SÁBADO, 20/04/2024

L

Mundo

Biden diz que Putin está decidido a invadir a Ucrânia e que a Rússia vai atacar Kiev nos próximos dias

Moradores de áreas separatistas do leste da Ucrânia deixaram a região em direção ao território russo nesta sexta. Alegações de que as forças ucranianas irão atacar essa região não fazem sentido, segundo o presidente americano.

Publicado em 

Biden diz que Putin está decidido a invadir a Ucrânia e que a Rússia vai atacar Kiev nos próximos dias - News Rondônia

O presidente americano Joe Biden disse nesta sexta-feira (18) acreditar que a Rússia vai atacar a capital da Ucrânia, Kiev, nos próximos dias.

Biden diz que Putin está decidido a invadir a Ucrânia e que a Rússia vai atacar Kiev nos próximos dias - News Rondônia

Foto: REUTERS/Kevin Lamarque

"Temos motivos para acreditar que as forças russas atacarão nos próximos dias, especificamente a capital ucraniana de Kiev ", afirmou.

Biden enfatizou ainda acreditar que o presidente russo, Vladimir Putin, está decidido a invadir a Ucrânia. "Neste momento, estou convencido de que ele tomou a decisão. Nós temos razões para acreditar nisso", disse Biden, afirmando que o ataque poderia ocorrer nos próximos "dias" ou na próxima "semana".

"Até que ele o faça, a diplomacia é sempre uma possibilidade", acrescentou o presidente americano.

Biden havia dito anteriormente que não acreditava que o líder russo já tivesse se decidido pelo ataque, mas reconheceu na época que sua visão sobre o pensamento de Putin eram limitada.

Falando na Casa Branca, o americano disse que as notícias divulgadas ao público russo de que a Ucrânia está planejando lançar um ataque em Donbass, controlado pelos separatistas, carecem de evidências. Para Biden, essas alegações desafiavam a lógica.

"Tudo isso é consistente com a cartilha que os russos usaram antes", disse Biden. "Isso também está de acordo com o cenário de pretexto sobre o qual os Estados Unidos e nossos aliados e parceiros vêm alertando há semanas", continuou Biden. Ou seja, a alegação de um ataque ucraniano à região separatista do leste seria uma maneira de justificar uma invasão por parte de Moscou.

O presidente dos EUA apontou que houve um aumento nas violações do cessar-fogo no leste da Ucrânia e que isso pode servir de pretexto para uma invasão.

O discurso televisionado de Biden foi a segunda vez nesta semana que o presidente falou diretamente ao público americano sobre os esforços dos EUA para ajudar a evitar uma guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

Movimentação separatista

Separatistas apoiados pela Rússia anunciaram nesta sexta a súbita retirada surpresa de suas regiões separatistas no leste da Ucrânia, uma reviravolta em um conflito que o Ocidente acredita que Moscou planeja usar para justificar uma grande invasão de sua vizinha.

Sirenes de alerta soaram em Donetsk depois que ela e a outra autoproclamada "República Popular", Luhansk, anunciaram a retirada de centenas de milhares de pessoas para a Rússia, com mulheres, crianças e idosos indo primeiro.

Sem fornecer provas, Denis Pushilin, líder separatista em Donetsk, acusou a Ucrânia de se preparar para atacar as duas regiões em breve –uma acusação que Kiev disse ser falsa.

"Não há ordens para libertar nossos territórios pela força", disse a principal autoridade de segurança da Ucrânia, Oleksiy Danilov.

Horas após o anúncio da retirada, um jipe explodiu do lado de fora de um prédio do governo rebelde na cidade de Donetsk, capital da região de mesmo nome. Jornalistas da Reuters viram o veículo cercado por estilhaços e uma roda arremessada pela explosão.

A mídia russa disse que pertencia a uma autoridade separatista.

Milhares de civis vivem nas duas regiões controladas pelos rebeldes no leste da Ucrânia. A maioria fala russo e muitos já receberam a cidadania russa.

Poucas horas após o anúncio, famílias se reuniram para embarcar em ônibus em um ponto de retirada em Donetsk, de onde as autoridades disseram que 700 mil pessoas partiriam.

O anúncio da retirada veio depois que a zona de conflito do leste da Ucrânia viu o que algumas fontes descreveram como o mais intenso bombardeio de artilharia em anos na sexta-feira, com o governo de Kiev e os separatistas se acusando mutuamente.

Países ocidentais têm afirmado acreditar que o bombardeio, que começou na quinta-feira e se intensificou em seu segundo dia, é parte de um pretexto criado pela Rússia para justificar uma invasão.

Washington disse que a Rússia –que diz ter começado a retirar tropas perto da Ucrânia nesta semana– fez o oposto: aumentou a força que ameaça seu vizinho para entre 169.000 e 190.000 soldados, de 100.000 no final de janeiro.

Os países ocidentais temem um conflito na Europa em uma escala não vista pelo menos desde as guerras da Iugoslávia na década de 1990, que mataram centenas de milhares de pessoas e deslocaram milhões de pessoas. A Ucrânia é o segundo maior país da Europa em área, depois da própria Rússia, e abriga 40 milhões de pessoas.

A Ucrânia disse que a Rússia estava planejando ataques encenados, incluindo um vídeo falso de um ataque a uma fábrica de produtos químicos, e acusando-a falsamente de planejar uma ofensiva nas áreas separatistas.

"As forças ucranianas não estão planejando nenhuma operação ofensiva e não usarão armas se isso ameaçar civis pacíficos", disseram os militares ucranianos.

Para o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, os eventos na área de fronteira nas últimas 24 a 48 horas fazem parte de um cenário russo para criar falsas provocações, permitindo que Moscou responda com mais agressão à Ucrânia.

Uma fonte diplomática com anos de experiência direta no conflito descreveu o bombardeio no leste da Ucrânia na manhã desta sexta como o mais intenso desde que os grandes combates terminaram com um cessar-fogo em 2015.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Indianos vão às urnas em eleição nacional

Indianos vão às urnas em eleição nacional

É a primeira fase da maior eleição do mundo, que vai até 1º de junho
L
Equador se prepara para votar medidas de segurança em referendo

Equador se prepara para votar medidas de segurança em referendo

Consulta será realizada no próximo domingo (21)
L
Número de mortos nos Emirados Árabes por tempestade chega a quatro

Número de mortos nos Emirados Árabes por tempestade chega a quatro

Aeroporto de Dubai segue com problemas
L
Polícia prende homem em Paris após incidente em consulado do Irã

Polícia prende homem em Paris após incidente em consulado do Irã

Ele ameaçou explodir bomba que dizia ter no corpo
L
Agência de notícias do Irã diz que não houve explosões no país

Agência de notícias do Irã diz que não houve explosões no país   

Sons seriam de baterias antiaéreas contra objetos suspeitos.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

DESTAQUE DA SEMANA: Primeiro transplante ósseo do Norte; Rondônia chega à Córdoba; e investimentos nos aeroportos são destaques do Governo de RO

Rondônia entra para a história com a realização do primeiro transplante ósseo da região Norte
L

Comemoração Cultural: Dia Mundial da arte e dia do desenhista marcam a semana

Em comemoração pelas datas, a coluna Arte da Prata apresenta o desenhista Devalmir Oliveira, que se destaca em entrevista com apresentações de suas habilidades.
L

News Rondônia e Cine Araújo distribuem ingressos de cinema para internautas; Confira os ganhadores!

O Cine Araújo é um cinema que oferece conforto, qualidade e diversão para todos os públicos.
L
IRON HAND: Polícia Federal de Rondônia deflagra operação de combate ao abuso sexual infantojuvenil

IRON HAND: Polícia Federal de Rondônia deflagra operação de combate ao abuso sexual infantojuvenil

Foi dado cumprimento a mandado de Busca e Apreensão em razão do crime de armazenamento de pornografia infantojuvenil, resultando na prisão em flagrante do investigado.
10

Dia dos Povos Indígenas: Uma Celebração de Respeito e Reconhecimento

Refletindo sobre a Cultura e os Direitos dos Primeiros Habitantes do Brasil
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Instituto de Ortopedia e Traumatologia de Rondônia está em busca de Gerente Administrativo

Se você possui experiência na área administrativa e está em busca de novos desafios em uma instituição de saúde de renome, essa pode ser a sua oportunidade.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Auxiliar de Limpeza nos Serviços Gerais em Porto Velho

Se você é responsável, proativo e possui experiência na área de limpeza, esta pode ser a chance que você estava esperando para fazer parte de uma equipe dedicada e comprometida.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Operador(a) de Caixa em Porto Velho

Se você tem experiência ou interesse em trabalhar na área de atendimento ao cliente e possui habilidades administrativas, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando.
L
Vaga de Empregos

FORTAL SUPERMERCADO abre vaga para Açougueiro em Porto Velho

Se você possui experiência na área e está em busca de uma colocação no mercado de trabalho, essa pode ser a sua chance.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Modi Serviços Administrativos abre vaga para Motorista de Caminhão em Porto Velho

Se você possui experiência na área e está em busca de uma oportunidade de trabalho, essa pode ser a sua chance.
L
Publicidade

POLÍTICA

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto VelhoEleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro – A Força do Campo para Porto Velho

Sua pré-candidatura está centrada no bem-estar da população de Porto Velho. Ela promete defender incansavelmente os direitos das mulheres.
L
Empresário Helton Cordeiro anuncia pré-candidatura a vereador em Porto Velho

Empresário Helton Cordeiro anuncia pré-candidatura a vereador de Porto Velho

Com uma trajetória marcada pelo trabalho árduo e empreendedorismo, Helton busca trazer uma nova perspectiva para a política local.
L
Cláudia de Jesus anuncia emenda parlamentar para o Projeto Reca

Cláudia de Jesus anuncia emenda parlamentar para o Projeto Reca

Valor de R$ 155 mil será usado para compra de grande quantidade de calcário.
L

Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Projeto foi mobilizado para interação em cinco comunidades de Nova Mamoré.
L
Publicidade

POLÍCIA

NO SANTANA: Bando é preso com drogas em boca de fumo após roubo de celular

NO SANTANA: Bando é preso com drogas em boca de fumo após roubo de celular

Todos foram encaminhados ao Departamento de Flagrantes.
10
URGENTE: Motociclista sofre fratura em acidente na zona leste

URGENTE: Motociclista sofre fratura em acidente na zona leste

A PM ficou responsável por aplicar as medidas cabíveis.
12
PM recebe denúncia e estoura boca de fumo em apartamento usado por facção no Porto Madeiro

PM recebe denúncia e estoura boca de fumo em apartamento usado por facção no Porto Madero

Os policiais avistaram vários indivíduos fugindo assim que a viatura entrava no condomínio popular.
10
Polícia Federal de Rondônia prende em flagrante homem por venda de anabolizantes

Polícia Federal de Rondônia prende em flagrante homem por venda de anabolizantes

A ação conjunta com a Coordenação de Seguranças dos Correios teve início após investigações indicarem o envio da encomenda, vinda de outro estado, com destino a Porto Velho (RO).
10

Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Parlamentar conta com o apoio de todos os parlamentares federais para a derrubada de vetos na sessão da Câmara Federal.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Boletim Logístico da Conab aponta crescimento das exportações de milho pelos portos do Arco Norte

Boletim Logístico da Conab aponta crescimento das exportações de milho pelos portos do Arco Norte

Nos dados coletados sobre preços de fretes rodoviários, o Boletim aponta que houve tendência de alta mais significativas nas rotas com origem no Distrito Federal, que registrou variações positivas em algumas praças.
L
"Há muito tempo não me sentia tão feliz", diz bicampeão Filipe Toledo

“Há muito tempo não me sentia tão feliz”, diz bicampeão Filipe Toledo

A fim de cuidar da saúde mental, surfista optou por não disputar WSL
L
Governo propõe a servidores da educação reajuste de 9% em 2025

Governo propõe a servidores da educação reajuste de 9% em 2025

Sindicato classificou proposta de “irrisória e decepcionante”
Produtores compartilham experiências para reduzir impactos climáticos

Produtores compartilham experiências para reduzir impactos climáticos

Drones reduzem gasto de água e tempo de trabalho de mulheres no campo
L

Pré-Assembleia 2024 da Sicoob Credisul em Nova Mutum (MT) é marcada por crescimento da unidade e forte apoio a projetos sociais

A recepção dos associados ficou por conta da gerente da unidade, Vanessa Smirdele, e sua equipe.
L
IICA quer debater criação de selo de agricultura familiar das Américas

IICA quer debater criação de selo de agricultura familiar das Américas

Proposta foi apresentada pelo diretor-geral do instituto, Manuel Otero
L
PodCast Entre Levels entrevista: Pedro Regis

PodCast Entre Levels entrevista: Pedro Regis

O carismático apresentador Alisson terá o prazer de conversar com Pedro Regis, o visionário por trás do intrigante projeto Kaminari.
L
Ataque de drone não causou vítimas em Isfahan, diz chanceler iraniano

Ataque de drone não causou vítimas em Isfahan, diz chanceler iraniano

Israel teria disparado contra cidade nesta sexta-feira
L
Paris 2024: Brasil busca vaga no revezamento misto da macha atlética

Paris 2024: Brasil busca vaga no revezamento misto da macha atlética

País compete domingo (21) no Mundial por equipes em Antalya (Turquia)
L
Segredos e Confrontos No Rancho Fundo

Segredos e Emoções No Rancho Fundo

Emoções à Flor da Pele em NO RANCHO FUNDO
L