SEXTA-FEIRA, 19/04/2024

L

Saúde

Entrega de doses de vacinas contra a covid-19 a Rondônia completa um ano; Ministério da Saúde já enviou mais de três milhões de imunizantes

A vacinação contemplou de forma prioritária, os profissionais que estavam na linha de frente no combate ao coronavírus.

Publicado em 

Entrega de doses de vacinas contra a covid-19 a Rondônia completa um ano; Ministério da Saúde já enviou mais de três milhões de imunizantes - News Rondônia

Há exatamente um ano, o Governo de Rondônia recebia a primeira remessa de vacinas contra a covid-19, do Ministério da Saúde, que selou a esperança para a população. Foram recebidas 49 mil doses da CoronaVac, sendo armazenadas na Central Estadual da Rede de Frio, em Porto Velho, e em seguida, distribuídas para as Regionais Estaduais de Saúde nos municípios.

O governador Marcos Rocha esteve presença no recebimento dos imunizantes e fez questão entregar as vacinas a todas as Regionais de Saúde do Estado nos municípios. “Quando o primeiro lote de vacinas contra a covid-19 chegou a Rondônia a alegria no coração foi tremenda. Foi um momento muito importante para nosso País e para nossa população começar a vacinação, com a esperança de evitar mortes e tristezas que assolavam as famílias e voltar a vida normal”, destacou.

Entrega de doses de vacinas contra a covid-19 a Rondônia completa um ano; Ministério da Saúde já enviou mais de três milhões de imunizantes - News Rondônia

O primeiro lote de vacinas que chegou ao Estado fez parte das seis milhões de doses adquiridas pelo Governo Federal, aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A vacinação contemplou de forma prioritária, os profissionais que estavam na linha de frente no combate ao coronavírus.

Após a primeira remessa recebida, os municípios passaram a receber as doses distribuídas dentro das abrangências das Regionais de Saúde. A entrega dos imunizantes permitiu a vacinação dos grupos prioritários em consonância com o Plano Estadual de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19, bem como ao Plano Nacional de Imunização (PNI).

Durante a pandemia, o Governo do Estado buscou soluções como o apoio ao uso de medicamentos, inclusive com distribuição em ações de drive-thrus e edições de decretos, com medidas necessárias para proteger a saúde da população rondoniense. Ainda em 2021, o Poder Legislativo aprovou um Projeto de Lei de autoria do Executivo, que incentiva médicos a trabalharem em Rondônia durante a pandemia em áreas de difícil provimento.

Para o governador Marcos Rocha, foi um momento importante para o Estado iniciar a imunização e agradeceu ao Governo Federal pelo envio das remessas de vacinas. “Foram muitas ações promovidas para enfrentar esta pandemia, como a aquisição de seringas para imunizar a população, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) com antecedência”.

O chefe do Poder Executivo ainda lembrou que com as ações de enfrentamento da pandemia, Rondônia se tornou destaque nacional, com uma das menores taxas de mortes por covid-19; grandes quantidades de testagens realizadas e a ser o primeiro Estado do País em apresentar com transparência dados e gastos com a doença.

O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Fernando Máximo, conta sobre a chegada das primeiras doses de esperança a Rondônia. “De lá para cá, a vacinação ocorreu a todo vapor, sendo atualmente 2.500 milhões de imunizantes aplicados na população; 1.250 milhões na 1ª dose; 1.050 milhões na 2ª dose e cerca de 200 mil na dose de reforço (3ª dose)”.

Fernando Máximo agradeceu aos profissionais de saúde por se empenharem na vacinação e conclamou aos rondonienses que ainda não tomaram a vacina contra a covid-19, a procurarem um posto de saúde mais próximo. “Apesar de não ser obrigatório em Rondônia, a vacinação tem diminuído a incidência de casos graves nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), e também de óbitos”.

Entrega de doses de vacinas contra a covid-19 a Rondônia completa um ano; Ministério da Saúde já enviou mais de três milhões de imunizantes - News Rondônia

Até o momento, o Estado já recebeu do Governo Federal, mais de três milhões (3.111.338) doses de imunizantes contra a doença. Já recebeu também duas doses pediátricas de vacinas para serem aplicadas no público infanto-juvenil, totalizando 23.200.

PRIMEIROS VACINADOS

Um dos primeiros a receber o imunizante contra a covid-19 em Rondônia, foi o indígena Elivar Karitiana, conta que se sentiu aliviado ao ser vacinado contra a doença, perdendo o medo de uma possível contaminação. “Antes de tomar a 1ª dose, consultei alguns profissionais de saúde sobre estes imunizantes. Hoje já completei o esquema vacinal e é muito importante que a população se vacine, para que esta doença não avance”.

A médica do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), Karina Zingra, conta que ao participar de um momento importante para a sociedade rondoniense, como ser uma das primeiras profissionais da Saúde a receber a 1ª dose da vacina, se sentiu muito feliz.

 “Existia uma incerteza com a pandemia no início, mas com a chegada das vacinas, foi uma esperança para todos nós. Já completei o ciclo vacinal, com as três doses, sendo duas da CoronaVac e por último, da Pfizer. É de extrema importância que as pessoas se imunizem, e estejam cada vez mais protegidas contra a doença”, conta a médica.

Karina ainda relata que durante o pico da pandemia, enfrentou inúmeros desafios, com muitas pessoas sendo vítimas do coronavírus, entre outras dificuldades, porém, o Governo de Rondônia prestou assistência direta aos profissionais.

A médica contraiu a covid-19, porém não teve sintomas graves da doença e descobriu que testou positivo após fazer um check-up de rotina, onde a sorologia para o Sars-Cov-2 foi solicitada.

IMPORTÂNCIA

Com relação a importância da vacinação contra o coronavírus, o médico infectologista Armando Noguera explica que os imunizantes foram desenvolvidos com a expectativa de diminuir a morbidade, mortalidade e as sequelas que a doença respiratória causa em casos graves.

“Cada produto tem seus efeitos colaterais, sua eficácia a curto prazo e a decisão de uso deve levar em consideração o risco e o benefício. O risco são os efeitos tardios que ainda serão relatados e o benefício é quando a pessoa adoece com o coronavírus, o quadro de saúde não evolua para formas graves ou sequelas”, explica o infectologista.

Armando Noguera ressalta que o Executivo Estadual disponibiliza a proteção e cabe a população aderir ou não.

PLANO ESTADUAL DE VACINAÇÃO

Para a aplicação dos imunizantes contra a covid-19, a Sesau montou um plano de vacinação, contemplando inicialmente os grupos prioritários, considerados os mais vulneráveis ou mais expostos a contaminação pela doença.

Entrega de doses de vacinas contra a covid-19 a Rondônia completa um ano; Ministério da Saúde já enviou mais de três milhões de imunizantes - News Rondônia

Foram contempladas mais de 100 mil pessoas na primeira fase, abrangendo trabalhadores da área da Saúde, pessoas com mais de 75 anos, de 60 anos ou mais, além da população indígena acima de 18 anos.

Na segunda fase, foram contempladas cerca de 141 mil pessoas, sendo de idades entre 60 e 64 anos, 65 e 69 anos, além de pessoas com idade entre 70 e 74 anos.

Pessoas com comorbidades, tais como: diabetes, hipertensão, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, anemia falciforme, câncer e obesidade grave, foram contempladas com a vacinação na terceira fase, sendo mais de 120 mil pessoas neste grupo.

Por último, foram contemplados os trabalhadores da Educação, forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional, totalizando aproximadamente 28 mil pessoas.

COMITÊ DE ENFRENTAMENTO

Com o objetivo de reunir autoridades de diversos segmentos para alinharem ações conjuntas em defesa da Saúde Pública diante da pandemia, foi criado o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus em Rondônia.

Por meio do Sistema de Comando de Incidentes, o Governo de Rondônia elaborou o Relatório de Ações, que reúne atividades desempenhadas de combate à covid-19, e é utilizado em ações como base para elaboração de outras ferramentas de comunicação, sendo distribuído para gestores acompanharem diariamente informações acerca da pandemia.

HOSPITAL DE CAMPANHA

Uma importante conquista do Governo de Rondônia foi aquisição do Hospital de Campanha (Hcamp), por R$ 12 milhões, localizado na região Central de Porto Velho, no prédio de uma antiga maternidade particular. O hospital conta com 25 leitos de UTIs, 71 leitos clínicos, além de serviços de tratamento de hemodiálise para pacientes com lesão renal.

O primeiro hospital de campanha do Estado conseguiu atender durante a pandemia, cerca de 2.795 pessoas e salvou 2.239 vidas por meio de cuidados, tratamentos e terapias realizados na unidade.

BARREIRAS SANITÁRIAS

Durante a pandemia, ações conjuntas entre as vigilâncias sanitárias do Estado e dos municípios foram realizadas para orientar viajantes quanto aos sintomas do coronavírus, a importância de cumprir a quarentena pós-viagem e as medidas de prevenção ao contágio. As barreiras sanitárias contribuíram também com a rastreabilidade de passageiros que tiveram diagnóstico positivo para a covid-19.

TRANSPARÊNCIA

A Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) produziu informes para atender o interesse público e divulgou indicadores fundamentais na definição das políticas públicas, ações de governo e decretos durante o período de pandemia. Foram emitidos boletins diários contendo número de casos confirmados, recuperados, óbitos e internados, testes que estavam em confirmação de resultados, relatório de ações da Sala de Situação Integrada e semanalmente, expediu o boletim epidemiológico.

Tendo como base os boletins e relatórios, a população pôde ter acesso as Notas Técnicas, relatórios, decretos e demais documentos relacionados a situação do agravo da doença no Estado. Os indicadores foram disponibilizados nos canais oficiais de comunicação do governo do Estado.

Ainda foram realizadas coletas de amostras de covid-19 pela Agevisa, em que os profissionais realizaram o transporte do material recolhido nas Regionais de Saúde do Estado para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

BOLETINS

Desde 14 de março de 2020, o Governo de Rondônia passou a publicar diariamente boletins diários sobre a situação da covid-19 em todo o Estado. Em parceria entre Agevisa, Sesau e Superintendência Estadual de Comunicação (Secom), a ferramenta foi criada com o objetivo de informar a população, combater as fake news e tranquilizar os moradores acerca das ações implementadas pelos órgãos estaduais de saúde, no tocante ao enfrentamento da doença.

Atualmente, o boletim é utilizado como a principal ferramenta de comunicação para manter a população informada sobre a covid-19. Até o momento, foram 658 edições do boletim diário.

SOS VACINAÇÃO

Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Agevisa, o “SOS Vacinação” foi um projeto que levou a imunização de forma mais ágil para professores, jovens, idosos e adultos. A ação contou com apoio de equipes das duas pastas estaduais e de gestões municipais.

Em sua primeira etapa realizada, foram vacinados por meio de força-tarefa: 3.088 pessoas em Guajará-Mirim; 2.674 em Candeias do Jamari; 815 em Porto Velho; 2.032 em São Miguel do Guaporé; 1.384 em Costa Marques; 513 no distrito de São Domingos do Guaporé; 4.389 em Rolim de Moura; 2.473 em Colorado do Oeste; 3.422 em Cacoal e 2.423 em Pimenta Bueno, totalizando 23.213 pessoas.

Entrega de doses de vacinas contra a covid-19 a Rondônia completa um ano; Ministério da Saúde já enviou mais de três milhões de imunizantes - News Rondônia

DRIVE-THRU

Outra ação que gerou resultados positivos foi a ação de testagem em massa, por meio de drive-thrus. Foram ao todo, 25 realizados pelo Governo de Rondônia, com o objetivo de conter o avanço do coronavírus, testando e isolando os infectados do restante da população.

Foi mais uma ação desenvolvida contra a doença, para reforçar a cobertura vacinal das pessoas previstas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNO). Em 2021, a ação foi desenvolvida nos municípios de Guajará-Mirim, Buritis, Candeias do Jamari, Costa Marques, São Miguel do Guaporé, Rolim de Moura, Colorado do Oeste, Cacoal e Pimenta Bueno, sendo 24.937 pessoas vacinadas.

O governador Marcos Rocha, conferiu de perto a maioria das ações de testagem rápida e a entrega de kits com medicamento para pessoas que testaram positivo. Cumprindo as normas de distanciamento social, o chefe do Executivo fez gestos de fé às pessoas que compareceram ao local.

“Essas ações foram positivas e contribuiu para mapear e conter a evolução da covid-19 nos municípios, onde o principal objetivo foi atender a população com a testagem em massa”, pontuou Marcos Rocha.

DIA V

Outra ação que foi realizada pelo Poder Executivo Estadual devido à baixa cobertura vacinal dos municípios do Estado e com a aproximação das confraternizações de fim de ano, foi o “Dia V” de vacinação contra a covid-19, para conter o avanço da doença e frear o número de óbitos.

A campanha foi aderida pelos 52 municípios rondonienses e foram administradas no total 28.102 doses de vacinas contra o coronavírus, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNO).

Texto: Richard Neves

Fotos: Ésio Mendes, Frank Néry e Daiane Mendonça

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura de Porto Velho investiu quase R$ 90 milhões para salvar vidas durante a maior emergência de saúde do planeta

Prefeitura de Porto Velho investiu quase R$ 90 milhões para salvar vidas durante a maior emergência de saúde do planeta

Ampliação de leitos, contratação de profissionais, testagem, vacinação foram alguns dos serviços executados.
L
Operadoras de planos de saúde têm lucro de R$ 3 bilhões em 2023

Operadoras de planos de saúde têm lucro de R$ 3 bilhões em 2023

Balanço é enviado à Agência Nacional de Saúde Suplementar
L
Anvisa discute nesta sexta regulamentação de cigarro eletrônico

Anvisa discute nesta sexta regulamentação de cigarro eletrônico

Fabricação e comercialização são proibidas no país desde 2009
L
Casos de dengue crescem 50% nas Américas, diz Opas

Casos de dengue crescem 50% nas Américas, diz Opas

Organização afirma que região vive emergência
L
Com doses próximas do vencimento, Saúde amplia vacinação contra dengue

Com doses próximas do vencimento, Saúde amplia vacinação contra dengue

Criança e adolescente de 6 a 16 anos podem se vacinar até 30 de abril
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

DESTAQUE DA SEMANA: Primeiro transplante ósseo do Norte; Rondônia chega à Córdoba; e investimentos nos aeroportos são destaques do Governo de RO

Rondônia entra para a história com a realização do primeiro transplante ósseo da região Norte
L

Comemoração Cultural: Dia Mundial da arte e dia do desenhista marcam a semana

Em comemoração pelas datas, a coluna Arte da Prata apresenta o desenhista Devalmir Oliveira, que se destaca em entrevista com apresentações de suas habilidades.
L

News Rondônia e Cine Araújo distribuem ingressos de cinema para internautas; Confira os ganhadores!

O Cine Araújo é um cinema que oferece conforto, qualidade e diversão para todos os públicos.
L
IRON HAND: Polícia Federal de Rondônia deflagra operação de combate ao abuso sexual infantojuvenil

IRON HAND: Polícia Federal de Rondônia deflagra operação de combate ao abuso sexual infantojuvenil

Foi dado cumprimento a mandado de Busca e Apreensão em razão do crime de armazenamento de pornografia infantojuvenil, resultando na prisão em flagrante do investigado.
10

Dia dos Povos Indígenas: Uma Celebração de Respeito e Reconhecimento

Refletindo sobre a Cultura e os Direitos dos Primeiros Habitantes do Brasil
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Instituto de Ortopedia e Traumatologia de Rondônia está em busca de Gerente Administrativo

Se você possui experiência na área administrativa e está em busca de novos desafios em uma instituição de saúde de renome, essa pode ser a sua oportunidade.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Auxiliar de Limpeza nos Serviços Gerais em Porto Velho

Se você é responsável, proativo e possui experiência na área de limpeza, esta pode ser a chance que você estava esperando para fazer parte de uma equipe dedicada e comprometida.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Operador(a) de Caixa em Porto Velho

Se você tem experiência ou interesse em trabalhar na área de atendimento ao cliente e possui habilidades administrativas, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando.
L
Vaga de Empregos

FORTAL SUPERMERCADO abre vaga para Açougueiro em Porto Velho

Se você possui experiência na área e está em busca de uma colocação no mercado de trabalho, essa pode ser a sua chance.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Modi Serviços Administrativos abre vaga para Motorista de Caminhão em Porto Velho

Se você possui experiência na área e está em busca de uma oportunidade de trabalho, essa pode ser a sua chance.
L
Publicidade

POLÍTICA

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto VelhoEleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro – A Força do Campo para Porto Velho

Sua pré-candidatura está centrada no bem-estar da população de Porto Velho. Ela promete defender incansavelmente os direitos das mulheres.
L
Empresário Helton Cordeiro anuncia pré-candidatura a vereador em Porto Velho

Empresário Helton Cordeiro anuncia pré-candidatura a vereador de Porto Velho

Com uma trajetória marcada pelo trabalho árduo e empreendedorismo, Helton busca trazer uma nova perspectiva para a política local.
L
Cláudia de Jesus anuncia emenda parlamentar para o Projeto Reca

Cláudia de Jesus anuncia emenda parlamentar para o Projeto Reca

Valor de R$ 155 mil será usado para compra de grande quantidade de calcário.
L

Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Projeto foi mobilizado para interação em cinco comunidades de Nova Mamoré.
L
Publicidade

POLÍCIA

NO SANTANA: Bando é preso com drogas em boca de fumo após roubo de celular

NO SANTANA: Bando é preso com drogas em boca de fumo após roubo de celular

Todos foram encaminhados ao Departamento de Flagrantes.
10
URGENTE: Motociclista sofre fratura em acidente na zona leste

URGENTE: Motociclista sofre fratura em acidente na zona leste

A PM ficou responsável por aplicar as medidas cabíveis.
12
PM recebe denúncia e estoura boca de fumo em apartamento usado por facção no Porto Madeiro

PM recebe denúncia e estoura boca de fumo em apartamento usado por facção no Porto Madero

Os policiais avistaram vários indivíduos fugindo assim que a viatura entrava no condomínio popular.
10
Polícia Federal de Rondônia prende em flagrante homem por venda de anabolizantes

Polícia Federal de Rondônia prende em flagrante homem por venda de anabolizantes

A ação conjunta com a Coordenação de Seguranças dos Correios teve início após investigações indicarem o envio da encomenda, vinda de outro estado, com destino a Porto Velho (RO).
10

Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Parlamentar conta com o apoio de todos os parlamentares federais para a derrubada de vetos na sessão da Câmara Federal.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Boletim Logístico da Conab aponta crescimento das exportações de milho pelos portos do Arco Norte

Boletim Logístico da Conab aponta crescimento das exportações de milho pelos portos do Arco Norte

Nos dados coletados sobre preços de fretes rodoviários, o Boletim aponta que houve tendência de alta mais significativas nas rotas com origem no Distrito Federal, que registrou variações positivas em algumas praças.
L
"Há muito tempo não me sentia tão feliz", diz bicampeão Filipe Toledo

“Há muito tempo não me sentia tão feliz”, diz bicampeão Filipe Toledo

A fim de cuidar da saúde mental, surfista optou por não disputar WSL
L
Governo propõe a servidores da educação reajuste de 9% em 2025

Governo propõe a servidores da educação reajuste de 9% em 2025

Sindicato classificou proposta de “irrisória e decepcionante”
Produtores compartilham experiências para reduzir impactos climáticos

Produtores compartilham experiências para reduzir impactos climáticos

Drones reduzem gasto de água e tempo de trabalho de mulheres no campo
L

Pré-Assembleia 2024 da Sicoob Credisul em Nova Mutum (MT) é marcada por crescimento da unidade e forte apoio a projetos sociais

A recepção dos associados ficou por conta da gerente da unidade, Vanessa Smirdele, e sua equipe.
L
Indianos vão às urnas em eleição nacional

Indianos vão às urnas em eleição nacional

É a primeira fase da maior eleição do mundo, que vai até 1º de junho
L
Equador se prepara para votar medidas de segurança em referendo

Equador se prepara para votar medidas de segurança em referendo

Consulta será realizada no próximo domingo (21)
L
IICA quer debater criação de selo de agricultura familiar das Américas

IICA quer debater criação de selo de agricultura familiar das Américas

Proposta foi apresentada pelo diretor-geral do instituto, Manuel Otero
L
PodCast Entre Levels entrevista: Pedro Regis

PodCast Entre Levels entrevista: Pedro Regis

O carismático apresentador Alisson terá o prazer de conversar com Pedro Regis, o visionário por trás do intrigante projeto Kaminari.
L
Número de mortos nos Emirados Árabes por tempestade chega a quatro

Número de mortos nos Emirados Árabes por tempestade chega a quatro

Aeroporto de Dubai segue com problemas
L