Sundence: Festival norte-americano apresenta nesta segunda 24, o documentário 'The Territory'

Esse documentário evidencia a luta do povo Uru-Eu-Wau-Waus contra a máfia do meio ambiente em Rondônia
Segunda-Feira, 24 de Janeiro de 2022 - 08:48

Rondônia, território do povo Uru-Eu-Wau-Waus, foi exatamente neste local que o diretor norte-americano Alex Pritz, de 31 anos buscou apontar as lentes das suas câmeras.

Como resultado surgiu o documentário “The Territory” que mostra a luta diária dos indígenas Uru-Eu-Wau-Waus na tentativa de manter a floresta e seu território longe dos invasores.

Com 89 minutos a película The Territory conta com a participação da coordenadora da ONG Kanindé, Ivaneide Bandeira Cardoso, a “Neidinha”, o jovem indígena Bitaté Uru-Eu-Wau-Wau e os próprios invasores como personagens desse roteiro verídico.

O doc foi escolhido em 2022 no Festival Sundance, o mais importante do cinema independente dos Estados Unidos que estreou na quinta-feira (20), mas o filme será apresentado, nesta segunda-feira, (24) de forma on line apenas para o público nos Estados Unidos.

Segundo uma publicação do site Yahoo, “o documentário foi realizado as pressas, sendo um testemunho real do avanço do desmatamento sobre terras indígenas já homologadas” em Rondônia. A publicação também enfatiza a ausência do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) apontado as suas declarações como estimulo aos crimes ambientais.

Há cerca de 40 anos associado a conflitos com brancos, a população dos uru-eu-wau-waus foi praticamente dizimada, em 1991 com a homologação da terra é que o cenário melhorou, hoje, segundo Instituto Socioambiental (ISA), eles somam pouco mais de 200 indígenas.

Fonte - News Rondônia

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.