DRIVE-THRU: Mais de 2,4 mil pessoas passaram pela testagem rápida para covid-19 em ação realizada pelo Governo de Rondônia

Ao todo, 2.455 pessoas passaram pela testagem durante mais uma edição do drive thru realizada pelo Governo do Estado
Domingo, 23 de Janeiro de 2022 - 12:23

Para frear a transmissão do coronavírus, o Governo de Rondônia realizou neste sábado (22) mais uma edição do drive thru de testagem rápida para detecção da covid-19, em Porto Velho. Ao todo, 2.455 pessoas passaram pela testagem durante toda a ação desenvolvida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), das quais, 901 testaram positivo para o coronavírus. A medida do Executivo Estadual foi destacada pela população visando fortalecer a estratégia para conter o avanço da doença.

O governador do Estado, Marcos Rocha, acompanhou a ação de prevenção que teve a finalidade de diagnosticar o máximo de pessoas possíveis com o vírus para isolar e quebrar o ciclo de transmissão do coronavírus.

“O Governo do Estado está realizando todos os meios necessários para combater de imediato a contaminação. O drive thru tem como objetivo evitar que aquelas pessoas infectadas venham disseminar o vírus para mais indivíduos. Portanto é uma ação rápida e eficaz que pode evitar que a doença se espalhe”, disse o governador

O funcionário público Jair Botelho que testou positivo para o vírus enfatizou a importância do cuidado para evitar a disseminação em Rondônia. “As pessoas precisam se cuidar e fazer o teste. Eu testei positivo, mas de forma gripal. Mesmo assim, precisamos nos cuidar, então eu como servidor, pai de família e cidadão peço para que a população se vacine e tome todos os cuidados necessários para não contrair o vírus”, finaliza Jair.

FLUXO DE ATENDIMENTO

Ação contou com médicos, técnicos, farmacêuticos e bombeiros

A logística de aplicação de testes na modalidade de drive thru foi montada no estacionamento do Palácio Rio Madeira, com a organização de tendas e o esquema de atendimento da seguinte maneira: aplicação de testes para detecção do vírus; notificação dos casos e resultados do exames com oferta de consultas médica; e medicamentosa para os que testaram positivo.  Os efetivos da Polícia Militar e Bombeiros Militar orientaram o percurso e deram apoio ao fluxo de atendimento.

O secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo, esteve ao lado do governador verificando o andamento da testagem. “Tivemos 37% de positividade para a covid-19. Esse número nos preocupa. Mas, agora todos estão medicados, isolados e irão quebrar a cadeia de transmissão do vírus”, relata.

Além dos bombeiros e policiais militares, a equipe da Juventude Voluntária realizou a notificação dos casos. O coordenador da juventude da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Gabriel Barbosa explicou a importância do apoio dos jovens em mais uma edição do drive thru.

“Cerca de 15 voluntários participaram desta edição. O apoio dos jovens é extremamente importante. Observamos o  envolvimento da comunidade em querer ajudar o Poder Público no combate à covid-19. Já temos esse projeto em mais de 10 municípios de Rondônia, onde mobilizamos jovens para ajudar na luta contra a pandemia”, explica Gabriel.

A ação também atendeu servidores públicos na modalidade pedestre que ocorreu paralelamente ao drive thru no prédio do Pacaás Novos, no Palácio Rio Madeira.

A equipe da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) contou com esforço conjunto da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa); Corpo de Bombeiros Militar (CBM); Polícia Militar (PMRO); Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran); Conselho Estadual de Trânsito; e Juventude Voluntária (Sejucel). 

 

Ludmary Nascimento

Fotos: Frank Nery, Esio Mendes e Breno Vilar

Fonte - secom/gov-ro

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.