União Europeia, os 27 países que compõem o bloco chegaram a um acordo para congelar os ativos do presidente Vladimir Putin e do ministro de Relações Exteriores, Sergey Lavrov.

Veja os principais acontecimentos na Ucrânia

Kiev entrou em fase defensiva, diz prefeito da cidade;

Os militares russos bloquearam a entrada de Kiev pelo oeste, segundo a agência russa Tass;

Russos afirmam que tomaram o aeroporto militar de Hostomel, perto de Kiev;

TV ucraniana transmite instruções de como fazer um coquetel molotov;

Russos bloqueram a cidade de Chernihiv;

Pelo menos 25 civis morreram em ataques aéreos, diz ONU.

Rússia pode enviar delegação para negociar com ucranianos, diz agência

A Rússia está pronta para enviar uma delegação de negociadores a Minsk, na Belarus, para negociar com a Ucrânia, segundo agencia de notícia russa RIA.

A delegação russa seria composta pelos ministros da Defesa e de Relações Exteriores.

Russos bloqueram a cidade de Chernihiv

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou nesta quinta-feira (25) que bloquearam as entradas da cidade de Chernihiv. Veja no mapa onde fica a cidade.

F1 decide não organizar Grande Prêmio da Rússia

Não haverá corrida de F1 na Rússia neste ano, disse a FIA, a entidade que organiza o campeonato.

O evento estava marcado para acontecer no dia 25 de setembro em Sochi, na Rússia.

“Na quinta-feira, a FIA e as equipes discutiram a posição do nosso esporte, e a conclusão é que é impossível sediar o Grande Prix da Rússia nas atuais circunstâncias.

Sebastian Vettel, que foi campeão três vezes, disse que não competiria se houvesse uma corrida. Max Verstappen também disse que competir em um país em guerra não é correto.

Kiev entrou em fase defensiva, diz prefeito da cidade

O prefeito da cidade de Kiev, Vitali Klitschko, afirmou que o município entrou em uma fase defensiva. De acordo com o jornal "New York Times", há russos no bairro de Obolov, a cerca de 9 quilômetros do Parlamento da Ucrânia.

Os militares russos bloquearam a entrada de Kiev pelo oeste, segundo a agência russa Tass, que teria ouvido o Ministério de Defesa da Rússia. A Rússia tomou controle de um aeródromo perto da cidade, e paraquedistas desceram no local, disse o ministério.

Tropas da Guarda Nacional da Ucrânia assumem posições na região central de Kiev.

Russos e ucranianos lutaram pelo aeroporto militar de Hostomel na quinta-feira. De acordo com os russos, 200 pessoas das forças especiais russas foram eliminadas no combate.

A cidade amanheceu com um bombardeio na região metropolitana —há imagens de prédios danificados.

TV ucraniana transmite instruções de como fazer um coquetel molotov

A TV ucraniana transmitiu instruções de como fazer um coquetel molotov, um tipo de bomba caseira feita com combustível.

Mais cedo, o Ministério da Defesa disse em uma rede social que os moradores de Kiev devem “preparar coquetéis molotov” para deter os invasores.

Segundo o ministério, há russos no distrito de Obolon, em Kiev. Os moradores foram orientados a se proteger.

Esse é o segundo dia da invasão russa à Ucrânia.

Presidente da Ucrânia propõe negociação com Putin, diz agência de notícias russa

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, propôs a Vladimir Putin uma negociação, segundo a agência de notícias russa RIA.

Em um discurso nesta sexta-feira (25), Zelensky afirmou que a invasão russa é como um ataque da Segunda Guerra repetido, e que a Europa não está reagindo rapidamente,

Ele também disse que os países da Europa ainda podem interromper as agressões russas, se agirem rapidamente.

O líder ucraniano pediu para que os cidadãos europeus façam protestos para pressionar os governos a tomar medidas mais decisivas.

Ele disse às forças armadas ucranianas que elas são tudo o que o país tem.

Promotor de Corte Penal Internacional diz que pode agir

“Eu lembro a todos os lados conduzindo hostilidades no território da Ucrânia que meu gabinete pode exercer sua jurisdição e investigar qualquer ato de genocídio, crime contra a humanidade ou crime cometido dentro da Ucrânia”, disse o promotor Karim Khan, da Corte Penal Internacional, nesta sexta-feira (25).

Soldados ucranianos teriam se recusado a se entregar e xingado russos

A Ucrânia disse que vai prestar homenagem póstuma a um grupo de 13 guardas de fronteira do país que foram mortos defendendo a ilha de Zmiinyi, no Mar Negro.

Um dirigente do país afirmou que os 13 soldados haviam morrido ele divulgou um áudio que, segundo o jornal ucraniano “Ukrainskaya Pravda”, é um diálogo entre os militares ucranianos e russos.

“Aqui é um navio de guerra russo. Eu proponho que você deponha suas armas e se entregue para evitar um banho de sangue e vítimas não necessárias. Caso contrário, vocês serão bombardeados”, disseram os russos.

“Navio de guerra russo, vai se f*” foi a resposta.

Anton Herashchenko, um assessor do Ministério do Interior da Ucrânia, disse que a Rússia, então, começou os ataques. A Rússia ocupou a ilha.

A autenticidade dos áudios não foi verificada pelas agências de notícias.

Pelo menos 25 civis morreram em ataques aéreos, diz ONU

O escritório de Direitos Humanos da ONU afirmou que há relatórios sobre pelo menos 127 vítimas civis na Ucrânia, sendo que 25 pessoas foram mortas, e 102, feridas por causa de bombardeios aéreos.

A porta-voz da entidade afirmou que esses números provavelmente são subestimados.

Russos tomam controle de canal que abastece a Crimeia

As forças russas anunciaram que assumiram o controle de um canal que fornece água potável para a Crimeia, península ucraniana anexada pela Rússia em 2014.

"Graças ao uso de regimentos terrestres e de tropas aerotransportadas, as forças russas conseguiram chegar à cidade de Kherson, o que permitiu o desbloqueio do canal da Crimeia do Norte e o retomada do abastecimento de água para a península da Crimeia", informou o Exército russo.

Pouco depois da anexação da península no início de 2014, os ucranianos cortaram o acesso ao canal, que fornecia 85% das necessidades de água da Crimeia. Desde então, a Crimeia enfrenta escassez de água, especialmente nos períodos de seca. O bloqueio do canal também afetou a agricultura da península, onde há plantações de milho e arroz.

Rússia proíbe entrada de aviões britânicos

A Rússia proibiu, nesta sexta-feira (25), a entrada em seu espaço aéreo de todos os aviões vinculados ao Reino Unido, depois das sanções impostas por Londres à companhia aérea russa Aeroflot na esteira da invasão da Ucrânia.

O espaço aéreo fica proibido para todos os aviões "de propriedade, arrendados, ou operados por uma organização vinculada, ou registrada, no Reino Unido", anunciou a agência reguladora Rosaviatsia em um comunicado.

A medida inclui os voos em trânsito pelo espaço aéreo russo.

Russos entraram em Kiev, diz Ucrânia

O Ministério da Defesa da Ucrânia afirmou que as forças russas entraram no distrito de Obolon, a alguns quilômetros do centro de Kiev, de acordo com o jornal "New York Times" e com a rede BBC.

O ministério também recomendou que os moradores se protejam em locais fechados.

As autoridades municipais disseram que os moradores devem evitar operações militares ativas em Obolon.

Em uma rede social, o ministério disse ainda que os moradores devem “preparar coquetéis molotov” para deter os invasores.

Uefa confirma transferência de final da Champions para Paris

A final da Champions League, agendada para o dia 28 de maio, não será mais realizada em São Petesburgo e, sim, em Paris, afirmou a Uefa, a entidade que organiza o futebol europeu.

Em nota, a Uefa já havia dito que está preocupada com a situação na Europa e que condena fortemente a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Russos estão se preparando na Belarus para invadir Kiev, segundo ucranianos

A chefia de gabinete das Forças Armadas da Ucrânia afirmou que os russos estão usando um campo de pouso na Belarus para reunir tropas e atacar Kiev. O plano original seria usar o aeroporto de Hostomel, perto da capital ucraniana, mas esse ponto ficou muito danificado durante a batalha, segundo o militar.

"Para intimidar a população da Ucrânia, o inimigo está escolhendo destruir a infraestrutura civil e de habitação", afirmou a chefia de gabinete em um texto em uma rede social.

De acordo com ele, as tropas russas avançam em direção a Kiev vindos de diversos pontos, e que as forças ucranianas lutam na periferia da cidade de Mariupol, no sul do país, e de Kharkiv, no extremo leste.

A Rússia nega que tenha feito ataques com mísseis em Kiev, segundo agências de notícias russas que citaram fontes do Ministério da Defesa.

Rússia diz que capturou ilha no Mar Negro

As forças russas capturaram a ilha de Zmiinyi, no Mar Negro, e 82 soldados ucranianos se renderam, disse o Ministério de Defesa da Rússia nesta sexta-feira (25).

Segundo autoridades ucranianas, havia 13 guardas de fronteira na ilha que foram mortos por disparos feitos de um navio de guerra russo.

Ministro do Reino Unido: Putin está tonto e já morreram 450 russos

Ben Wallace, ministro da Defesa do Reino Unido, afirmou que o presidente russo, Vladimir Putin, não é lógico: “Acho que ele está completamente tonto, ninguém em sã consciência iria fazer o que esteamos vendo nas nossas TVs hoje”, disse ele.

Ele disse que a Rússia já sofreu mais 450 perdas desde o começo da invasão.

Para Wallace, a Rússia quer tomar toda a Ucrânia, mas o exército russo não conseguiu atingir seus principais objetivos no primeiro dia da invasão.

China se opõe às sanções contra a Rússia

A China se posiciona contra todas as sanções unilaterais e ilegais à Rússia, disse o Ministério das Relações Exteriores do país.

O porta-voz do governo chinês reconhece a soberania da Ucrânia, mas acredita que as sanções impostas à Rússia não são uma forma efetiva de resolver a disputa e reforça que elas podem criar problemas ainda maiores para os países.

O governo chinês deve manter o comércio e cooperação normais com a Rússia, "baseado no mútuo respeito e benefício" dos países.

Agência nuclear da Ucrânia diz que aumentou a radiação em Chernobyl

A agência nuclear ucraniana afirmou que registrou um aumento nos níveis de radiação em Chernobyl. Os russos tomaram a região onde funcionava a usina nuclear até a década de 1980.

Os especialistas da agência nuclear disseram, no entanto, que os níveis de radiação não são críticos no momento, mas que estão sendo monitorados.

Não foram fornecidos os números da radiação. As alterações são resultado da movimentação de equipamentos militares pesados, que levantam poeira do chão.

Os russos afirmam que o nível de radiação é normal.

A Rússia vai mandar paraquedistas para garantir a posse de Chernobyl e a segurança do local onde funcionava a antiga usina nuclear, disse um porta-voz do Ministério da Defesa russo.

O que é Chernobyl e por que a cidade é importante

O exército russo destruiu 118 locais onde havia infraestrutura militar ucraniana, de acordo com dados do ministério russo.

Veja os últimos acontecimentos na Ucrânia

Guerra na Ucrânia: capital Kiev é atacada, e defesa derruba avião militar russo

Tropas russas se aproximam de Kiev; governo ucraniano espera que tanques ataquem a cidade ainda nesta sexta

Governos estimam baixas da Ucrânia e da Rússia

Novos ataques russos atingem a capital Kiev em segundo dia de confrontos

Pelo menos duas explosões foram ouvidas na capital da Ucrânia na madrugada desta sexta

Russos atingiram 33 alvos civis, diz Ucrânia

União Europeia anuncia novas sanções à Rússia

Presidente ucraniano convoca homens ao alistamento

137 ucranianos foram mortos em ataques russos, diz presidente Zelensky

Russos atingiram 33 alvos civis, diz Ucrânia

Os russos atingiram 33 alvos civis nas últimas 24 horas, de acordo com o Ministério do Interior da Ucrânia. Duas crianças morreram nos ataques, segundo o Ministério.

"Os russos dizem que não estão atacando alvos civis, mas 33 locais civis foram atingidos nas últimas 24 horas", disse o ministro Vadym Denysenko, segundo a agência Interfax.

Pouco antes, o presidente Volodymyr Zelensky havia dito que os russos estão atacando alvos civis.

Alemanha vai oferecer tropas e equipamento à Otan, diz revista

A Alemanha tem planos para oferecer soldados, sistemas de defesas e navios para a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para que a entidade possa fortalecer os países do leste europeu.

A informação foi divulgada pela revista “Der Spiegel”, mas não foram reveladas as fontes.

A Alemanha poderia enviar 150 soldados e mais de dez veículos blindados rapidamente, além de sistemas de defesa antiaérea e navios (que agora estão no Mediterrâneo), segundo a revista.

A ministra da Defesa alemã, Christine Lambrecht, não fez comentários.

Memorial de Auschwitz apoia Ucrânia

O Memorial Auschwitz publicou em uma rede social um texto em que expressa solidariedade aos ucranianos e aos russos que se opõem à invasão da Ucrânia pela Rússia.

“Esse ato bárbaro será julgado pela história, e seus autores, espera-se, também [serão julgados] pelo Tribunal Penal Internacional”, afirmou a entidade.

Durante o nazismo na Alemanha, Auschwitz foi uma rede de campos de concentração operada pelos nazistas na Polônia.

O Memorial é uma entidade para lembrar dos crimes cometidos pelos nazistas. “Nesse momento, o mundo livre e democrático deve mostrar se aprendeu sua lição sobre passividade dos anos 1930. Hoje, qualquer sinal de indiferença é sinal de cumplicidade”, afirma a nota.

Putin alegou que um dos motivos para invadir a Ucrânia seria “desnazificar” o país, mas o governo da Ucrânia não tem relação nenhuma com o nazismo.

Zelensky diz que russos atacam civis e pede ajuda do leste europeu

O exército russo está atacando áreas civis, denunciou o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. Ele também elogiou o heroísmo de seus compatriotas diante da invasão e afirmou que as tropas estão fazendo todo o possível para defender o país.

"Eles dizem que os civis não são um alvo, mas esta é outra mentira deles: na realidade, eles não fazem distinção entre as áreas em que operam. Esta noite começaram a bombardear bairros civis. Isto nos recorda (a ofensiva nazista de) 1941."

Ele conversou com o líder da Polônia, Andrzej Duda, nesta sexta-feira, para tentar um auxílio dos países do leste europeu que fazem parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e, assim, levar a Rússia para a mesa de negociações.

Tropas russas se aproximam de Kiev

Tropas do exército da Rússia estariam se aproximando da capital da Ucrânia, Kiev, na madrugada desta sexta-feira (25), segundo a agência de notícias norte-americana AP.

Avião russo é abatido em Kiev

De acordo com a agência, o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, teve uma conversa por telefone com congressistas na qual informou que as forças russas que entraram no país por Belarus estariam a cerca de 32 quilômetros de Kiev.

Alarmes de ataque aéreo foram disparados depois que a cidade foi atingida por mísseis no começo desta sexta-feira, de acordo com a TV ucraniana. As autoridades municipais pediu para que as pessoas procurem os abrigos mais próximos.

Governos estimam baixas adversárias

Após mais de 24h do início dos ataques da Rússia à Ucrânia, os governos dos dois países publicaram estimativas próprias dos danos que teriam provocado no exército adversário.

O Ministério da Defesa russo disse que todas as missões no primeiro dia de operações "foram concluídas com sucesso". O exército russo afirmou que destruiu 74 instalações militares, entre elas 11 aeródromos.

Por sua vez, as forças armadas ucranianas disseram ter destruído 30 tanques, até 130 veículos de combate, 7 aviões e 6 helicópteros dos russos.

Em nota, o serviço de inteligência do Reino Unido disse que é "muito improvável" que o governo russo tenha atingido seus objetivos militares para o primeiro dia de ataques na Ucrânia.

Primeiro-ministro da Índia pede cessar-fogo

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, publicou uma nota nesta quinta-feira (24) pedindo um "imediato cessar da violência" diante do que ele chamou de "recentes acontecimentos na Ucrânia".

Na nota, Modi disse acreditar que "as diferenças entre a Rússia e o grupo da OTAN só podem ser resolvidas através de um diálogo honesto e sincero".

A Índia de Modi tem diversos pactos e alianças comerciais com a Rússia governada por Putin.

Além disso, cerca de 20 mil cidadão indianos vivem na Ucrânia, muitos deles estudantes universitários.

Por conta disso, o primeiro-ministro também destacou, no comunicado, que "sensibilizou o presidente russo sobre a segurança dos cidadãos indianos na Ucrânia, especialmente estudantes, e lhe informou que a Índia atribui a mais alta prioridade à sua saída e retorno à Índia".

Avião russo é abatido em Kiev

As primeiras horas da sexta-feira (25) em Kiev, na Ucrânia, começaram com explosões em diversas regiões da capital. Pelo menos um avião russo, que pode ser ou não tripulado, foi abatido pelo sistema de defesa antiaérea da capital ucraniana (veja no vídeo acima).

Segundo Anton Gerashchenko, um assessor do Ministro do Interior da Ucrânia, a aeronave caiu na região de Darnitskyi, no sudeste de Kiev. O oficial também publicou imagens do que seria um edifício residencial de 9 andares em chamas após bombardeios russos.

Além da capital Kiev, a região da cidade de Zaporizhzhya também foi atacada nesta madrugada, segundo agências de notícias. Com população de cerca de 730 mil habitantes, Zaporizhzhya fica no sudeste da Ucrânia. O ataque matou oficiais e ocorreu por volta das 4h25 (horário local) em um posto de controle de fronteira.

Segundo dia de invasão

O segundo dia da guerra na Ucrânia começou com registros de novas explosões na capital, Kiev, ainda na madrugada sexta-feira (25).

Cidades como Kiev e Kharkiv, as duas maiores do país, foram atacadas com mísseis e bombas na quinta. A última atualização foi de que ao menos 137 pessoas morreram e outras 316 ficaram feridas na Ucrânia após os ataques russos, segundo o ministro da Saúde da Ucrânia, Oleh Lyashko.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que seu país foi "deixado sozinho" para se defender contra a invasão russa. O líder ucraniano também convocou uma mobilização geral de todos os homens com idade entre 18 e 60 anos para se alistarem nas Forças Armadas.

Explosões em Kiev

Pelo menos duas explosões foram ouvidas em Kiev, capital da Ucrânia, nas primeiras horas desta sexta-feira (25), por volta das 4h40 (horário local), segundo agências de notícias.

De acordo com a agência Reuters, uma das explosões estaria relacionada a um avião russo que teria sido abatido pelo sistema de defesa antiaérea da capital ucraniana.

"Os ataques contra Kiev com mísseis de cruzeiro ou balísticos recomeçaram. Ouvi duas explosões fortes", disse o vice-ministro do Interior ucraniano, Anton Herashchenko, em sua conta no Telegram.

Segundo a agência, a cidade de Zaporizhzhya, no sudeste do país, também foi alvo de ataques de mísseis na madrugada desta sexta (25).

Sons semelhantes foram ouvidos na quinta-feira (24) quando, segundo autoridades ucranianas, uma base militar em Brovary, perto de Kiev, foi atingida por mísseis russos, em um ataque que deixou seis mortos.

União Europeia anuncia novas restrições

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou na madrugada desta sexta-feira (25, horário local, 24 no Brasil) um pacote de sanções da União Europeia à Rússia. Ela apresentou as medidas em cinco pontos:

Sanções financeiras que têm como alvo 70% do mercado bancário da Rússia e empresas estatais estratégicas, incluindo de defesa.

Sanções no setor de energia, uma área econômica chave que beneficia especialmente o estado russo; banir as exportações deve atingir o setor de petróleo.

Banir a venda de aeronaves e equipamentos para as linhas aéreas russas.

Limitar o acesso da Rússia a tecnologias cruciais, como semicondutores e softwares de ponta.

Restringir vistos. Diplomatas, grupos relacionados e homens de negócio russos não vão ter mais acesso privilegiado à União Europeia.

Macron diz que Putin 'escolheu a guerra'

O presidente da França, Emmanuel Macron, disse na madrugada desta sexta (25, horário local, 24 no Brasil), que o presidente russo, Vladimir Putin, fez uma "uma escolha deliberada e consciente de começar uma guerra quando ainda era possível negociar a paz".

Macron fez referência a uma conversa que teve com Putin, por telefone, pedindo a interrupção dos combates.

"Essa conversa não teve efeito. Vocês podem ver, já que o presidente russo escolheu a guerra", disse Macron.

O presidente francês disse ainda que a situação atual pede "uma série de sanções", mas também "saber guardar abertos os canais de comunicação para negociação de um cessar-fogo".

Macron disse que considera ser sua "responsabilidade" manter um canal de negociações aberto, "para que, no dia em que estejam reunidas as condições, possamos obter um cessar-fogo".

ONU anuncia investimento em ajuda humanitária à Ucrânia

A Organização das nações Unidas (ONU) anunciou o investimento imediato de US$ 20 milhões (cerca de R$ 102,5 milhões) em ajuda humanitária na Ucrânia após ataque russo. A informação foi dada pelo secretário-geral Antonio Guterres.

A organização disse estar "comprometida em ajudar as pessoas no país, independente de quem são".

O dinheiro vai financiar operações de emergência em Donetsk e Luhansk, e outras áreas do país, de acordo com Martin Griffiths, chefe humanitário das Nações Unidas.

Rússia avança sobre ilha ucraniana no Mar Negro

O presidente Volodymyr Zelensky confirmou que todos os soldados da Ucrânia presentes na Ilha das Cobras foram mortos durante um ataque russo nesta quinta (24). Zelensky disse que os combatentes não se entregaram e que eles serão condecorados com a ordem de heróis da Ucrânia.

Segundo jornais ucranianos, 13 soldados ucranianos foram mortos após bombardeios navais na ilha.

A Ilha das Cobras tem uma área de apenas 170 mil metros quadrados e uma população de menos de 100 habitantes. Sua localização, no entanto, é considerada estratégica, porque ela está a apenas 45 quilômetros da costa da Romênia. Nos anos 2000, o território foi alvo de uma disputa entre a Ucrânia e a Romênia.

Austrália anuncia novas sanções contra Rússia

O primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, declarou que o país vai impor novas sanções à Rússia diante do ataque do país ao território ucraniano. As sanções serão contra bancos, empresas e também contra cidadãos russos.

Morrison também condenou a polícia externa da China, país que, segundo Morrison, está relaxando as restrições ao comércio de trigo da Rússia.

"O governo chinês continua flexibilizando as restrições comerciais com a Rússia, e isso é simplesmente inaceitável", disse Morrison.

Presidente ucraniano convoca homens ao alistamento

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse nesta quinta feira (24) que o seu país foi "deixado sozinho", e convocou uma mobilização geral de todos os homens com idade entre 18 e 60 anos para as forças armadas.

Presidente da Ucrânia faz pronunciamento à nação e diz que país está ‘sozinho’

"Nos deixaram sozinhos para defender nosso Estado", disse Zelensky em um pronunciamento televisionado. "Quem está disposto a lutar conosco? Não vejo ninguém. Quem está disposto a dar à Ucrânia uma garantia de adesão à Otan? Todos estão com medo."

Em um documento oficial publicado pouco antes do discurso, ele instituiu um decreto geral dirigido a homens de 18 a 60 anos, que devem permanecer no país preparados para se juntar às forças de segurança.

A mobilização vai durar pelo menos 90 dias. Zelensky também pediu que voluntários se apresentem para diversos serviços no país.

Japão e Nova Zelândia endurecem medidas contra a Rússia

O governo japonês anunciou que irá impor sanções "imediatamente" contra a Rússia nas áreas financeira e militar.

A Nova Zelândia informou que vai impor restrições de viagens para a Rússia e vai proibir a troca de equipamentos militares.

137 ucranianos foram mortos em ataques russos, diz presidente Zelensky

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, informou que ao menos 137 cidadãos ucranianos morreram após os ataques russos no país.

"137 heróis, nossos cidadãos, perderam a vida", disse o presidente em um pronunciamento televisionado.

Ainda de acordo com o líder ucraniano, outras 316 pessoas ficaram feridas nos combates.

"De acordo com as informações que temos, o inimigo me marcou como algo número 1, e minha família, alvo número 2", disse Zelensky.

Antes do conflito iniciado nesta quinta-feira na Ucrânia, os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e dos Estados Unidos, Joe Biden, travaram por meses uma verdadeira guerra de palavras. Relembre o confronto retórico que antecedeu a invasão russa.

Bolsonaro diz que fala de Mourão sobre guerra na Ucrânia não representa a posição oficial do Brasil

O presidente Jair Bolsonaro disse que a fala do seu vice sobre a guerra na Ucrânia não representa a posição oficial do Brasil.

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou mais cedo que o Brasil não concordava com a invasão da Rússia à Ucrânia.

"Quem fala sobre esse assunto é o presidente. E o presidente chama-se Jair Messias Bolsonaro. E ponto final. Com todo respeito à essa pessoa que falou isso, e falou mesmo, eu vi as imagens, está falando algo que não deve. Não é de competência dela. É de competência nossa", disse o presidente em sua live semanal.

Sem plano de resgate para brasileiros

O secretário de Comunicação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores, Leonardo Gorgulho, disse que, até o momento, o Brasil não tem um plano de resgate para retirar os brasileiros que estão na Ucrânia.

Ucrânia decreta mobilização popular

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, decretou que cidadãos com idade para servir no exército poderão fazê-lo, segundo informações da agência de notícias russa Interfax.

A decisão já havia sido citada mais cedo nesta quinta-feira quando o líder ucraniano pediu o apoio dos moradores do país após a invasão russa.

A mobilização seria realizada em até 90 dias após a entrada em vigor do decreto, segundo informações do site oficial do governo da Ucrânia.

Zelensky também pediu que voluntários se apresentem para diversos serviços no país, e pediu que os ucranianos que pudessem, doassem sangue para abastecer os estoques.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mortes por violência de gangues no Haiti aumentam em 2024

Mortes por violência de gangues no Haiti aumentam em 2024

Informação é de relatório da ONU
L
Sonda japonesa SLIM sobrevive à segunda noite lunar

Sonda japonesa SLIM sobrevive à segunda noite lunar

Equipamento, que aterrissou na Lua em janeiro, divulgou novas imagens
L
Putin considera absurda ideia de que Rússia quer atacar Europa

Putin considera absurda ideia de que Rússia quer atacar Europa

E diz que não há nenhuma intenção agressiva em relação a esses países
L
Colômbia expulsa diplomatas argentinos após comentários de Milei

Colômbia expulsa diplomatas argentinos após comentários de Milei

Decisão foi adotada depois de Milei chamar Petro de terrorista
L
Houthis condenam homossexuais à morte por crucificação e apedrejamento

Houthis condenam homossexuais à morte por crucificação e apedrejamento

Grupo rebelde, do Iêmen, controla parte significativa do país.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

PF RO cumpre mandado de reintegração de posse em terra indígena

PF RO cumpre mandado de reintegração de posse em terra indígena

16 invasores foram retirados do local.
10
Programa Comunidade News entrevista: Manoel Serra

Programa Comunidade News entrevista: Manoel Serra

O programa “Comunidade News” apresentará uma entrevista exclusiva com Manoel Serra, Presidente do Banco do Povo
L

Magia Sob a Lona: Conheça os felizardos que vão ao Le Petit Cirque!

Aos vencedores, nossos parabéns! Preparem-se para uma noite que promete ser tão inesquecível quanto os atos que desfilarão diante de seus olhos.
L

Confira o nome do Vencedor da Promoção News Rondônia e Rodisan

A promoção foi um sucesso retumbante, com participantes de todas as idades demonstrando seu amor pelo ciclismo e pela aventura.
L

Coluna SOCIAL Marisa Linhares – 20 anos de Contágio Jóias

Em Cacoal/RO, Kelly Polizello uma empreendedora nata com suas duas lojas CONTÁGIO JOIAS, comemora seus 20 ANOS de atividades na Capital do Café.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Nilson Santos

Governo de RO abre inscrições para Processo Seletivo Simplificado em diversas áreas até dia 2 de abril

A remuneração varia de R$ 2 mil a R$ 5 mil; a carga horária dos selecionados será de 40 horas semanais.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Empresa oferece oportunidade para Instrutor de Trânsito em Porto Velho

A oportunidade foi divulgada em 28 de março de 2024 e representa uma chance para profissionais que desejam contribuir com a formação e atualização de motoristas na região.
L
Vagas de Emprego

Modi Serviços Administrativos Abre Vaga para Auxiliar de Cobrança em Porto Velho

A oportunidade foi anunciada em 28 de março de 2024 e representa uma excelente chance para profissionais que buscam ingressar ou se desenvolver na área de cobrança.
L
Vagas de Emprego

Modi Serviços Administrativos Abre Vaga para Auxiliar Financeiro em Porto Velho

A vaga foi anunciada em 28 de março de 2024 e representa uma chance para profissionais que desejam integrar uma equipe dinâmica e comprometida.
L
Vaga de Empregos

Empresa GLEYCE Oferece Vaga para Empregado Doméstico Diarista em Porto Velho

A oportunidade foi divulgada em 28 de março de 2024 e representa uma chance para profissionais que buscam integrar uma equipe comprometida e dedicada.
L
Publicidade

POLÍTICA

Governo de Rondônia

Deputado Alan Queiroz propõe construção de praça pública em parceria com Governo e Prefeitura de Chupinguaia

Proposta do parlamentar visa melhorar qualidade de vida da população.
L

Falta de quórum cancela reunião que analisaria audiência para debater crise de voos em Rondônia

A parlamentar pede no requerimento ampla discussão sobre cancelamento e atrasos de voos, altos valores de passagens aéreas, abertura de mercado, bem como sobre a diminuição de voos na região Norte do país.
L

Deputado Coronel Chrisóstomo se afasta de suas atividades após testar positivo para Dengue

O teste positivo ocorreu quase uma semana após ele usar a tribuna da Câmara para pedir o envio, por parte do Ministério da Saúde, de lotes da vacina contra a dengue.
L
Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

O evento promove o Estado como destino para investimentos e integra representantes diplomáticos e empresariais apresentando potencialidades para atrair mais investimentos.
L

Governo de RO decreta ponto facultativo nesta quinta-feira, 28

Datas religiosas estão incluídas nos termos dos decretos que definem o calendário de feriados e pontos facultativos de 2024
L
Publicidade

POLÍCIA

Ex-Secretário de Saúde de Colorado do Oeste é investigado por Apropriação Indevida de Documentos

Ex-Secretário de Saúde de Colorado do Oeste é investigado por Apropriação Indevida de Documentos

O episódio teve seu início quando Gilmar Vedevotto Gervásio adentrou, sem autorização, na sala da Ouvidoria-Geral da Prefeitura Municipal.
L
Suspeito de roubo é baleado por testemunha no centro

ATUALIZADA: Policial Penal flagra esposa sendo assaltada e mete bala no criminoso em Porto Velho

O suspeito, fingindo estar armado, anunciou o roubo.
16
Ciclista fica ferido em queda na Rua da Beira

Ciclista fica ferido em queda na Rua da Beira

Por sorte uma ambulância do Samu que voltava do hospital João Paulo II parou e prestou socorro ao ciclista que foi encaminhado para uma unidade médica.
14
PF celebra seus 80 anos com diversas atividades na Capital

PF celebra seus 80 anos com diversas atividades na Capital

São realizadas Exposição Fotográfica, Exposição Física com viaturas, equipamentos, trajes operacionais, demonstrações das atividades de perícia e identificação civil, Grupo de Pronta Intervenção (GPI), ações interativas e muito mais. De 28 de março a 7 de abril, no Porto Velho Shopping.
L
Mototaxista vítima de acidente morre no Hospital em Porto Velho

Mototaxista vítima de acidente morre no Hospital em Porto Velho

Na ocasião, um carro avançou a preferencial e causou a colisão com a vítima que sofreu lesões e foi socorrido ao pronto socorro, onde acabou indo a óbito.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Auditores Fiscais de Rondônia ingressarão com ação contra portaria discriminatória

Auditores Fiscais de Rondônia ingressarão com ação contra portaria discriminatória

O SINDAFISCO espera que a Justiça reconheça a ilegalidade da portaria e determine sua suspensão.
L
A Importância da Constituição: Legislativo representa a totalidade da nação, por Ives Gandra

A Importância da Constituição: Legislativo representa a totalidade da nação, por Ives Gandra

Por essa razão, digo o que está escrito na Constituição o que muitos, até mesmo na Suprema Corte, não perceberam ainda ou, se perceberam, não quiseram aceitar.
L
Dívida Pública sobe 2,25% em fevereiro e aproxima-se de R$ 6,6 tri

Dívida Pública sobe 2,25% em fevereiro e aproxima-se de R$ 6,6 tri

Baixo volume de vencimento de títulos contribuiu para alta
L
Centro Universitário São Lucas apoia 2º congresso de Engenharia e Agronomia de Rondônia – CEARO 2024

Centro Universitário São Lucas apoia 2º congresso de Engenharia e Agronomia de Rondônia – CEARO 2024

Para o presidente Nélio Alencar, o 2º CEARO ocorrerá no período de 10 a 14 de junho de 2024 quando o Centro Universitário São Lucas coordenará as palestras em suas instalações.
L
Oficina de carros para mulheres tem manicure, enquanto aguardam o conserto

Oficina de carros para mulheres tem manicure, enquanto aguardam o conserto

Mas depois de levar seu carro para a oficina mecânica, ela ficou incomodada com a falta de representatividade.
L
Xiaomi lança carro elétrico “bonito, fácil de dirigir e inteligente”

Xiaomi lança carro elétrico “bonito, fácil de dirigir e inteligente”

À medida que a demanda por smartphones fica estagnada, a Xiaomi tem buscado diversificar o principal negócio.
L

Recebimento da Licença Ambiental: IRMÃOS RUSSI LTDA

Licença de Operação Nº 15 SOL/DLA
L
Macron chega ao Planalto para último dia de agenda no Brasil

Macron chega ao Planalto para último dia de agenda no Brasil

Lula recebe presidente francês para assinatura de acordos
L
Servidores do IFRO aderem à greve nacional a partir do dia 3, próxima segunda-feira

Servidores do IFRO aderem à greve nacional a partir do dia 3, próxima segunda-feira

Mobilização foi aprovada na Seção Sindical Ariquemes, Guajará-Mirim e Porto Velho.
L
Oficiais de Justiça alertam risco de exposição da população em Lei aprovada pelos deputados estaduais

Oficiais de Justiça alertam risco de exposição da população em Lei aprovada pelos deputados estaduais

“Intimação judicial não é delivery”. Associação dos Oficiais de Justiça do Estado de Rondônia afirma que Projeto de Lei Complementar 83/2020 precariza a comunicação de atos processuais
L